Conheça o curso de Gestão da Saúde Pública

Gestão da Saúde Pública

Teste Vocacional Rápido

A Gestão de Saúde Pública é um dos temas mais falados no momento. Não é à toa, né? No cenário da pandemia, a atuação dos gestores foi determinante para o combate ao vírus e à definição de logística de vacinação, por exemplo. Nesse contexto, ter conhecimentos em tópicos como gestão de recursos, contratos e prestação de contas faz toda a diferença, concorda?

A boa notícia é que quem se interessa por atuar nessa área em destaque tem a opção de cursar uma graduação voltada para o setor. O curso superior de Tecnologia em Gestão de Saúde Pública tem como principal objetivo formar profissionais que conheçam e entendam a sistemática da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Se interessou? Então vem com a gente e saiba mais sobre o curso!

Como funciona o curso de Gestão da Saúde Pública?

O curso de Gestão de Saúde Pública é uma graduação tecnológica, ou seja, tem a duração mais curta do que uma faculdade tradicional. Ao longo dos semestres, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre processos e procedimentos administrativos do SUS, além de entender como poderá executar programas e projetos de saúde.

Entre os diferenciais da faculdade de Gestão de Saúde Pública aqui da Pitágoras estão formar profissionais que tenham um olhar ético. E, também, consciência do papel de liderança, principalmente em momentos de crise.

Com uma formação ampla, você terá acesso a todos os conhecimentos que precisa para fazer a gestão da saúde em qualquer âmbito do serviço público. Com os conhecimentos adquiridos no curso, terá segurança para tomar decisões com base na análise de dados e na legislação vigente no momento.

Quais são as principais matérias da graduação em Gestão da Saúde Pública?

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é Gestão de Saúde Pública e como funciona o curso superior na área, deve estar se perguntando quais são as principais matérias dessa graduação, certo?

É uma grade curricular diversificada, pensada para formar um especialista em Saúde Pública. Conjuga disciplinas mais técnicas, como Licitação, Contratos e Terceirização, e outras mais generalistas, como Negociação e Gestão de Conflitos. Veja algumas matérias que fazem parte do currículo do curso, essenciais para atuar na área da saúde:

  • Administração Pública;
  • Avaliação, Controle e Regulação no SUS;
  • Direito Público;
  • Estrutura do SUS;
  • Gerenciamento e Controle da Qualidade;
  • Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde;
  • Gestão de Políticas Públicas;
  • Introdução ao Sistema Único de Saúde;
  • Licitação, Contratos e Terceirização;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Saúde Coletiva.

Qual é a modalidade de ensino do curso superior em Gestão da Saúde Pública?

Tendência em cursos na área da Saúde e, também, em outros setores, a graduação em Gestão da Saúde Pública é 100% online. Essa é uma das modalidades de ensino que oferece mais flexibilidade para os estudantes. Você pode estudar onde e quando quiser. Com suporte virtual contínuo, só precisará ir até o polo duas vezes por semestre para fazer provas.

Em geral, as mensalidades do curso EAD 100% online também costumam ser mais competitivas do que as de uma graduação presencial. Então, esse pode ser um ponto a considerar, principalmente se você se interessa por formas de ingressar na faculdade sem dinheiro.

Qual é o tempo de formação para Gestão da Saúde Pública?

Outro diferencial do curso de Gestão da Saúde Pública é seu tempo de formação. Essa é uma graduação tecnológica, ou seja, dura, no máximo, 2 anos, enquanto cursos no modelo tradicional, em geral, têm de 4 a 5 anos de duração.

Essa é uma boa notícia para quem não vê a hora de ingressar no mercado de trabalho e conquistar a independência financeira. Para começar a atuação em gestão de saúde pública, uma dica pode ser trabalhar como agente de saúde pública, que tem salário médio de R$ 1.972,03*.

Esse profissional, que tem como teto salarial R$ 4.084,80*, é responsável por coletar dados e informações técnicas, participar de reuniões técnicas e analisar o processo de licenciamento. Isso torna a função um bom ponto de partida para quem quer fazer carreira como gestor de Saúde Pública.

Qual é o perfil do estudante de Gestão da Saúde Pública?

O curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Saúde Pública é ideal para quem se interessa por temas como gestão pública, saúde pública e políticas públicas, só para citar alguns.

Se você gosta da temática dos direitos humanos e pensa em seguir alguma carreira junto à Administração Pública, em qualquer nível da esfera do poder, com olhar detalhado para a saúde, esse curso é para você.

Ao considerar as habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso de Gestão de Saúde Pública, após concluir a faculdade você pode atuar em áreas como:

  • Gestão e Administração Pública;
  • Administrativa em organizações privadas;
  • Administrativa de terceiro setor.

Como você deve imaginar, são várias as possibilidades de atuação para quem conclui o curso de Gestão de Saúde Pública, e os alunos da Pitágoras ainda têm mais vantagem graças à parceria com o Canal Conecta. É um portal de vagas exclusivo, que mostra oportunidades de acordo com seu perfil. E o melhor: sem custo para você.

Invista no seu futuro!

Fazer uma graduação em Gestão de Saúde Pública é caminho ideal para quem quer seguir carreira em um setor que está sempre em alta. No entanto, por mais que as perspectivas sejam promissoras, é essencial buscar qualificação com o apoio de uma instituição de ensino reconhecida no mercado.

Aqui na Pitágoras você terá tudo o que precisa para se desenvolver como gestor de Saúde Pública. Com apoio para cada fase da sua vida acadêmica, terá acesso a um sistema de ensino que te prepara para o mercado com dinamismo e muita interatividade. Você aprende na prática com casos reais! Além disso, conta com Avaliação Continuada exclusiva, em que seu esforço e desempenho são valorizados em todas as atividades desenvolvidas ao longo da graduação.

Então, não perca tempo. Faça a sua inscrição para o vestibular online agora mesmo e comece a sua carreira de sucesso na área de Gestão de Saúde Pública!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.