Frases para currículo: o que colocar e o que não usar

frases para currículo

Desconto nota do Enem

Fazer um bom currículo costuma ser um desafio para os profissionais recém-formados e estudantes universitários. A falta de experiência pode trazer certas inseguranças, como não saber quais frases para currículo são boas ou não.

Em geral, a ideia é tentar causar uma boa impressão pra garantir a vaga de emprego ou estágio, certo? Porém, esse é um documento que merece atenção na hora de ser elaborado.

Então, reunimos aqui algumas dicas que não podem passar despercebidas. Confira a seguir!

Quais são as principais características que as frases do currículo devem ter?

Como esses documentos podem variar muito de acordo com a área do profissional e exigências dos recrutadores, não dá pra definir todas as sentenças que devem fazer parte. Copiar as principais frases pra currículo pode tirar a originalidade da sua apresentação.

Quem atua em segmentos mais artísticos, como Moda ou Design, provavelmente vai ter que apresentar um material diferenciado, que nada tem a ver com o currículo de quem fez Enfermagem ou Biomedicina.

A orientação principal é sempre revisar tudo o que for escrito. As palavras precisam demonstrar a intenção do candidato de contribuir com o seu trabalho, além de descrever um pouco da sua história e capacidades.

Por exemplo, um estagiário poderia dizer que “busca sua primeira oportunidade profissional, tem facilidade em aprender e fica à disposição pra realizar as funções necessárias”. Isso é bem diferente de falar que precisa complementar a renda pra pagar as contas do mês ou que faz qualquer coisa, né?

Nem sempre há necessidade de ter uma linguagem tão formal, mas vale ser educado e consciente nas colocações. Em relação aos dados mais objetivos (como formação acadêmica ou experiências anteriores), o ideal é ser claro e prático. Você vai colocar a instituição onde fez o seu curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, mas não precisa detalhar todo o seu histórico escolar.

Já as experiências que são relacionadas com a sua inteligência interpessoal podem ser descritas de acordo com cursos ou experiências vividas, tipo um intercâmbio ou habilidades desenvolvidas em determinado cargo (comunicação, liderança e por aí vai).

Quais frases devem ser colocadas e quais devem ser evitadas?

Além de saber o que fazer, é bom ficar atento pra evitar posicionamentos indesejados. Não é que exista uma fórmula pra criar um currículo excelente e atrair todos os recrutadores –– até porque isso depende muito da formação e preparo de cada profissional.

Tour pela prova do Enem

Pouco adianta colocar um monte de coisas no papel sem ser capaz de cumprir todas elas, certo? Essa é a principal lição do que não fazer: mentir. Fale sempre a verdade, mesmo que você tenha consciência de que ainda não atingiu o nível que gostaria e precisa se dedicar pra ter um currículo melhor.

Se não sabe qual frase colocar no currículo ou não, temos sugestões do que deve ser evitado:

  • clichês e palavras muito subjetivas, que não acrescentam nada;
  • insultos ou provocações relacionados a empregos anteriores;
  • exagero de detalhes (caso seja necessário, a empresa vai solicitar outras informações);
  • habilidades que não fazem diferença pra vaga desejada;
  • pretensão salarial (quando não solicitada);
  • qualquer erro de português (ou do idioma utilizado).

Mais uma dica é fugir do tradicional título “currículo” ou “curriculum vitae”. Tenha em mente que essa é a sua apresentação pessoal e, portanto, deve ser iniciada pelo seu nome.

Qual a importância de ter um currículo bem estruturado?

O currículo continua sendo a principal ferramenta de apresentação profissional no mercado de trabalho. Por mais que algumas mudanças tenham acontecido, como a transformação digital e frequente utilização de documentos virtuais, ter um currículo bem estruturado é essencial.

A questão que passa pela cabeça das pessoas é justamente o que isso significa. Colocar muitas ou poucas informações? É preciso expor detalhes pessoais? Como descrever os objetivos de carreira? Salário é um tópico proibido? Até quantas páginas é permitido?

Enfim, essas e outras dúvidas são muito comuns. O primeiro passo é entender que essa tarefa exige atenção e cuidado. Fazer um currículo de qualquer jeito é capaz de prejudicar as oportunidades profissionais e a progressão da sua carreira.

Sabendo disso, não deixe de cuidar de cada frase do conteúdo e manter tudo sempre atualizado. Use sua criatividade pra se destacar sem extrapolar o bom senso.

Acredite no seu potencial!

Agora que você já sabe o que deve ter ou não nas frases para currículo, busque referências na internet pra montar o seu e não desista até ficar satisfeito com o resultado.

Quer conferir mais dicas pra sua carreira e ainda encontrar as melhores vagas do mercado? Alunos da Pitágoras têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, não deixe de aproveitar essa oportunidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados