Como funciona o financiamento estudantil direto com um banco?

financiamento estudantil com o banco

Se você vai começar uma faculdade, mas não tem como arcar com as mensalidades, já deve ter pensado em fazer um financiamento dos estudos, não é? Provavelmente, uma das primeiras possibilidades que veio à sua mente foi participar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Agora, se o prazo do FIES já passou ou você não conseguiu a vaga por algum motivo, a gente tem uma ótima notícia: também dá para fazer financiamento estudantil com o banco de forma direta. Sim! Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto. Continue!

Quando fazer um financiamento estudantil direto com o banco?

Embora o FIES seja muito vantajoso devido às condições facilitadas e aos juros mais baixos, muitos bancos também oferecem linhas de crédito para estudantes financiarem seus estudos.

No formato direto, o aluno também consegue um empréstimo para fazer a faculdade e pode acertar os custos da graduação em um prazo bem maior do que o do curso, diluindo o valor das mensalidades em várias vezes. Algumas das possibilidades são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú Unibanco;
  • Santander.

Entenda melhor sobre as condições em cada uma e tire suas dúvidas sobre o financiamento estudantil privado!

Banco do Brasil

Além de ser uma das instituições bancárias parceiras do FIES, o Banco do Brasil também tem uma linha de crédito privada para os seus correntistas. Com o BB Crédito Consignado, estudantes podem financiar seus cursos de graduação, pós-graduação ou até cursinhos e pagar em até 96 meses.

No entanto, como é um crédito consignado, o interessado no financiamento estudantil com o Banco do Brasil precisa ter um trabalho CLT, já que as parcelas são debitadas diretamente em folha de pagamento. Além disso, o empregador precisa ter convênio ativo com o BB.

Bradesco

O Bradesco permite que seus correntistas financiem até 100% do valor do semestre, pagando em 12 meses. Assim como em outros financiamentos privados, mesmo que você contrate o serviço em todos os semestres, as parcelas não acumulam: você começa a pagar um contrato somente após terminar o outro.

Caixa Econômica Federal

A Caixa é o outro banco participante do FIES e, assim como o BB, também oferece uma opção para estudantes: o Cartão Caixa Universitário. Diferentemente dos outros bancos, porém, esse não é um programa de financiamento estudantil com a Caixa, mas, sim, um cartão de crédito com condições diferenciadas para alunos de graduação.

Itaú Unibanco

Não existe nenhuma linha de crédito para o financiamento estudantil com o Itaú Unibanco. No entanto, esse banco oferece um pacote de serviços diferenciados para estudantes de graduação na MaxiConta Universitária, incluindo um cartão de crédito com anuidade reduzida.

Santander

O Santander não tem programas de financiamento estudantil para graduação. No entanto, conta com o Crédito Educação Continuada, voltado para pós-graduação e programas de MBA. Com ele, o aluno pode financiar até 100% do valor total do curso e pagar em até 36 meses.

Quais são os cuidados importantes na hora de fazer?

Como você viu, existem opções interessantes de financiamento estudantil privado. Em comparação ao FIES, as grandes vantagens são que os processos são menos burocráticos e não há nenhuma relação com a nota do Enem, o que é uma boa para os estudantes que não tiveram um bom desempenho do Exame.

No entanto, nem tudo são flores! Para que o sonho da faculdade não acabe se tornando um pesadelo financeiro, alguns cuidados importantes são:

  • ter atenção à taxa de juros — algumas linhas de crédito podem ter juros muito mais altos do que o FIES;
  • ser correntista — os financiamentos privados exigem que o estudante tenha conta corrente no banco, o que nem sempre é interessante. Então, vale a pena pensar se isso é vantajoso para você;
  • atrasos nas parcelas — é importante observar as condições de pagamento e a existência de multas e juros abusivos em caso de atraso no acerto das parcelas;
  • gestão do orçamento — assim como em qualquer tipo de financiamento ou empréstimo, você precisa fazer uma boa gestão do orçamento para não se desorganizar com os pagamentos, evitando custos excessivos com juros, multas e outras consequências.

Existem outras alternativas para entrar na faculdade?

Como você viu, apesar de existirem algumas opções de financiamentos estudantis privados, elas têm alguns pontos negativos, como:

  • taxas de juros mais altas em relação ao FIES;
  • prazos mais curtos para acerto do valor financiado;
  • necessidade de ser correntista.

A ótima notícia é que você tem outras alternativas para começar o seu curso sem afogar o orçamento. São exemplos o próprio FIES, as bolsas de estudo institucionais e do Prouni, além de um programa de parcelamento exclusivo: o PEP.

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP)

Aqui na Pitágoras, você conta com o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), que oferece todas as vantagens do FIES e o financiamento estudantil com o banco, mas com condições ainda mais facilitadas.

Com o PEP, você consegue parcelar até 70%* do seu curso de graduação. Isso quer dizer que, se a sua mensalidade é de R$ 800 por mês, por exemplo, você pagará somente R$ 240, o que equivale a 30%.

O restante é pago somente depois do término da graduação. É isso mesmo! Você só começa a acertar o parcelamento quando já está com o tão sonhado diploma em mãos. E o melhor: com juros zero!

Parece bom demais para ser verdade, mas o PEP é real! Para solicitá-lo, basta que você esteja matriculado em um dos nossos cursos de graduação. O PEP é pré-aprovado para todos os nossos alunos, é válido por todo o curso e não exige nota do Enem.

Viu só como nem só de Sisu, Prouni e FIES vive o estudante de graduação brasileiro? Existem muitas possibilidades para fazer a sua faculdade, como o financiamento estudantil direto com o banco e, principalmente, o PEP. Essas são excelentes saídas para acertar as mensalidades sem aperto.

Se você se interessou, leia também nosso post sobre como funciona o PEP e por que considerar essa opção. Até lá!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.