6 motivos para cursar uma faculdade particular

estudante de faculdade particular

Você sabia que 3 em cada 4 alunos de ensino superior estão matriculados em faculdades particulares? Os dados do Ministério da Educação divulgados em 2018 (que são os mais recentes) mostram que existem cerca de 6 milhões de estudantes na rede privada.

Sem dúvidas, um dos fatores que impulsionaram esse número é o aumento da qualidade na faculdade particular. Esqueça aquela ideia de que o ensino privado é defasado em comparação ao público! Hoje em dia, a realidade é outra e essas instituições competem frente a frente.

Se ainda está na dúvida, neste post a gente vai mostrar como funciona uma faculdade particular e alguns bons motivos pra você se matricular numa pra garantir uma carreira de sucesso!

Infraestrutura de qualidade

Sem dúvidas, a boa infraestrutura é um dos pontos mais relevantes quando se fala de faculdades particulares. Ninguém quer estudar num lugar com falta de materiais, salas ultrapassadas e computadores velhos, né?

Como a gestão da instituição particular é feita de forma privada, sem depender do repasse de dinheiro público, a faculdade consegue manter toda a infraestrutura necessária pra oferecer um ensino de qualidade. São salas de aulas e laboratórios preparados pra atender a necessidade de cada curso, assim como prédios limpos, arejados e seguros.

A manutenção de toda essa estrutura é cara, ainda mais quando existem diferentes turnos pra fazer faculdade. Por isso, a particular sai na frente ao conseguir agilizar os cuidados com todos esses detalhes e oferecer a qualidade do ensino durante todo o ano.

É por essa razão que a gente aqui na Pitágoras prioriza a manutenção de prédios, salas e laboratórios. Assim, você tem uma melhor experiência e preparação para o futuro brilhante. Pra cursos das modalidades de ensino semipresencial e 100% a distância, o Portal do Aluno também passa por atualizações constantes pra atender melhor nossos alunos.

Corpo docente engajado

Você sabia que, na faculdade pública, nem sempre os professores conseguem focar toda sua energia nas aulas? Isso porque, além do tempo em sala, eles precisam exercer outras funções, assim como cumprir burocracias e realizar suas pesquisas.

Na faculdade particular, o foco é o aluno e seu aprendizado. Os professores são contratados, essencialmente, pra preparar, organizar e apresentar suas aulas da melhor maneira. Eles estão ali pra te ajudar sempre que necessário.

Além disso, quando algum professor não atende às expectativas da faculdade e dos alunos, é possível alinhar seu trabalho com o que é esperado. Ele é contratado pela instituição pra oferecer o melhor do seu conhecimento.

Grade curricular atualizada

Também por não depender de dinheiro público pra tomada de decisões, as instituições privadas conseguem adequar seu ensino de acordo com o mercado de trabalho. Tudo isso de forma muito mais rápida –– sendo essa uma das grandes vantagens da faculdade particular.

Aqui na Pitágoras, a gente está sempre de olho nas novidades e nas habilidades buscadas no mercado pra conseguir adequar temas tratados na sala de aula. Isso otimiza o ensino e te prepara ainda mais pra sua vida profissional.

Mas é importante falar que a grade curricular precisa ter uma base pra que o curso superior seja reconhecido pelo Ministério da Educação. Assim, dá pra garantir que os profissionais da área estão mesmo alinhados nos seus conhecimentos.

Fica por conta da faculdade encontrar maneiras de acrescentar disciplinas que sejam interessantes pra formação de seus alunos, assim como otimizar e melhorar o ensino daquelas que são obrigatórias.

Foco no mercado de trabalho

Enquanto as instituições públicas têm grande parte do seu foco em desenvolvimento de pesquisa, as faculdades particulares miram, principalmente, no mercado de trabalho. Ou seja, preparar o aluno pra exercer sua profissão da melhor forma possível!

Assim, as aulas vão muito além da parte teórica, te ensinando o que vão esperar de você no trabalho. Dessa forma, dá pra sair muito mais preparado e confiante pra buscar seu lugar ao sol. Legal, né? Imagina o quanto isso pode te ajudar no futuro!

O ensino prático é muito bem-visto pelos empregadores, inclusive grandes empresas e multinacionais. Elas estão olhando cada vez com mais atenção aos profissionais com diploma de faculdade particular. Sabe por quê? Essas organizações entendem que a educação é voltada a formar trabalhadores capacitados e preparados para o mercado.

Parcerias e convênios

As parcerias com empresas são diferenciais de faculdade particular muito importantes. A partir delas, você pode conseguir grandes benefícios. Já pensou em conquistar uma vaga no mercado de trabalho assim que sair da graduação ou até antes? Isso é possível principalmente por conta desse tipo de contato entre a faculdade e as organizações.

A Pitágoras entende a importância de ajudar seus alunos a conseguirem um emprego, em especial nos momentos de crise. Por isso, a faculdade tem parcerias e convênios com diversas empresas e serviços.

Um exemplo é o Canal Conecta. Assim como o nome sugere, faz a conexão entre os alunos e as empresas. Você consegue ter acesso a diversas vagas de emprego nas mais diferentes organizações e regiões do país. Isso tudo tendo o respaldo do ensino de qualidade da Pitágoras.

Bolsas de estudos pra faculdade particular

Se você pensa que não pode fazer uma faculdade particular porque não tem dinheiro pra isso, é hora de reconsiderar a ideia. Vale considerar que o preço não é um custo: é um investimento! Mas, claro, esse valor pode não se encaixar na sua renda no momento. Procure pelas bolsas de estudos e financiamentos estudantis.

Um exemplo oferecido pela Pitágoras é o Parcelamento Estudantil Privado –– ou PEP, para os íntimos. A partir desse programa, dá pra parcelar até 70%* do valor do curso e diminuir as mensalidades. Assim, você consegue realizar aquele sonho de cursar uma faculdade de qualidade sem afetar o orçamento da família!

E você sabia que é possível estudar de graça? As bolsas integrais são muito úteis pra quem precisa mudar de cidade pra fazer faculdade, já que isso também demanda gastos de moradia, alimentação transporte e outros.

Além de tudo isso que a gente citou, a Pitágoras ainda conta com formas de ingresso facilitadas, que incluem o vestibular online. Pode ser feito de casa, sem todo aquele estresse das provas tradicionais. O processo de entrada é muito mais produtivo e otimizado pra nossos alunos.

Deu pra notar que fazer uma instituição de ensino particular tem inúmeras vantagens e alternativas para a sua formação, né? Então, se já sabe qual faculdade fazer, confira mais sobre os cursos da Pitágoras e vem com a gente construir seu futuro de sucesso!

Faça hoje mesmo a sua inscrição no Vestibular Pitágoras e receba todo o suporte da nossa faculdade particular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.