5 dicas para escolher a melhor faculdade em João Pessoa

estudante de faculdade em joão pessoa

Desconto nota do Enem

A Paraíba vem se destacando ano após ano quando o assunto é negócios e desenvolvimento, especialmente graças aos investimentos que o governo do estado realiza em áreas cruciais para a economia. Alguns exemplos são infraestrutura, pesquisa, tecnologia, indústria, comércio e serviços, além de incentivos fiscais para atrair investidores ― como aponta o site oficial Paraíba Business.

Embora a capital não figure no topo dos rankings das melhores cidades para trabalhar no Brasil, ela está no centro do desenvolvimento paraibano, concentrando quase 20 mil empresas e alto volume de negócios. Por ser um polo econômico, seu PIB (Produto Interno Bruto) é forte, o que a faz ocupar o 1º lugar no estado e a 43ª posição no ranking nacional, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O principal foco de atividades econômicas na capital está nas áreas industrial, serviços e administração pública, seguido do agronegócio.

Por esses dados, você percebeu que fazer faculdade em João Pessoa é uma chance de você dar o primeiro passo rumo a um futuro brilhante. Mas você saberia de cara onde estudar na capital paraibana? Bem, se sua resposta é não, aconselhamos a seguir a leitura deste artigo até o fim. 

Nós da Pitágoras elencamos estas 5 dicas para você estudar em João Pessoa na faculdade ideal:

  • pesquise as conexões da faculdade com o mercado;
  • converse com alunos de diferentes faculdades;
  • confira a localização das unidades;
  • veja se a faculdade tem convênios para o ensino;
  • avalie o custo-benefício da faculdade.

Boa leitura!

1. Pesquise as conexões da faculdade com o mercado

Um dos pontos mais importantes para escolher uma instituição de ensino em João Pessoa, principalmente se vai mudar de cidade para fazer faculdade, é observar se ela está comprometida em oferecer um ensino equiparado às demandas do mercado.

Isso significa ir além do famoso clichê “educação de qualidade” ― que obviamente deveria ser algo indiscutível em qualquer instituição. Aqui, estamos falando sobre competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação que estejam de acordo com as tendências profissionais para os próximos anos.

O principal motivo para isso é que o mundo nunca se transformou tão rápido, e até profissões historicamente presentes em nossas vidas estão desaparecendo. Sendo assim, é fundamental observar como a faculdade encara as profissões do futuro. Por exemplo, tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • ementas dos cursos e grade curricular atualizadas com o cenário atual;
  • tipo de infraestrutura física oferecido para a aplicação prática dos conhecimentos (laboratórios, salas de estudo, estúdios, empresa-escola, clínicas universitárias etc.);
  • experiência profissional do corpo docente;
  • conceito na avaliação do Ministério da Educação (MEC);
  • aplicação da tecnologia no ensino;
  • parcerias com empresas;
  • facilidades nas formas de ingresso, como permitir o uso da nota do Enem e disponibilizar vestibular online;
  • divulgação de oportunidades de trabalho ― o aluno da Pitágoras tem acesso ao Canal Conecta, um portal de empregabilidade com vagas exclusivas.

2. Converse com alunos de diferentes faculdades

Nada melhor para saber como é o dia a dia de uma faculdade do que conversar com quem estuda nela, não acha? Então, conecte-se com alunos das instituições de seu interesse e bata um papo com eles

Caso não conheça ninguém pessoalmente, não hesite em utilizar a boa e velha rede social para networking. Busque comentários dos estudantes em postagens nos perfis das faculdades, entre em grupos de alunos ou pesquise entre seus conhecidos algum estudante.

Feito isso, tenha uma conversa franca sobre itens como:

  • metodologia de ensino;
  • dinâmica das aulas;
  • realização de atividades práticas;
  • relacionamento com o corpo docente e área administrativa;
  • valorização dos méritos dos alunos;
  • programas de incentivo ao estudante.

Ouça mais de uma opinião sobre cada faculdade, combinado? Dessa forma, você consegue pensar nas diferentes visões a respeito de cada instituição. 

Tour pela prova do Enem

3. Confira a localização das unidades

A localização da faculdade é outro ponto importante, afinal, o endereço do campus pode ter um impacto grande nas despesas gerais. Então, ainda que você escolha as melhores cidades para fazer faculdade, precisa levar em conta, por exemplo, a distância da sua residência e quanto estudar ali exigiria financeiramente de você.

Por outro lado, algumas instituições contam com vários polos de ensino em uma mesma região. As unidades da Pitágoras estão presentes em João Pessoa, Campina Grande e muitas outras cidades do país.

Pensando nisso, observar a presença de diferentes unidades da mesma instituição em localizações próximas facilita muito seu deslocamento no caso de fazer cursos presenciais, bem como diminui seus gastos.

Além disso, outra dica para quem vai prestar vestibular em João Pessoa é checar as diferentes modalidades de ensino. Caso você decida estudar na semipresencial ou a distância (EAD), o fator localização deixa de ser um grande problema, pois o número de vezes que é preciso estar no campus diminui em relação aos cursos presenciais.

4. Veja se a faculdade tem convênios para o ensino

Agora, voltamos a ressaltar a importância da experiência prática durante a graduação. Esse ponto é bem importante, pois pode ser um excelente diferencial em seu currículo online na hora de se candidatar a uma vaga em sites de emprego.

Pensando nisso, ao pesquisar uma faculdade em João Pessoa, observe a existência de convênios com entidades de pesquisa, parcerias para cursos extracurriculares ou intercâmbios fora do país. Com essas ações, tem em mãos a oportunidade de enriquecer ainda mais sua bagagem acadêmica e ganhar conhecimentos correlatos, capazes de fazer você despontar em processos seletivos.

Para além disso, as diferentes vivências nessa fase de aprendizado permitem que você conheça novas áreas de trabalho e vislumbre possibilidades de atuação diversas.

5. Avalie o custo-benefício da faculdade

Obviamente, a graduação traz recompensas intangíveis, como crescimento pessoal, aprendizado e profissionalização. Mas os custos das mensalidades e despesas adicionais certamente estão entre as questões mais relevantes a serem consideradas. Então, para avaliar o custo-benefício da faculdade, você precisa verificar se a mensalidade está condizente com o serviço que é entregue pela instituição. 

Comece fazendo uma simples pesquisa de preço, levando em consideração o perfil institucional e a modalidade do ensino desejada. Depois avalie as questões que acabamos de apontar nos tópicos anteriores e some ao prestígio institucional. Em seguida, adicione as despesas extras, por exemplo, alimentação, transporte e moradia. 

Observe ainda existem opções de desconto na faculdade, financiamento, parcelamento e bolsas de estudo, além da participação nos programas do governo Federal (Prouni e FIES). 

Com as informações deste post, você já tem uma ideia muito mais clara do que considerar para escolher uma faculdade em João Pessoa, não é mesmo? Então, uma última dica é sempre pensar em longo prazo. Por isso, faça projeções para sua vida, pois a faculdade ideal tem o poder de definir sua trajetória.

Antes de ir embora, que tal conversar conosco sobre nossos cursos, sistema de ensino e estrutura? Como a Faculdade Pitágoras está entre as mais importantes instituições de João Pessoa, certamente vamos oferecer muitas das respostas que deseja. Entre em contato, estamos esperando você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados