Quantos anos dura a Faculdade de Odontologia? Confira a duração desse curso!

profissional de odontologia

Teste vocacional rápido

A Odontologia é um dos cursos da área de biológicas mais procurados pelos estudantes. E quem está em vias de prestar o vestibular sabe que quanto mais informações tiver do seu curso de interesse, mais assertiva será a escolha desse curso e da faculdade. São informações, como preço das mensalidades, duração média da formação, grade curricular, dentre outros. É sempre momento de saber mais sobre a educação superior.

Nessa matéria, vamos entender melhor sobre como é a carga horária do curso de Odontologia. Dessa maneira, você conhecerá como é estruturado o curso e a divisão desse tempo de formação por semestre. Além disso, vamos tratar aqui também sobre créditos das matérias, DPs e graduação de curta duração. Informações importantes para quem está com a mente aberta e na fase escolher o seu curso e a faculdade.

O curso de Odontologia tem duração de 5 anos em média.

Veja a carga horária do curso de Odontologia por semestre na Pitágoras!

  • 1º semestre: 285 horas
  • 2º semestre: 285 horas
  • 3º semestre: 355 horas
  • 4º semestre: 365 horas
  • 5º semestre: 415 horas
  • 6º semestre: 425 horas
  • 7º semestre: 425 horas
  • 8º semestre: 435 horas
  • 9º semestre: 465 horas
  • 10º semestre: 495 horas

Veja aqui como o tempo da graduação pode se alterar 

O tempo da graduação pode não ser o mesmo para todos os estudantes. Isso acontece por conta de fatores, como utilização de créditos de matérias já realizadas, DPs e cursos de curta duração. Essas circunstâncias ocorrem em praticamente todas as faculdades. Mas, lembre-se: é importante checar se a faculdade escolhida é realmente comprometida com um ensino de excelência.

A utilização de créditos ocorre quando um aluno decide cursar uma segunda faculdade e utiliza créditos de matérias já feitas para realizar essa segunda graduação em um tempo menor. Normalmente, cursos de áreas correlatas possuem algumas matérias que são iguais. Principalmente, isso ocorre nos primeiros semestres da graduação. Dessa maneira, com a utilização de créditos, é possível fazer mais do que uma faculdade com mais facilidade.

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

Em outro contexto, por exemplo com as DPs, ou dependência de disciplina, o aluno tende a prolongar o período da formação. As DPs acontecem quando o aluno não consegue atingir a nota mínima necessária para passar de semestre com determinada matéria. Daí ele fica em DP, ou seja, precisa repetir essa matéria e a carga horária dela para tentar comprovar novamente a ciência do conteúdo por meio das provas.

Quando acontece a DP, por conta da repetição da disciplina e da sua carga horária, a formação é prolongada e por isso esse é um dos fatores para revelar que a duração de um curso superior pode variar. Além disso, existem cursos de curta duração. Normalmente, esses cursos são de nível tecnólogo, que otimizam o tempo das matérias sem perder a qualidade do ensino. Nesses cursos, a vantagem é que o aluno entra mais cedo para o mercado de trabalho. A Pitágoras é um exemplo de faculdade, reconhecida pela qualidade de ensino e que oferece vários cursos de curta duração. Quer saber mais sobre esses cursos? Clique aqui e confira a lista deles.

Na Pitágoras, o sonho de se tornar um dentista é possível!

Na Pitágoras, você tem total apoio para realizar o seu sonho de ser um dentista! A Pitágoras é um grande centro universitário que investe pesado em infraestrutura e em um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores. Assim, você terá contato com o que há de melhor no ensino superior, melhorando as suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

E, mais, a Pitágoras oferece um programa de bolsas de estudo que auxilia o estudante a investir na sua carreira. Essas vantagens são essenciais para quem está começando e precisa daquele gás para turbinar os estudos. Por isso, na Pitágoras o aluno está sempre em primeiro lugar, acessando recursos de última geração dentro do sistema educacional.

Por fim, podemos dizer que empreender na carreira é começar por uma faculdade realmente comprometida com o aluno. Por isso, recomendamos a Pitágoras, uma faculdade que também oferece plataformas digitais de ensino, auxiliando o aluno na hora de complementar os estudos. Por essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição: clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.