Descubra como atuar no setor de Farmácia Cosmética

farmácia cosmética

Teste Vocacional Rápido

Farmácia Cosmética é uma mesclagem de saúde, beleza, Biologia e Química. A atuação na área tem crescido nos últimos tempos, e as pessoas estão se mostrando cada vez mais adeptas a investir em autoestima e bem-estar.

Essa é uma ótima notícia pra quem pensa em fazer o curso de Farmácia, já que é possível encontrar oportunidades diversas, além da já tradicional carreira de farmacêutico.

Por isso, se você já tinha esse objetivo em mente, continue por aqui e fique por dentro dessa carreira tão moderna. Nas linhas seguintes, a gente te explica um pouco do curso e oferece as dicas pra atuar em Farmácia Cosmética!

Faça o Enem ou o vestibular de Farmácia

O primeiro passo é buscar a sua graduação. Por isso, inicie entendendo o que estudar para o vestibular de Farmácia ou como passar na prova do Enem. Dê atenção especial a matérias como:

  • Ciências da Natureza: Biologia e Química terão um peso maior, portanto, capriche nos estudos. Temas como Citologia, Genética, além de Química Orgânica e Inorgânica caem bastante e são importantes pra seus objetivos;
  • Ciência Humanas: Filosofia e Sociologia, por exemplo, podem fazer a diferença no seu resultado, pois são disciplinas que envolvem o homem, a cultura e toda sua subjetividade;
  • Ciências Exatas: a Matemática e o Raciocínio Lógico estão dentro de algumas atividades de Química e Biologia, por exemplo, já que esse é um curso interdisciplinar;
  • Redação: o desenvolvimento de um tema dissertativo-argumentativo também deve estar entre seu foco de estudo. O Enem, por exemplo, pode eliminar candidatos que têm a redação zerada.

Forme-se em Farmácia

A graduação é bastante generalista, então, ainda que você já tenha certeza de qual carreira seguir, tenha paciência e saiba que será importante conhecer tudo sobre Farmácia. Além de isso proporcionar uma visão ampla da profissão, é uma forma de entender como seus colegas de trabalho atuarão e poderão te ajudar.

Um curso de Farmácia é do tipo Bacharelado e tem duração de 5 anos na maioria das faculdades. Além disso, você consegue encontrá-lo em mais de uma modalidade. Na Pitágoras, existe a graduação presencial e a semipresencial.

A diferença é que a Farmácia a distância, no semipresencial, oferece mais flexibilidade, já que algumas disciplinas são cursadas pela internet, com a ajuda de uma plataforma. Assim, não há necessidade de ir todos os dias à faculdade nem de se preocupar com faltas, por exemplo. Dependendo do semestre, precisará ir de 1 a 3 vezes na semana em um dos polos, que é onde acontecem as aulas práticas e as provas.

Na Pitágoras, você ainda conta com a vantagem do Canal Conecta: um portal de empregabilidade que facilita encontrar desde estágios em Farmácia até contratações celetistas pra profissionais já formados.

Conheça algumas das disciplinas pra se familiarizar:

  • Análise Instrumental Aplicada à Farmácia;
  • Bioquímica Aplicada à Saúde;
  • Cosmetologia;
  • Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos;
  • Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas;
  • Farmacognosia;
  • Farmacologia;
  • Genética Médica;
  • Gestão de Empresas Farmacêuticas;
  • Toxicologia;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Química Analítica.

Entenda as especificidades da Farmácia Cosmética

A Farmácia Cosmética é apenas uma das dezenas de possibilidades proporcionadas pelo curso de Farmácia e suas áreas de atuação. A carreira tem foco em Cosmetologia, que se tornou um dos principais setores do mercado de trabalho. Só pra você ter uma ideia, o Brasil já alcança o quarto lugar em ranking mundial no consumo de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal.

A área é regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia. Isso significa que, apesar de ser recente, tem total proteção. Pra isso, é importante ter um diploma em Farmácia em uma faculdade autorizada pelo MEC (Ministério da Educação), viu?

A maior atuação é em Indústrias Cosméticas e pode se dar nos níveis operacional, tático e estratégico. De forma resumida, o profissional encontra oportunidades tanto em um trabalho mais prático e laboral quanto em uma posição de mais liderança e supervisão.

Saiba o que faz um profissional de Farmácia Cosmética

Quer entender melhor as áreas de atuação de Farmácia e Cosmética? Então, veja o que um profissional pode fazer!

Desenvolver fórmulas

Uma das atuações mais importantes em Cosmética é em farmácia de manipulação, sabia? Na Cosmetologia, é preciso desenvolver fórmulas relacionadas a cosméticos e nutracêuticos. Também é possível participar de lançamento de novos produtos, testar cosméticos já existentes e aprimorar outros tantos, com foco em garantir a estabilidade e a eficiência do composto.

Atuar com fabricação e produção

A área produtiva envolve tanto a concepção de fórmulas quanto a gestão de toda uma equipe, os equipamentos e os recursos. Por exemplo, já pensou em criar produtos específicos e patentear as fórmulas? Cosméticos pra rejuvenescimento e tratamento de manchas e rugas podem dar um grande retorno financeiro.

Fazer análises de propriedades fisio-químicas e microbiológicas

Nessa atuação, o objetivo é garantir aos consumidores que os produtos disponíveis para as vendas realmente cumprem o que prometem. Assim, o papel do profissional é verificar se a substância contém a fórmula indicada, se apresenta um bom desempenho e, principalmente, se não coloca em risco a saúde das pessoas.

Atender em clínicas de beleza e estética

Que tal abrir um negócio próprio e oferecer tratamentos especializados pra seus clientes? Com os seus conhecimentos, você pode tratar de celulite, gordura localizada, estrias e outras tantas insatisfações relacionadas à autoestima. Alguns procedimentos são peeling, botox, drenagem linfáticas e uso de aparelhos modernos.

Atuar com registro e aprovação em órgãos sanitários

Gosta de estudar normas e leis? Uma possibilidade é atuar em órgãos de fiscalização, a exemplo da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Nesse caso, o atendimento é direto com empresas, e a função é verificar se determinados itens estão de acordo com os requisitos do órgão e se podem ser liberados ou se estão proibidos à comercialização.

Descubra a média salarial da área

Adivinha só qual área da Farmácia ganha mais dinheiro? Isso mesmo: a Farmácia Cosmética é uma das mais bem-remuneradas! A média salarial de um farmacêutico da área de cosmética é de R$ 5.331*. Os dados representam um profissional recém-formado, na média dos 30 anos.

Especialize-se na área de Farmácia Cosmética

Depois de se graduar em um ótimo curso superior de Farmácia, o próximo passo é buscar a especialização em Farmácia Cosmética. Como a gente comentou, a faculdade proporciona conhecimentos generalizados. Quem pretende se destacar na carreira precisa ter um diferencial e adquirir conhecimentos mais aprofundados. A pós-graduação dará a qualificação necessária e aumentará suas oportunidades no mercado.

Agora é com você!

Se você se identifica com a carreira, saiba que Farmácia Cosmética é uma ótima opção! Como o mercado está bastante receptivo a esse profissional, as chances de crescimento são altas. Mas lembre-se de que é importante ter uma boa base, viu? Por isso, ao escolher sua faculdade, tenha em mente que a Pitágoras está preparada pra te ajudar!

Gostou de conhecer melhor essa área de atuação? Então, você também vai curtir este e-book sobre as carreiras na área da saúde. Baixe agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.