5 motivos para cursar o ensino superior em Guarapari

cidade de guarapari

Guarapari é um município do litoral do Espírito Santo, conhecida como a “praia dos mineiros”. Quem está pensando em mudar de cidade pra estudar vai encontrar por lá um lugar com tudo o que existe de melhor pra fazer um ótimo curso superior.

As faculdades em Guarapari são excelentes, a qualidade de vida da população é alta e, além de tudo, as paisagens são maravilhosas. Se quiser mais motivos pra arrumar as malas e correr pra essa região agora, continue a leitura deste post que a gente preparou aqui na Pitágoras. Você vai ver como é a cidade, que cursos você pode fazer lá e por aí vai. Aproveite!

Número de vagas na região

Sabia que Guarapari fica a apenas 50 km capital do estado? Bem pertinho, né? A cidade faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, bem no centro do Espírito Santo. Já dá pra imaginar que as vagas de emprego de lá praticamente servem pra população dos municípios vizinhos. São eles:

  • Cariacica;
  • Fundão;
  • Guarapari;
  • Serra;
  • Viana;
  • Vila Velha;
  • Vitória.

Quase a metade da população mora nessa região, e é perto de Vitória que estão as melhores oportunidades para o sucesso profissional — principalmente no setor de indústria e serviços.

A Petrobras Distribuidora, por exemplo, emprega grande parte da mão de obra recém-formada. Também existem indústrias metalúrgica, química e outras, como a famosa fábrica de chocolates Garoto e a de papel e celulose Aracruz.

No setor de extração e mineração, temos:

  • Vale;
  • ArcelorMittal;
  • Samarco.

O serviço de importação e exportação é importante, por conta do Complexo Portuário do Espírito Santo. Por lá, sai grande parte da produção nacional. Imagine quantas vagas de emprego a região oferece? Uma delas pode ser a sua, principalmente se você escolher estudar em Guarapari e fazer estágio numa delas!

Crescimento de diferentes mercados

Outra vantagem de estudar em Guarapari é que a RMGV é ligada por ferrovias e rodovias importantes. Por causa do posicionamento estratégico da região e da diversidade de meios de transporte que chegam aos portos de Vitória, diferentes mercados se desenvolvem no Espírito Santo.

Com a retomada da economia, o estado apresentou crescimento de 2,5% em 2019. O destaque foi para o comércio varejista. A indústria do petróleo também é responsável pelos bons números, assim como a agricultura, com a produção de café, e o comércio exterior.

Podemos destacar a indústria do turismo, que se expande por conta das belas paisagens praianas, mas também pela beleza do interior. São campeonatos de surf, parque aquático, arquitetura colonial, gastronomia e muitas opções para o crescimento desse setor. Vale lembrar que a taxa de desemprego no Espírito Santo é menor que a média nacional, viu?

IDH de Guarapari

A população de Guarapari tem mais ou menos 125 mil pessoas. As crianças e jovens contam com boa escolarização, com índice de 96,2% acima da média nacional. Outro fator importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Essa taxa mede basicamente a qualidade de vida da população de uma cidade ou país.

São medidas as taxas relacionadas à natalidade, riqueza da população, nível de escolaridade e expectativa de vida. O valor varia de 0 a 1. Em Guarapari, o Índice era 0,5 na década de 90; subiu pra 0,637 em 2000 e, em 2010, estava em 0,731. Só aumentando, segundo dados do IBGE.

Pra você ter uma ideia de como é alta a qualidade de vida na cidade, o IDH no Brasil é de 0,699 — o 73º país no ranking mundial. Ou seja, Guarapari é uma excelente cidade pra se viver.

Ensino privado de alta qualidade e bom custo-benefício

Os guaraparienses contam com uma vantagem: um dos melhores polos de ensino superior no Brasil quando se trata de regiões em desenvolvimento, fora do eixo Rio-São Paulo e das grandes capitais.

Então, estudar na cidade é receber uma formação de qualidade, com amplo mercado de trabalho. Se você já sabe onde estudar, é hora de escolher o curso que quer fazer, certo? Pra ter uma excelente formação acadêmica, escolha uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e com ótima infraestrutura. Professores supercompetentes também vão fazer a diferença!

Por isso, a gente vai te mostrar os principais cursos aqui da unidade de Guarapari da faculdade Pitágoras ES. Eles estão separados por área. Assim, você já vê aqueles que mais te interessam.

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Engenharias

Linguística

Ah, o melhor de fazer uma faculdade no Espírito Santo e na Pitágoras é poder contar com 3 modalidades de ensino diferentes. Escolha a que mais combina com seu estilo de vida:

  • presencial;
  • semipresencial;
  • 100% online.

Na Pitágoras Guarapari, a estrutura é de ponta. São mais de 4000 alunos atendidos. Eles contam com formas de ingresso facilitadas, professores qualificados e uma infraestrutura completa. Isso sem falar nos benefícios do Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo pra quem é nosso aluno!

Morar perto da praia

Como bônus especial pra todas as vantagens que a gente mostrou, Guarapari tem belas praias pra você curtir no fim de tarde, depois do trabalho ou nos fins de semana. Há opções pra todos os gostos, desde águas agitadas até aqueles ambientes calmos.

O clima é sensacional e proporciona momentos inesquecíveis à beira-mar, num mergulho, praticando esporte na areia ou mesmo fazendo aquela caminhada desestressante. Com certeza, as faculdades em Guarapari têm muito mais benefícios do que o alto nível de ensino, né?

Pronto pra fazer faculdade no Espírito Santo e aproveitar todo esse bem-estar e qualidade de vida? Então, faça sua inscrição para o vestibular online da Faculdade Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.