O que é Gestão Desportiva e qual é a sua importância? Saiba mais

Gestão Desportiva

Desconto nota do Enem

Se você já participou de algum evento esportivo e deu tudo certo, deixando a sensação de alegria e de que valeu a pena, pode ter certeza de que houve uma boa gestão desportiva por trás. Sim, porque qualquer atividade que envolva muitas pessoas e espaços apresenta uma série de necessidades que precisa ser organizada e gerida.

A responsabilidade é tanta, que até existe um Curso de Gestão Desportiva em nível superior, a fim de preparar os melhores profissionais para atuarem nessa área. Quer saber mais sobre esse assunto? Dê uma olhada nas linhas a seguir!

O que é Gestão Desportiva e qual a importância?

A Gestão Desportiva tem importância fundamental na administração de todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento desportivo e à indústria do esporte. Envolve a gestão de pessoas, marketing e comunicação, finanças, organização de recursos, captação de patrocínio, vendas, jurídico, e muito mais.

O objetivo é permitir que aquela organização, clube, entidade ou equipe esportiva se mantenha competitiva e tenha sucesso nos seus projetos ― sejam eles de cunho comercial ou não ―, motivo pelo qual a Gestão Esportiva é altamente presente tanto no setor privado quando público.

Qual é a sua relação com lazer?

Você sabia que o lazer é um direito de todo brasileiro? Sim! Está no artigo 6º da Constituição Federal. Por esse motivo, há muitas entidades públicas, privadas e organizações não governamentais que desenvolvem atividades esportivas com caráter de lazer, bem-estar e educacional.

Alguns exemplos: Sesc, Sesi, centros esportivos municipais, além de clubes privados, escolinhas etc. Todas elas necessitam de uma gestão desportiva e de lazer alinhada com os propósitos de cada organização.

Quais são as funções do gestor desportivo?

Como você viu, a Gestão Desportiva atua em múltiplas áreas. Então, veja um pouco do que faz um gestor desportivo, abaixo.

Gestão de recursos humanos

Muita gente trabalha nos bastidores do esporte, tanto no administrativo quanto profissionais de Educação Física. Sendo assim, a Gestão de Recursos Humanos significa alinhar todos os times de trabalho ― inclusive aquele que entra em campo ou na quadra.

Tour pela prova do Enem

Gestão dos sistemas de informação

A transformação digital definitivamente chegou ao esporte. Uma prova disso foram as Olimpíadas de Tóquio, consideradas as mais tecnológicas e sustentáveis da História. Para isso, o gestor desportivo precisa conhecer as tendências da informação, saber como as soluções digitais ajudam no esporte e aplicar as que mais contribuem para o sucesso da organização gerida.

Planejamento financeiro

Financiar o esporte significa ter boas fontes de arrecadação e controle financeiro. Por isso, o planejamento financeiro é um dos pontos altos da gestão desportiva.

Planejamento estratégico

Especialmente em organizações privadas, como clubes de futebol ou até no patrocínio de atletas individuais, é preciso ter um planejamento estratégico que impulsione o sucesso do negócio. Já nas entidades sem fins lucrativos, a questão diz respeito à formação de público, atendimento aos interesses da comunidade, entre outros.

Por que estudar Gestão Esportiva na Pitágoras?

Se você deseja estudar em uma faculdade respeitada, que vai oferecer a melhor formação profissional, a resposta é Pitágoras. Observando as necessidades do mercado esportivo, nossa instituição criou um curso de Gestão Desportiva.

Ministrado na modalidade Tecnólogo totalmente EAD, essa é uma das chamadas faculdades de curta duração. Você faz um curso superior em até 2 anos, conquista o seu diploma e já pode entrar no mercado de trabalho. Veja nossos diferenciais:

  • aulas online gravadas e ao vivo em uma plataforma de estudos moderna;
  • metodologia focada na prática;
  • corpo docente com alguns dos melhores profissionais do mercado;
  • atividades complementares para desenvolvimento de carreira, como a Aula Destaque e Trilhas de Carreira;
  • polo de apoio presencial;
  • acesso exclusivo ao Canal Conecta, maior portal de empregabilidade vinculado a uma instituição de ensino.

Vem pra Pitágoras!

Adorou conhecer o que é a Gestão Desportiva? Se você se viu trabalhando na área, não perca tempo!

Faça aqui a sua inscrição para o vestibular online da Pitágoras e dê um novo passo em sua carreira agora mesmo!

Ah, você pode se inscrever no Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados