Faculdades em BH: conheça as unidades e campus Pitágoras

pitagorasbh

Desconto nota do Enem

A Faculdade Pitágoras é uma das mais conceituadas e tradicionais do país, contando com unidades em todas as regiões do Brasil, nos estados do Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Norte.

A primeira Pitágoras voltada para o Ensino Superior foi fundada na cidade de Belo Horizonte, no ano 2000, oferecendo o curso de graduação em Administração. No fim de 2001, já possuía mais de 300 alunos, ao passo que já contava com uma base ampla na Educação Básica, com cerca de 99 mil alunos.

Devido à história e tradição no estado de Minas, a Pitágoras possui várias unidades na capital Belo Horizonte, algumas delas direcionadas a atender tipos de cursos específicos. Se você possui dúvidas a respeito dessas unidades, confira o post completo e conheça melhor as especificidades de cada uma delas 🙂

Conheça a Pitágoras 

Pode parecer pouco, mas desde 2000 a Faculdade Pitágoras já tem muita história para contar. Fazendo parte dos millennials, a instituição já nasceu com a geração pronta para a transformação digital, que, até então, estava dando os seus primeiros passos.

Hoje, já conta com mais de 50 opções de cursos de graduação, que abrangem todas as áreas de atuação: Humanas, Biológicas e Exatas. Além disso, também possui cursos nos três tipos de graus acadêmicos: licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

Unidades Pitágoras em BH

Na capital mineira, a Pitágoras conta com 8 unidades, que recebem alunos das modalidades presencial e EAD – semipresencial e 100% online. Listamos abaixo quais são elas e quais os cursos que você pode encontrar nessas unidades. Veja a seguir:

Afonso Pena

A unidade Pitágoras Afonso Pena está localizada na Avenida Afonso Pena, nº 1901, no bairro Funcionários, ao lado do Centro de BH. Atualmente, oferece cursos tecnólogos, de graduação e pós-graduação, presenciais, semipresenciais e EAD.

Pitágoras Afonso Pena: Área de Atendimento

Com cerca de 4.500 alunos, possui 11 laboratórios de desenvolvimento prático-profissionalizante e é detentora do Selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) pelo 4º ano consecutivo.

Dentre as vantagens de se estudar na Pitágoras Afonso Pena, estão:

  • infraestrutura: todas as salas contam com ar-condicionado;
  • localização: o campus possui fácil acesso por ser bem próximo ao Centro, contando com diversas linhas de transporte público. 
  • alimentação: várias opções de lanchonetes dentro do prédio e nas proximidades; 
  • laboratórios de informática e outros especializados. 

Você pode conhecer mais dessa unidade através do Tour Virtual! Lá, você vai encontrar visão 360 graus de espaços do campus, como: praça de alimentação, biblioteca e salas de aula.

Alguns dos cursos dessa unidade são: Direito, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Psicologia.

Barreiro

A unidade Pitágoras Barreiro está localizada na Rua Cabo Valério Santos, n º 297, no bairro Barreiro. Próximo ao ViaShopping Barreiro, o campus está cercado de bares, restaurantes, farmácias e outras facilidades para os alunos.

Pitágoras Barreiro: Saguão de entrada

Com o início das suas atividades em janeiro de 2010, com a oferta do curso de Recursos Humanos, hoje o campus já possui cerca de 2.500 alunos matriculados e oferece cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas de atuação, como: Engenharia, Gestão e Saúde. Além disso, também atende as mais diversas modalidades do ensino a distância.

Pitágoras Barreiro: Laboratórios Especializados

Atualmente, é considerado o maior polo educacional da região do Barreiro, com 17 laboratórios especializados, onde os alunos têm a possibilidade de desenvolver atividades prático-profissionalizantes e científicas. Além disso, recentemente recebeu o reconhecimento em diversos prêmios, como: Instituição socialmente responsável (2018), Instituição parceira da Receita Federal (2017, 2018 e 2019), Instituição Parceira da Sociedade São Vicente de Paula (2018).

Dentre as vantagens de se estudar na Pitágoras Barreiro, estão:

  • infraestrutura: salas espaçosas e equipadas com ar-condicionado; 
  • salas de informática, biblioteca e 17 laboratórios especializados;
  • localização: facilita o acesso dos alunos que moram na região do Barreiro.

Cidade Acadêmica

A unidade Pitágoras Cidade Acadêmica está localizada na Avenida Prudente de Morais, nº 1.602, no bairro Cidade Jardim. Por ser a unidade que originou a história da Pitágoras e Grupo Kroton, possui uma galeria próxima ao auditório, com os marcos históricos da instituição. Assim como o Museu Kroton, com peças que contam a história de todas as instituições e unidades do grupo.

Tour pela prova do Enem
Pitágoras Cidade Acadêmica: Entrada para alunos

Com destaque no Enade, notas altas e o reconhecimento do MEC, a unidade Cidade Acadêmica possui cerca de 2.000 alunos, que contam com cursos com projeto de iniciação científica, à docência, dentre outros.

