Faculdade em Rio Branco: como escolher a instituição ideal?

imagem representando a cidade de rio branco e faculdade em rio branco acre

Nunca foi tão importante escolher bem uma boa faculdade em Rio Branco. Afinal, a instituição em que você vai estudar influencia diretamente o sucesso da sua carreira e a sua inserção no mercado de trabalho da região que, aliás, teve números muito positivos em 2019.

Para se ter uma ideia, a região Norte criou 32.576 vagas de empregos formais, sendo que o estado do Acre também teve o seu destaque, fechando saldo positivo em 2019. Só em Rio Branco, foram 1.760 admissões, apenas no mês de julho, mas as melhores oportunidades são para aqueles que têm um diploma de graduação.

Assim, você deve se preparar bem para ter o seu espaço, sendo fundamental uma boa formação no currículo. Pensando nisso, nós da Pitágoras preparamos este artigo para ajudar na escolha da melhor faculdade em Rio Branco. Para isso, é preciso:

  • conferir a experiência e conexões dos professores com o mercado;
  • analisar parcerias com empresas;
  • verificar a localização das unidades da instituição;
  • consultar alunos sobre a experiência na faculdade;
  • avaliar o custo-benefício da instituição.

Quer mais detalhes? Então, continue lendo e veja a importância de cada um desses fatores para tomar uma boa decisão!

Confira a experiência e conexões dos professores com o mercado de trabalho

Você viu que Rio Branco pode ser uma das melhores cidades para trabalhar no Norte do país, certo? No entanto, considere que outras pessoas também estão tentando o seu espaço no mercado. Para ter um diferencial, é importante fazer uma faculdade que conte com professores influentes.

O ideal é que o corpo docente da instituição de ensino tenha bastante experiência na área em que pretende atuar. Assim, ajudará você a se preparar melhor, não só por meio da aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de habilidades e competências cobrados dentro daquele ramo.

Outro fator importante é que esses professores tenham boas conexões com o mercado de trabalho. É essencial que eles estejam atualizados com tudo que está acontecendo e mantenham um bom networking profissional. Desse modo, você poderá aprender com experts e terá uma formação diferenciada.

Analise as parcerias com empresas para preferência vagas de emprego

Embora seja importante contar com professores influentes, esse não é o único aspecto que ajuda a garantir a sua inserção no mercado de trabalho. Também é fundamental que a instituição de ensino faça parcerias com empresas da região.

Quando a faculdade faz esse tipo de parceria, ela garante para os seus alunos a preferência na hora de ocupar vagas de estágio e de emprego. Isso porque as empresas procuram os candidatos dentro da instituição antes de abrir vagas para o público em geral.

Sendo assim, tendo um bom desempenho durante o curso e procurando algum diferencial para o seu currículo, como cursos extras e de idiomas, você terá maiores chances de começar a trabalhar. Então, prefira uma faculdade em Rio Branco que tenha essa preocupação de fazer parcerias estratégicas para colocar os seus alunos à frente dos demais.

Quer uma dica? A Pitágoras conta com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo para seus alunos. Nele, as melhores empresas da região Norte cadastram suas vagas e escolhem seus futuros colaboradores.

Veja a localização das unidades da instituição

Quem pretende ingressar na graduação tem sempre a preocupação de encontrar as melhores cidades para fazer faculdade. Isso realmente é importante, porque a instituição de ensino deve ser boa, ao mesmo tempo que tem uma estrutura que contribua com a sua formação em geral, como por meio da oferta de vagas de estágio e de primeiro emprego.

Se você pretende estudar em Rio Branco, conseguirá encontrar boas instituições de ensino, mas deve se preocupar com a localização do campus. Quanto mais próximo de você, mais fácil e menos cansativo será o seu período de curso. Além disso, é interessante que elas estejam perto de boas empresas.

Uma das unidades do Pitágoras está localizada justamente em Rio Branco, oferecendo para você o acesso a diversos cursos de graduação presenciais, semipresenciais e online. Você ainda conta com diversas formas de ingresso, podendo realizar o vestibular em Rio Branco, usar a sua nota do Enem, participar de bolsas, descontos na faculdade, créditos estudantis e outros.

Consulte alunos atuais sobre a experiência na faculdade

Para tomar uma boa decisão sobre onde estudar, também é interessante consultar quem já está fazendo uma faculdade em Rio Branco. Converse com os atuais alunos do ensino superior da cidade para se informar sobre a experiência deles na instituição.

O ideal é que você fale com pessoas que estão estudando em diferentes faculdades. Desse modo, pode ter uma visão mais ampla sobre as opções à disposição. Veja o que eles acham da estrutura, do corpo docente e da qualidade do ensino.

Confira se estão satisfeitos com os programas e projetos oferecidos pela faculdade, se ela se preocupa com a inserção dos alunos no mercado de trabalho, se utiliza uma metodologia mais moderna, entre outras informações que vão influenciar a sua formação de um modo geral — bem como a sua satisfação com a instituição e o seu modo de trabalho.

Avalie o custo-benefício da faculdade

Muitas pessoas consideram mudar de cidade para fazer faculdade. Isso porque têm como foco principal conquistar uma vaga em uma instituição pública, em função do preço da mensalidade das particulares.

No entanto, você não precisa estudar longe de casa, porque pode encontrar boas oportunidades também nas faculdades privadas. A primeira coisa que deve fazer é avaliar o custo-benefício que elas oferecem.

Não considere somente o valor da mensalidade, porque ele ser mais alto ou mais baixo não implica a qualidade do ensino oferecido. O ideal é analisar a estrutura da instituição, o corpo docente, os métodos de ensino, o suporte ao aluno, entre outros aspectos que fazem com que o valor seja um investimento justo.

Depois, verifique quais faculdades oferecem incentivos para o ingresso de novos alunos. Estamos falando sobre opções como o uso da nota do Enem para substituir o vestibular. Veja se ela trabalha com programas do governo como FIES e Prouni, além de outras facilidades.

Assim, conseguirá encontrar uma boa instituição perto de você, que trabalhe com valores justos e, ao mesmo tempo, ofereça oportunidades para pagar ainda menos pela mensalidade do seu curso de graduação.

Na hora de escolher a sua faculdade em Rio Branco, lembre-se de consultar a avaliação dela no MEC e do curso oferecido. Considerando isso e todos os fatores que citamos, você toma uma excelente decisão. Além disso, tem um ótimo preparo para o mercado de trabalho e maiores chances de conseguir um emprego.

Quer estudar em uma das melhores faculdades de Rio Branco? Então, faça sua inscrição para o vestibular da Pitágoras e garanta o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.