O que devo considerar ao buscar faculdades perto de mim?

oquedevoconsideraraobuscarfaculdadespertodemim

Escolher uma instituição de ensino superior para se graduar é uma preocupação de qualquer pessoa que está em busca de um futuro de sucesso. Ao longo desse processo, a questão “será que existem boas faculdades perto de mim?” costuma ser recorrente.

Isso é natural, uma vez que se trata de uma decisão importante, que fará muita diferença não só durante o curso, mas também no decorrer da vida profissional. No entanto, encontrar uma faculdade de excelência sem precisar ir longe é perfeitamente possível, desde que você saiba analisar as opções disponíveis nas suas proximidades.

Para ajudar você a fazer isso, preparamos este post que destaca os principais fatores a serem considerados na escolha de uma faculdade que realmente atenda às suas expectativas e necessidades. Acompanhe!

Qualidade do ensino

Não importa se você quer encontrar uma faculdade perto de casa ou mudar de cidade para estudar, em ambos os casos a grande prioridade deve ser a qualidade do ensino ofertado pela instituição. Muito mais do que um caminho para a obtenção de um diploma, a graduação é o momento de adquirir conhecimento para se tornar um profissional capacitado e capaz de construir uma carreira bem-sucedida.

Por isso, é importante saber se o corpo docente da faculdade é formado por professores pós-graduados nas áreas em que lecionam, além de experientes no mercado. Esse é um aspecto que permite saber se esses profissionais têm condições reais de contribuir para uma formação alinhada com as demandas do mercado de trabalho.

Algo que influencia bastante a qualidade do ensino são os conteúdos abordados no curso que você pretende fazer. Para ter uma noção mais precisa de como será a sua vida acadêmica, verifique a grade curricular da graduação e pesquise sobre as principais disciplinas.

Outro indicativo de um ensino de qualidade são os resultados que a faculdade alcança no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o qual avalia alunos que estão concluindo a graduação. Na Pitágoras, a propósito, esses resultados fazem com que a faculdade seja considerada uma instituição de excelência pelo Ministério da Educação (MEC).

Distância e meios de transporte disponíveis

Como mencionamos no início deste post, muitos estudantes se perguntam “quais são as faculdades perto de mim?” quando estão se preparando para ingressar na graduação. Entre os motivos que levam a esse questionamento, destaca-se o fato de que nem todos podem ou querem mudar de cidade para fazer faculdade longe de casa.

Diante disso, um fator que merece atenção na escolha da instituição de ensino é a distância entre a sua casa e o campus. É preciso levar em conta os meios de transporte disponíveis e o tempo de deslocamento, sem esquecer de pensar em como isso vai se encaixar na sua rotina.

Nesse sentido, é interessante considerar a educação a distância (EAD), que torna possível estudar sem sair de casa. Para quem o deslocamento diário é um obstáculo, essa é uma alternativa que certamente simplifica a situação sem causar nenhum prejuízo à formação. Afinal, a modalidade de ensino é reconhecida pelo MEC e aceita pelo mercado de trabalho.

Incentivos oferecidos

Além da distância, outro aspecto que dificulta o ingresso de muitos estudantes no ensino superior é o custo que isso representa no orçamento. Por isso, ao analisar as faculdades perto de casa, vale a pena dar preferência àquela que conta com programas de incentivo, como bolsas de estudo ou condições especiais de pagamento.

Um exemplo disso é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um programa do MEC no qual o aluno de nível superior tem as mensalidades do curso financiadas e começa a pagá-las somente após a formatura, quando já estiver trabalhando na sua área. Outra possibilidade é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais.

Recomendações de outros alunos

Mesmo pesquisando sobre cada uma das faculdades disponíveis na sua região, é possível que você continue com dúvidas sobre qual escolher. Nesse caso, uma maneira de ter uma ideia mais objetiva de como elas funcionam é procurar estudantes que já estão cursando a graduação e descobrir como têm sido as experiências deles no ensino superior.

Você pode perguntar sobre as aulas, o corpo docente, a infraestrutura da instituição, entre muitos outros fatores. Como isso, será possível conhecer detalhes importantes da vida acadêmica e saber se os alunos de uma determinada faculdade a recomendam ou não para outras pessoas. Esse tipo de opinião é uma espécie de termômetro que diz bastante sobre como as coisas funcionam na prática, depois de a matrícula ter sido feita.

Histórico dos alunos no mercado

Outro aspecto fundamental para uma boa escolha de faculdade é a forma como os alunos egressos são recebidos no mercado de trabalho. Ocorre que, se a instituição de ensino não tiver uma boa reputação, o diploma pode não ser suficiente para abrir portas no mercado. Quando a qualidade da formação passa a ser questionada, o profissional fica em desvantagem na disputa por vagas.

Logo, vale a pena procurar saber como os ex-alunos do curso que você vai fazer estão se saindo na hora de procurar emprego e começar a construir uma carreira. Se a recepção do mercado for boa, isso é um forte indício de que a faculdade realmente preza por uma formação de qualidade e, consequentemente, prepara os profissionais de que o mercado precisa.

Horários de aula

Assim como a distância da faculdade interfere consideravelmente na rotina, os horários das aulas também afetam o dia a dia do estudante. É necessário optar por uma instituição que oferte o curso do seu interesse em um horário que seja viável para você, o que nem sempre é fácil de encontrar.

Mais uma vez, a educação a distância surge como a solução ideal para esse dilema. A EAD garante uma flexibilidade que não é possível encontrar no ensino presencial — que conta com uma grade de horários rígida. Com a EAD, você pode fazer faculdade no interior ou em qualquer outro lugar, sem se preocupar com a distância nem com os horários das aulas.

Levando em conta os fatores que citamos, a resposta para a questão “será que existem boas faculdades perto de mim?” se torna muito mais simples de ser encontrada. Por fim, saiba que a Pitágoras é uma faculdade de excelência que certamente está ao seu alcance, pronta para ajudar você a realizar todos os seus objetivos.

Quer saber mais sobre o que a Pitágoras tem a oferecer? Entre em contato conosco agora mesmo e fique por dentro de todos os detalhes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content