Outro aspecto desse campus, ligado à Responsabilidade Social, é que a comunidade do entorno também pode se beneficiar dos serviços de atendimento jurídico (NPJ), assistência psicológica (Clínica Escola) e cursos de extensão para famílias carentes que proporcionam desenvolvimento físico e recreativo.

Dentre as vantagens de se estudar na Pitágoras Cidade Acadêmica, estão:

  • localização: é rodeada por vários estabelecimentos comerciais;
  • infraestrutura: salas com ar-condicionado, data show e etc;
  • biblioteca.

Raja

A unidade Pitágoras Raja está localizada na Avenida Raja Gabaglia, nº 1306, no bairro Gutierrez. Inaugurada em 2001, o propósito inicial foi de suprir a demanda de ensino superior em uma das regiões mais industrializadas de Minas Gerais.

Pitágoras Raja: Amplas salas de aula com projetores e outras praticidades para os alunos

Oferecendo mais de 10 cursos presenciais de graduação, hoje, a unidade conta com cerca de 1.750 alunos matriculados, que podem contar com uma moderna infraestrutura para aulas práticas laboratoriais.

Dentre as vantagens de se estudar na Pitágoras Raja, podemos elencar:

  • infraestrutura: laboratórios dotados de tecnologia de ponta que se destacam entre as faculdades de BH;
  • localização: várias opções de transporte público próximos ao campus, além de contar com vários comércios e bancos ao redor.

Antônio Carlos

A unidade Pitágoras Antônio Carlos está localizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 4157, no bairro de São Francisco. Com grande representatividade em projetos de Responsabilidade Social na comunidade do entorno, a unidade atua no atendimento e suporte ao Lar de Idosas e ao Parque Ecológico do Brejinho, além de participar da arrecadação de livros para o projeto desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte.

Pitágoras Antônio Carlos: Salas e Laboratórios Especializados para aulas práticas

Hoje, já são mais de 5.600 universitários matriculados, além do reconhecimento emitido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) com o selo de responsabilidade social do Ensino Superior.

Algumas das vantagens de se estudar na Pitágoras Antônio Carlos são:

  • infraestrutura: salas de aula espaçosas, maioria com ar-condicionado e projetores, cadeiras confortáveis;
  • ambiente: área de convivência fresca e com amplo espaço verde;
  • localização fácil: via de acesso bastante conhecida em BH com muitas opções de transporte.

Timbiras

A unidade Pitágoras Timbiras fica localizada na Rua Timbiras, nº 1375, no bairro Funcionários. Inaugurada em 2004, o campus conta com a disponibilização de cursos com foco na área da saúde, sendo referência nesse segmento em Belo Horizonte. 

Pitágoras Timbiras: Saguão de entrada

Hoje, já conta com cerca de 3.000 alunos, que podem usufruir da localização da faculdade, próxima ao setor hospitalar da capital mineira, para a realização dos estágios obrigatórios.

Outras vantagens da unidade Timbiras que podemos elencar além da localização, são:

  • materiais para aulas presenciais práticas: manequins para aulas de Anatomia, microscópios para Histologia e etc; 
  • infraestrutura: salas climatizadas;  
  • práticas clínicas coerentes com as áreas de atuação na área da Saúde;
  • vasta biblioteca física e online;
  • apoio e suporte para realizar uma formação dentro da realidade do mercado de trabalho.

Venda Nova

A unidade Pitágoras Venda Nova fica localizada na Rua Padre Pedro Pinto, nº 1315, no bairro Venda Nova. Sua inauguração foi em 2007, com 3 cursos tecnólogos. O crescimento da região norte de Belo Horizonte com a instalação da Cidade Administrativa, causou um aumento populacional nos arredores do bairro, gerando uma maior demanda por cursos de graduação na região.

Pitágoras Venda Nova: Salas de aula amplas e climatizadas

Atualmente, são ofertados cerca de 18 cursos, dentre tecnólogos e bacharelados. Com aproximadamente 2.700 estudantes, recentemente ganhou o Selo de Responsabilidade Social ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) e foi segundo lugar no ranking de melhor curso de CST em Redes de Computadores do Brasil pelo ENADE 2018.

Algumas das vantagens de se estudar na Pitágoras Venda Nova são:

  • infraestrutura: cerca de 15 laboratórios prático-profissionalizantes, além da Clínica Escola de Psicologia para atendimento à comunidade local;
  • boa localização e suporte da unidade em que você pode contar com auxílio de materiais para a faculdade (xerox, cambeta e etc)
  • laboratórios de informática com computadores disponíveis a qualquer momento que o aluno precisar;
  • biblioteca ampla com muitas opções de estudo e diversos livros e variedades para pesquisas.

São várias as opções para quem quer estudar na Pitágoras em Belo Horizonte! Além dos campus, que estão nas mais diversas regiões da cidade, a infraestrutura e suporte ao aluno são diferenciais a serem avaliados na escolha por uma delas. Agora que você já conhece as unidades em BH, saiba como usar a nota do Enem para entrar na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados