Como a faculdade de Farmácia pode contribuir em meio à pandemia?

estudante de farmácia durante a pandemia

Desconto nota do Enem

Em meio à pandemia, a faculdade de Farmácia se mostra cada vez mais importante na contribuição da produção de medicamentos e demais produtos voltados à higienização. São muitos os papéis que o farmacêutico desenvolve que são essenciais em tempos de pandemia.

Fizemos um post especial sobre a importância dessa faculdade e quais são suas atuações. Confira:

Entenda o que é uma pandemia

Para facilitar o entendimento do conceito de pandemia, explicaremos, antes, outros três conceitos: o de surto, endemia e epidemia.

Um surto acontece quando o número de pessoas infectadas aumenta repentinamente em uma região. Ou seja, há um grande número de pessoas infectadas, mas isso se restringe a um local, como um bairro ou uma cidade.

A endemia não está relacionada à quantidade de casos, mas à frequência em uma região. Febre-amarela e a malária, na região Norte do Brasil, são exemplos.

Numa epidemia, o número de infectados já aumentou e se espalhou. Não somente restritos a uma região, agora, outros locais também apresentam pessoas infectadas. Epidemias podem ser nacionais e ocorrerem em várias regiões de um país, um exemplo, aqui no Brasil, é a Dengue.

A pandemia é ainda mais grave. Nela, a doença já espalhou por diversos países e continentes do planeta. Alguns exemplos de pandemias anteriores aconteceram com a gripe espanhola, em 1918 e o H1N1, em 2009.

A pandemia que vivemos hoje é o novo coronavírus, responsável pela COVID-19, que já atingiu várias partes do mundo, e fez a OMS (Organização Mundial da Saúde), em março de 2020, classificá-lo como pandemia. É importante que todos percebam a seriedade do caso e tomem as devidas precauções, evitando o aumento de infectados. Por isso, o profissional de farmácia se mostra cada vez mais necessário, atuando no desenvolvimento ativo de medicamentos e produtos farmacêuticos.

A importância da faculdade de Farmácia

O curso de Farmácia tem o objetivo de preparar o aluno para a atuação no desenvolvimento e fabricação de medicamentos, dentre outras categorias de produtos e cosméticos, como artigos pessoais de higiene.

Sendo assim, num cenário de pandemia, o profissional responsável por esse tipo de produção é de extrema importância. Por isso, a faculdade de Farmácia atua como papel fundamental na educação de profissionais capacitados para atender uma demanda cada vez maior.

Tour pela prova do Enem

Na atual pandemia da COVID-19, já é vista escassez de produtos, como álcool em gel, além do alto crescimento de demanda em farmácias de manipulação, o que está fazendo com que a quantidade por cliente seja limitada no comércio de drogarias em geral. 

Além de atuar na produção e fabricação medicamentosa, os farmacêuticos também podem atuar no atendimento aos infectados. No Estado de São Paulo, a partir de 13/04/2020, haverá vacinação nas farmácias em caráter auxiliar ao sistema público de saúde.

Também tendo isso em vista, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) emitiu 3 guias rápidos com as principais orientações para conter a disseminação do novo coronavírus. Dentre elas, clientes que compram antitérmicos e antigripais deverão receber atendimento especial, com abordagem para identificação de eventuais sintomas compatíveis com as da COVID-19. Além disso, gôndolas de autoatendimento das farmácias deverão ser desinfetadas frequentemente com álcool em gel.

Quais as carreiras do farmacêutico

Os farmacêuticos podem atuar em diversas frentes em meio à pandemia. Como já foi comentado, os formados em uma faculdade de Farmácia não possuem o campo de atuação restrito às farmácias ou ao setor industrial. Existem vários segmentos em que esse profissional pode seguir carreira. Dentre os principais, destacamos:

  • planejamento e produção de produtos no setor industrial, seja ele farmacêutico, cosmético ou alimentício;
  • distribuição e controle de remédios em farmácias, clínicas e hospitais;
  • desenvolvimento de programas de saúde em instituições públicas e governamentais;
  • execução de análises clínicas e toxicológicas em laboratórios;
  • atuação como pesquisador na área da saúde, no desenvolvimento de novas descobertas medicamentosas.

Como a faculdade de Farmácia pode atuar no combate à pandemia?

Como vimos, a faculdade de Farmácia possui papel fundamental no combate à pandemia. É de extrema relevância a função profissional do farmacêutico e sua atuação.

No atual contexto, vemos a demanda por álcool em gel sendo uma das principais dentre os produtos de higienização e eliminação do vírus. Tendo isso em mente, a Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA reuniu os profissionais da área de Farmácia na produção de 50kg de álcool em gel para o município. A doação foi feita para a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, para prevenção à COVID-19.

O diretor da unidade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Mauro Araújo, contou os detalhes dessa produção ao Portal G1 BA, nessa matéria especial. Nela, ele conta que já havia sido feita uma ação parecida no Dia das Mães, com produção de álcool em gel. Por isso, foram procurados pela Secretaria de Saúde nesse momento crítico. O colegiado de Farmácia, responsável pelo laboratório, fez a busca pelos insumos e foi iniciada a produção.

No total, participaram quatro profissionais de Farmácia, a supervisora do laboratório, a gerente operacional da faculdade, além do próprio diretor da unidade de Teixeira de Freitas. Os alunos não participaram devido à suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. É prevista uma nova ação, que ainda não está confirmada, pois, depende da aquisição e acesso aos insumos necessários para a produção.

Profissionais de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA em ação para prevenção à COVID-19
Profissionais de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA em ação para prevenção à COVID-19

Atitudes como essa podem ser desenvolvidas pelas faculdades de Farmácia no país todo, e contribuir (e muito) para o abastecimento de hospitais e demais instituições públicas. 

Agora que você já sabe a importância da faculdade de Farmácia numa pandemia, continue no blog e confira as 11 possibilidades de atuação na área!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados