Futuro da Medicina: o que esperar da profissão e como se preparar?

futuro da medicina

Teste Vocacional Rápido

Trabalhar na área da saúde, salvar vidas e atuar em uma profissão com os melhores salários, com uma média de R$ 7.031,33*… Independentemente da razão, a verdade é que muitos jovens sonham em fazer o curso de Medicina, que é bastante concorrido em várias faculdades.

Além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, é fundamental ficar por dentro do futuro da Medicina, já que esse ramo está em constante mudança por causa da tecnologia e de novas descobertas científicas. Assim, se quiser acompanhar esse movimento, é necessário ficar atento a esses pontos para ser inserido no mercado como um bom profissional.

Neste post, mostraremos qual é o futuro da Medicina no Brasil. Confira!

Guia das áreas de atuação para Medicina

Qual é o futuro da Medicina?

Uma boa maneira de saber tudo sobre Medicina é pesquisar a respeito do curso, suas áreas de atuação e o mercado de trabalho. Além disso, ficar de olho no futuro e na tecnologia na Medicina é fundamental para quem quer seguir na área e se destacar no meio.

Veja, a seguir, o que você deve esperar do futuro da Medicina.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, uma das tecnologias do futuro, desenvolve estruturas e dispositivos capazes de simular várias características humanas. Em exames transmitidos pela Telemedicina, é possível usar o aprendizado das máquinas para realizar triagens e colocar as urgências nos primeiros lugares da fila de análise.

Além disso, existem sistemas que utilizam informações científicas e as cruzam com os dados clínicos do paciente pra sugerir os melhores tratamentos.

Telemedicina

Apesar de ser algo antigo pra compartilhar informações entre os médicos, oferecendo uma segunda opinião para laudos, a evolução tecnológica vem aprimorando a Telemedicina.

Com ela, é possível emitir laudos médicos à distância, compartilhar dados e criar armazenamento na nuvem.

Com o passar dos anos, a expectativa é que o serviço se amplie, fazendo com que o acesso a vários diagnósticos seja mais fácil e maior.

Impressão 3D

A impressora 3D é um equipamento capaz de imprimir diversos objetos em formato tridimensional. Com essa tecnologia, é possível desenhar muitos itens em programas de computador e realizar a impressão.

Graças a ela, a Medicina consegue construir próteses a um baixo custo e até mesmo produzir órgãos usando células do próprio paciente como base, derrubando as taxas de rejeição.

Além disso, a radiologia se beneficia com a impressão 3D, já que imprime resultados de exames de imagem em 3 dimensões. Os principais benefícios dessa tecnologia para a área da saúde são a identificação de tumores, impressão de próteses e planejamento de cirurgias.

Quais são as capacidades necessárias do médico do futuro?

Se você quer se dar bem e estar pronto para o futuro da profissão, é importante desenvolver algumas capacidades importantes. Confira, a seguir, as principais perspectivas de um estudante de Medicina em termos de competências.

Empatia

O médico do futuro deve ser empático. Essa habilidade é fundamental para o repertório de um profissional de saúde. O motivo é que, sem a capacidade de compreender as necessidades e a dor do outro, é impossível prestar um bom atendimento médico.

Conhecimento sobre tecnologia

Como foi possível perceber, a Medicina conta com a ajuda tecnológica pra fazer exames, avaliações clínicas, tratamentos e triagens. Por isso, o médico deve ser flexível e capaz de se adaptar ao uso de novos equipamentos.

Sabia que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas durante as aulas em uma boa faculdade de Medicina? Pois é! Na Pitágoras, você encontra um corpo docente de qualidade, que pode ensinar tudo sobre a profissão.

Além disso, é possível contar com outros diferenciais, como várias formas de ingresso, bolsa de estudos e laboratórios de ponta com os melhores aparelhos e modelos do corpo humano para você realizar as aulas práticas! Também temos o Canal Conecta, com vagas exclusivas pra sua carreira.

Agora é com você!

Agora que você já conhece o futuro da Medicina, saiba que é necessário desenvolver habilidades tecnológicas para se dar bem na profissão. Lembre-se que a perspectiva do estudante de Medicina é alta e, por isso, estudar em uma instituição de ensino de excelência é fundamental.

Gostou deste conteúdo e quer estudar Medicina em uma faculdade de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular Pitágoras!

*CAGED, valor sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.