6 coisas para fazer após o resultado do FIES

estudante sentada vendo computador resultado do fies

Desconto nota do Enem

Uma das maiores curiosidades de quem está buscando um financiamento para fazer um curso superior em uma faculdade particular é conferir quando sai o resultado do FIES. Os candidatos que se encaixam nas regras do programa costumam aguardar ansiosamente a divulgação dos aprovados. Afinal, é o futuro de cada um que está em jogo, não é mesmo?

Pensando nisso, listamos quais atitudes você precisa ter nas condições de ser aprovado ou não:

  • complemente todas as informações;
  • procure a CPSA;
  • reúna todos os documentos necessários;
  • compareça a uma agência bancária;
  • considere os financiamentos feitos por bancos;
  • procure os descontos oferecidos pelas faculdades.

Confira a seguir as nossas dicas — lembrando que o processo ocorre duas vezes ao ano e a lista sai nas datas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC)!

Se você foi aprovado

Quando a surpresa é positiva e você encontra o seu nome como aprovado, a missão é apenas dar continuidade ao processo até confirmar que o seu curso vai ser financiado pelo programa do governo federal — e que você vai poder aproveitar a taxa de juros do FIES, claro. Veja quais são as etapas necessárias!

1. Complemente todas as informações

Ao entrar no sistema (mais conhecido como SisFIES) para conferir o resultado, aproveite para verificar se faltam informações no seu cadastro. É muito importante que ele esteja completo e atualizado para validar a inscrição do FIES. Verifique a data limite para fazer isso.

2. Procure a CPSA

Todas as instituições de ensino que participam do FIES têm uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Entre em contato com a faculdade do seu interesse para descobrir o horário de funcionamento e compareça ao local em até 10 dias após confirmar sua inscrição. Esse é o momento de se apresentar à instituição e validar mais uma vez os seus dados.

3. Reúna todos os documentos necessários

Alguns documentos serão pedidos durante o processo — que é todo feito virtualmente pelo site do FIES. Então, se você for aprovado, é natural que precise comprovar que a documentação é verdadeira. Para não perder tempo com isso, deixe todos os papéis separados com antecedência. São eles:

  • CPF;
  • documento de identificação oficial com foto;
  • comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade da Inscrição (DRI), emitida pela CPSA;
  • documentos do responsável (para menores de 18 anos);
  • documentos do cônjuge (se o candidato for casado);
  • comprovante de renda (quando não existir necessidade de fiador);
  • termo de concessão da bolsa parcial (caso faça parte do Prouni);
  • documentos pessoais do fiador (CPF, identificação oficial com foto, comprovante de residência e documentos do cônjuge, se houver);
  • comprovante de rendimentos do fiador.

4. Compareça a uma agência bancária

O último passo é visitar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil com toda a documentação para finalizar todo o procedimento de contratação do financiamento. Fique atento, pois o prazo normalmente é de 10 dias para concluir essa etapa.

Se você não está na lista de aprovados do FIES

Infelizmente, suas expectativas podem ser frustradas. Porém, fique tranquilo que isso não deve ser motivo para desistir do seu sonho de fazer uma faculdade. Descubra algumas alternativas que podem ser tão boas quanto o FIES.

Tour pela prova do Enem

5. Considere os financiamentos feitos por bancos

Procurar um financiamento bancário é mais uma opção para quem não conseguiu o FIES ou não se encaixa nas regras do programa e, mesmo assim, não tem condições de pagar o valor integral da faculdade.

Nesse caso, vale dizer que várias instituições bancárias oferecem linhas de crédito para universitários. Porém, as condições podem não ser tão atrativas por conta das taxas de juros praticadas. Então, a dica é pesquisar propostas em diversos bancos até encontrar a melhor solução para as suas necessidades.

Em geral, as exigências devem variar conforme a análise de crédito de cada solicitante e do seu fiador. A recomendação de alguns financistas é que o empréstimo bancário seja utilizado em situações de curto prazo, quando o estudante tem algum problema temporário de pagar as mensalidades. Isso porque financiar o curso inteiro pelo banco talvez crie uma dívida muito expressiva.

6. Procure os descontos oferecidos pelas faculdades

Não deixe de considerar a possibilidade ter algum tipo de desconto na faculdade disponibilizado por ela própria. Isso vai depender da política adotada pela instituição.

Por exemplo, algumas optam por favorecer aqueles que têm as melhores notas, enquanto outras fazem a seleção de acordo com critérios relacionados à renda. Existem até faculdades que criaram o seu sistema de parcelamento para viabilizar os estudos do público de baixa renda.

Aqueles que não precisam de uma redução tão grande do valor e conseguem arcar com o valor quase integral da mensalidade, é bom conferir se não existem abatimentos pela data de pagamento ou outros motivos. Logo, a dica é procurar o setor responsável para conhecer as facilidades oferecidas.

Aqui na Pitágoras, os estudantes contam com as seguintes bolsas e créditos:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa servidores públicos e militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa.

Gostou das sugestões do que fazer após conferir o resultado do FIES? Agora você já sabe como agir em cada situação, o que mais importa é não deixar de investir na sua capacitação para multiplicar as suas chances de conquistar o sucesso profissional.

Se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, faça abaixo o nosso quiz e saiba qual opção melhor atende a sua demanda!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados