A gestão de produto, principalmente dos digitais, é uma grande tendência no mercado. Afinal, esse é um setor que consegue afetar diretamente os lucros de uma empresa. Dessa forma, a busca por esse tipo de profissional aumentou nos últimos anos, fazendo crescer, também, as suas chances de empregabilidade.
Para atuar na área, é interessante fazer uma faculdade de Gestão de Produto, pois, assim, aumenta as chances de ter maior sucesso profissional. Então, neste post, você vai ver os principais pontos sobre o assunto e entender como é o curso superior de Tecnologia em Gestão de Produtos aqui da Pitágoras. Confira!
O que é Gestão de Produto?
Gestão de Produto é, resumidamente, uma área feita para identificar o interesse dos seus clientes e fazer uma ligação entre eles e a estratégia da empresa para desenvolver algum produto. Nisso, inclui verificar suas características, funcionalidades e design, por exemplo.
Você deve estar se perguntando: “Ok, mas isso se parece bastante com gestão de projetos”. Pode até ser, pequeno padawan, porém, a gestão de produto é um processo com início, meio e fim, tendo como resultado o produto ou o serviço que você vai lançar.
O que faz um Gestor de Produto?
Um gestor de produto, ou product manager (PM), pode trabalhar em uma função interdisciplinar. Ou seja, ele pode combinar várias áreas, como negócios, design, tecnologia, marketing e até liderança para o lançamento de um produto. É ele quem interliga todas as etapas e mantém todos trabalhando em conjunto.
É importante ressaltar que, para ter sucesso profissional, o gestor de produtos precisa ver a experiência do cliente como o foco do seu planejamento. Já que são os clientes que vão dizer se o seu produto/serviço terá sucesso.
Dito isso, um gestor de produtos pode atuar em diversos setores, como empresas de tecnologia, e-commerces, startups, serviços e agências de publicidade. Nesses locais, ele pode ocupar cargos como o de Analista de Produto, Analista de Novos Negócios, Coordenador de Novos Produtos, Gerente de Produto (PM) ou mesmo Head de Produto.
Qual é a importância do setor de Gestão de Produtos?
Algumas empresas podem não dar a devida importância para ter um setor de gestão de produtos, mas, acredite, isso faz a diferença para o sucesso do negócio.
Isso porque é papel da gestão de produtos desenvolver todos os aspectos relacionados aos produtos/serviços. O que significa que é o setor de produtos quem cuida desde os detalhes que vão influenciar a experiência do cliente até os objetivos estratégicos de algum bem.
Dessa forma, é correto dizer que o setor está diretamente ligado ao ciclo de vida inteiro do seu lançamento, desde o momento em que ele é planejado, passando por todas as estratégias até o momento em que você decide tirá-lo de seu catálogo.
Esse ciclo de vida são as etapas que o produto passa desde seu lançamento até o encerramento. São eles: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Na fase de declínio, ele é tirado de circulação ou é substituído por sua versão 2.0, que atende melhor às necessidades do consumidor
Com isso, a gestão de produtos também está presente em setores como o de marketing, logística e até o comercial. Isso porque esses setores podem ajudar a identificar as variações que acontecem no comportamento do cliente, ajudando a prevenir possíveis erros relacionados à sua demanda e até a divulgação correta dos lançamentos.
Quais são as principais responsabilidades da área de Gestão de Produtos?
A Gestão de Produtos deve monitorar todas as fases pelas quais um produto ou serviço possa passar, desde seu lançamento até sua retirada do mercado.
Junto a isso, ela deve fazer uma boa gestão mercadológica, ao analisar, bem de perto, o comportamento do cliente. Isso serve para identificar possíveis falhas e corrigi-las nas próximas versões do produto — ou, como você já viu, elaborar outro item, que seja mais completo do ponto de vista do consumidor.
Por saber o que do cliente precisa, o setor de gestão de produtos pode ajudar a empresa a investir seus recursos, para oferecer produtos ou serviços cada vez mais competitivos e alinhados com o seu mercado.
Além disso, com uma gestão eficiente dos desempenhos de seus produtos, o setor poderá ultrapassar seu microuniverso e começar a ajudar a melhorar os números finais da empresa.
E isso tudo é feito por meio do estudo das necessidades da empresa, conhecer suas oportunidades no mercado e entender, do início ao fim, seu plano de marketing.
Como funciona o curso de Gestão de Produto aqui da Pitágoras?
O objetivo principal do curso superior de Tecnologia em Gestão de Produto aqui da Pitágoras é formar profissionais que consigam analisar cenários e fazer o casamento perfeito entre o produto/serviço, a estratégia da empresa e as necessidades do mercado.
Esse é um curso 100% online, que vai preparar você para identificar oportunidades de negócios na área industrial. Ele tem duração de 3 semestres, ideal para quem quer fazer um curso superior rapidamente e já entrar no mercado trabalhando na área.
Sua matriz curricular inclui conteúdos que vão ajudar você, como profissional, a executar algumas das responsabilidades que a profissão carrega e você viu nos tópicos acima.
Alguns exemplos de disciplinas são:
- Comportamento do Consumidor;
- Desenvolvimento de Produto;
- Design de Produto e Gestão da Inovação e Novas Tecnologias.
Além disso tudo, aqui na Pitágoras, você ainda poderá usufruir de uma ótima infraestrutura, professores altamente capacitados e parcerias que a gente faz para o seu desenvolvimento profissional. Entre essas parcerias, estão o Giro de Profissões, que ajuda o aluno a se conhecer melhor profissionalmente; e o Canal Conecta, que oferece vagas de emprego em todas as regiões do Brasil.
Agora é com você!
Agora você já sabe o que é Gestão de Produto e como ela é aplicada nas empresas! Então, chegou a hora de colocar a cabeça no travesseiro e pensar se esta é uma opção para o seu futuro.
Se você acha que Gestão de Produto é o seu lance, não perca mais tempo e se inscreva hoje mesmo no vestibular da Pitágoras!