estudante de medicina

Saiba tudo sobre a Faculdade de Medicina!

O curso de Medicina é sempre um dos mais concorridos no Brasil, seja em instituições públicas ou particulares. Afinal, é o sonho de muita gente se tornar médico e cuidar da saúde das pessoas. 

Porém, antes de bater o martelo e mergulhar de cabeça na graduação, é importante saber exatamente como ela funciona. Até para evitar surpresas desagradáveis. Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina. Confira!

Como funciona o curso de Medicina?

A Faculdade de Medicina é na modalidade bacharelado. Isso faz com que os estudantes tenham contato com uma extensa grade curricular, que o prepara para ingressar no mercado de trabalho ou fazer uma especialização após formado. Além disso, durante todo o curso eles veem diversas áreas médicas, o que os preparam para escolher a carreira futura de maneira mais consciente. 

Ao contrário das graduações comuns, que duram em média 4 anos, Medicina tem uma duração mínima de 6 anos, que são divididos em 12 semestres. Esse tempo de estudo é separado em três etapas. 

A primeira é a de ensino básico, que conta com disciplinas teóricas. A segunda, é a de estudos clínicos, que foca nas possíveis especialidades, e a segunda é o internato, que engloba todos os estágios supervisionados, que são obrigatórios para quem deseja se formar e acontecem nos 2 últimos anos do curso. 

A Faculdade de Medicina tem horas complementares ou TCC?

Não existe a obrigatoriedade de entregar e apresentar um TCC, sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, na Pitágoras. No lugar disso, os alunos precisam cumprir um total de 2.880 horas de estágios supervisionados dentro de hospitais ou outras unidades de saúde. 

Essa graduação também conta com horas complementares, como muitos dos outros cursos de nível superior. Ao todo, são 280 de atividades, que podem ser feitas desde o primeiro período e também são obrigatórias para ter acesso ao diploma. 

Matérias vistas na Faculdade de Medicina 

Como é um curso de longa duração, o bacharelado em Medicina conta com uma grade curricular bastante extensa e que abrange diversas áreas de conhecimento essenciais para a carreira do futuro médico. Dito isso, algumas das disciplinas que fazem parte dele são:

  • Habilidades gerais, que conta com diversos módulos; 
  • Habilidades médicas, também dividida em diversos módulos; 
  • Dor; 
  • Introdução ao estudo da Medicina; 
  • Metabolismo;
  • Processo de Envelhecimento; 
  • Proliferação celular; 
  • Saúde da mulher, sexualidade humana e planejamento familiar; 
  • Percepção, consciência e emoção; 
  • Concepção e formação do ser humano e muitas outras. 

Quais as modalidades disponíveis para Medicina na Pitágoras?

No Brasil, o bacharelado em Medicina pode ser feito apenas na modalidade presencial. Isso acontece porque essa é uma formação muito prática, tendo a necessidade de aulas em laboratórios, visitas às unidades de saúde e ainda estágio. 

Desse modo, o aluno vai até o campus escolhido para estudar todos os dias da semana, em um horário pré-definido. Lá, ele aproveita da convivência com os professores e colegas de classe e ainda conta com todo o apoio de uma infraestrutura completa para o auxiliar em sua formação profissional. 

Na Pitágoras, além das aulas presenciais, os estudantes ainda ganham acesso a uma plataforma virtual que serve para complementar seus estudos. Ela dá acesso a uma biblioteca online, atividades e até mesmo indicação de leituras complementares. 

Perfil do estudante de Medicina 

Uma das características mais importantes para um estudante de Medicina é o desejo por cuidar das pessoas. Afinal, é isso que ele fará diariamente após formado. Além do mais, é preciso ter um perfil curioso e que gosta de estudar. A seguir, conheça um pouco mais sobre as aptidões necessárias para se destacar durante e depois da graduação. 

Detalhista 

Essa é uma das características mais importantes para esse profissional. Até porque, ele estará com a saúde das pessoas em suas mãos e, por isso, precisa estar sempre atento aos menores detalhes, que podem indicar o diagnóstico ou tratamento correto em cada caso. Além do mais, ser detalhista faz uma grande diferença ao analisar que cada paciente possui suas particularidades e, portanto, pode necessitar ser tratado de uma maneira diferente. 

Empatia 

Outra característica que não pode faltar no perfil de um estudante de Medicina é a empatia. Isso é, saber se colocar no lugar dos seus pacientes, escutando suas dores e, acima de tudo, tratando-os com respeito, não importando a situação. 

Equilíbrio emocional 

É mito a ideia de que um médico não tem vida social. No entanto, é verdade que a carga horária pode ser bastante puxada, especialmente na fase da graduação e residência. Logo, é preciso ter um bom equilíbrio emocional para não se deixar levar pelo estresse ou cansaço do dia a dia. 

Fora isso, é comum que em sua rotina o médico se depare com situações em que precisará dar notícias difíceis, tanto para pacientes quanto para os acompanhantes e ele não pode deixar que suas emoções tomem conta. Até mesmo para manter todos os envolvidos calmos.  

O que um médico faz no dia a dia?

Não há uma rotina fixa para um médico. Afinal, as funções desse profissional variam de acordo com o local em que trabalha e a especialização que ele opta por fazer. Porém, se destacam os cuidados diretos com a saúde das pessoas. Para isso, ele pode fazer consultas, solicitar exames, indicar os melhores tratamentos e realizar o acompanhamento geral do quadro. Fora isso, algumas das outras atribuições de um médico são:

  • gerenciar as equipes multidisciplinares; 
  • indicar e realizar os tratamentos necessários;
  • ficar em contato com os outros profissionais responsáveis pelos pacientes para garantir a recuperação total deles;
  • fazer cirurgias; 
  • conversar com os pacientes e acompanhantes. 

Tudo isso são coisas mais gerais. Profissionais mais específicos, como psiquiatras ou dermatologistas, possuem inúmeras outras funções. No entanto, em todos os casos é necessário realizá-las com cuidado, atenção e, acima de tudo, ética. 

Sonha em se tornar médico? Então venha para a Pitágoras!

Ficou ainda mais interessado no curso de Medicina após aprender sobre essa faculdades? Então saiba que na Pitágoras você consegue realizar o sonho de se qualificar para atuar nessa área, pagando mensalidades com preços justos e ainda estudando em uma das melhores instituições de ensino superior particulares do Brasil. 

Nela, você também tem acesso a laboratórios e outras dependências equipados com tudo o que há de mais moderno e professores altamente qualificados e dispostos a te ajudar na jornada para se tornar um profissional de sucesso. 

Não perca essa oportunidade! Clique aqui e faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular ou escolha uma das diversas outras formas de ingresso e saia na frente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.