Qual é a importância da formação acadêmica na carreira?

estudantes de formação acadêmica

Escolher o curso e a faculdade nem sempre é fácil, né? Muita gente não tem ideia do que fazer ou fica com muita dúvida entre opções parecidas, como a escolha entre Economia ou Contabilidade. Se isso está acontecendo com você, saiba que a formação acadêmica faz toda a diferença para o sucesso profissional.

Há 30 anos, era mais fácil encontrar uma vaga no mercado de trabalho, mesmo sem nunca ter se matriculado em uma instituição de ensino superior. Talvez seja o caso dos seus pais, tios e avós. Mas hoje os empregadores e recrutadores estão bem mais exigentes.

Quer entender por que curso superior é um investimento, e não gasto? É só continuar lendo este post! Talvez as informações até abram sua cabeça para você pensar nos estudos e no caminho profissional em longo prazo, que tal?

Qual é a importância da formação acadêmica na carreira?

A sua área de atuação não é tudo. A forma como você entra no mercado de trabalho também faz diferença.

A experiência no ramo conta muito para conquistar uma boa vaga, claro. Mas o grau de escolaridade talvez seja o principal diferencial. Por isso, a tendência é: quanto mais você estudar, mais tem chance de já começar em um cargo com salário melhor.

Sim, há profissionais bem-sucedidos que não fizeram graduação, mas eles não são a regra: são a exceção. Quando é o caso, essas pessoas geralmente esbarram lá na frente com a necessidade de ter um curso superior no currículo. No tópico seguinte, a gente te conta os possíveis motivos dessa demanda.

Também é provável que muitas delas tenham perdido pelo menos uma boa oportunidade na carreira por não terem investido em formação acadêmica. Então, se você não teve que trabalhar desde cedo por necessidade, que tal buscar uma graduação? Caso esteja em dúvida sobre qual faculdade fazer, não deixe de ficar por dentro do nosso teste!

Há facilidades para conquistar o diploma?

“Ah, mas eu não tenho grana”. Não tem problema! Hoje, o governo tem projetos como o FIES e o Prouni, que ajudam com financiamento estudantil e bolsas de estudo, respectivamente. Veja se as faculdades e os cursos no seu radar estão cadastrados nesses programas.

Além do mais, as próprias instituições de ensino têm bolsas e podem te ajudar para o investimento nos estudos caber no seu bolso. Entre as formas de ingresso facilitadas aqui da Pitágoras, temos a Bolsa Enem e outras opções de bolsas de estudo.

“Ah, mas eu quero começar a trabalhar logo”. Sem problema! Que tal fazer um Tecnólogo em Logística ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Nossos cursos de graduação reduzida duram apenas 4 semestres e preparam você para o mercado com o ensino profissionalizante.

Mas sabia que você também pode concluir o nível superior como Tecnólogo ou Bacharel sem precisar ir até a faculdade todo dia? O EAD é uma modalidade de ensino oferecida pela Pitágoras, reconhecida pelo MEC e bem-aceita pelos empregadores. Ele traz flexibilidade de horários e o diploma é igualzinho ao do curso presencial!

Por que investir em uma boa graduação?

Além de entender o que é formação acadêmica e por que ela é importante, temos que falar da escolha da faculdade. Ela faz toda a diferença na sua carreira e é o primeiro passo para o mercado de trabalho.

Que tal conferir algumas razões para investir em uma boa graduação? Continue com a gente!

Maior absorção pelo mercado

Dê uma olhada rápida nos classificados ou portais de vagas na internet e veja quantos anúncios pedem ensino superior completo. Muitos, né? Praticamente todos, principalmente para cargos mais altos e com remuneração melhor.

A formação acadêmica em uma faculdade renomada e reconhecida no mercado de trabalho chama a atenção dos empregadores. Aqui na Pitágoras, a gente oferece aos nossos alunos o acesso exclusivo ao Canal Conecta. É um portal de empregabilidade para te ajudar a encontrar ótimas oportunidades profissionais.

Formação e ampliação da rede de contatos

Fazer um curso de nível superior também coloca você em contato com colegas que também querem crescer na carreira, professores e outros especialistas da área. Assim você ganha conhecimento e familiaridade com os termos técnicos enquanto consolida seu nome no ramo.

Além de melhorar sua comunicação escrita, estar em uma boa faculdade desenvolve suas habilidades interpessoais. Quem é bem-relacionado tem acesso mais rápido e fácil a informações sobre vagas recentes, e pode acabar sendo indicado por um conhecido para um estágio ou emprego.

Melhores oportunidades

Entre as vantagens da formação acadêmica, você vai ter a chance de crescer mais rápido na carreira. Afinal, você já começa em posição privilegiada no mercado de trabalho. Você vai ver que compensa investir no ensino superior de qualidade para ficar mais perto do sucesso profissional. Venha para a Pitágoras!

Melhores salários

Dá para ver nos editais de concurso público que quem tem maior grau de instrução recebe mais. Quer um exemplo? Enquanto a remuneração média do técnico judiciário é de R$ 6.130, a do analista é R$ 8.501.

As funções são bem parecidas. Mas quer saber a diferença? É preciso ter formação acadêmica em Direito para ser analista dos tribunais.

Isso também vale para a iniciativa privada, inclusive se você quiser ser professor ou pesquisador em uma instituição de ensino superior. Por isso, as pessoas também investem em cursos de pós-graduação.

Como sair na frente durante a faculdade?

Vários fatores interferem no seu desempenho na carreira. Você pode até contar com a sorte, mas é melhor ser responsável pelo seu próprio destino, certo? Assim, as chances de sucesso são maiores. Confira algumas dicas!

A importância do estágio

O contato com a profissão ainda durante a faculdade coloca a teoria da sala de aula na prática, melhorando a sua formação acadêmica. Assim, você vai entender melhor a área, ver se é mesmo a sua praia e começar a se desenvolver logo cedo.

Dá até para ter um plano de atividades de estágio para dirigir seu crescimento. Outra vantagem é contar com um supervisor para ensinar as atividades, ajudar e mostrar o caminho das pedras.

Participação em eventos acadêmicos

Se quiser sair na frente ainda durante a faculdade, uma boa ideia é frequentar palestras, congressos e simpósios da sua área. Além do conhecimento técnico, você desenvolve o networking. Lembra o que falamos sobre a importância da rede de contatos?

Envolvimento em projetos

Também é possível se destacar ainda durante a graduação participando de um projeto de extensão ou pesquisa. O primeiro presta um serviço para a comunidade, e o segundo aprofunda os estudos em determinada área.

Por exemplo: o estudante de Administração pode participar de um projeto de extensão que oferece consultoria empresarial grátis para micro e pequenos empreendedores. E um aluno de Biomedicina vai aprender muito em um projeto de pesquisa sobre o uso de células-tronco no tratamento de doenças degenerativas.

A formação acadêmica é essencial para você começar bem no mercado de trabalho. Algumas facilidades, como programas governamentais e privados de financiamento e bolsas, ajudam demais na conquista do diploma. Melhor ainda se você puder investir em uma faculdade com ótima infraestrutura e excelente qualidade de ensino.

E você pode! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content