A Faculdade de Marketing é responsável por formar profissionais habilitados em comunicação, capazes de desenvolver estratégias para destacar marcas e produtos no mercado. O marketing ganhou ainda mais força com a internet e as redes sociais, já que esses meios se tornaram espaços funcionais para a publicidade.
Considerada uma profissão do futuro, o profissional de marketing é um especialista cada vez mais requisitado por empresas de diferentes setores. Isso porque, esse profissional é responsável por expandir o alcance da marca e fortalecer o desejo de compra dos clientes. Além de desenvolver pesquisas sobre os melhores métodos de atuação da empresa no mercado. Ficou interessado sobre essa carreira e quer saber mais sobre como funciona uma Faculdade de Marketing? Então, entenda tudo sobre esse curso na leitura abaixo.
O que faz um profissional de marketing?
Após concluir a Faculdade de Marketing, esse profissional atua no mercado de trabalho de forma estratégica. Ele é responsável por desenvolver melhorias e alavancar marcas e a venda de produtos e serviços.
Através de pesquisas de comportamentos de consumidores, planejamento estratégico e implementações de ações, esse profissional trabalha para antecipar tendências e atender os desejos dos consumidores.
Nos últimos anos, o marketing digital se tornou um dos campos de maior atuação desse profissional. Com isso, é possível prever um crescimento para a carreira de marketing. E o primeiro passo para ingressar nesta área é através da Faculdade de Marketing.
Tipos de Faculdade de Marketing
A Faculdade de Marketing é essencial para um profissional capacitado e habilidoso atuar no mercado de trabalho. Através do desenvolvimento de capacidades técnicas e teóricas, esse aluno se torna um especialista na área.
Existem dois tipos de Faculdade de Marketing: bacharelado e tecnólogo.
Bacharel em marketing
O bacharelado é a forma tradicional de faculdade e possui duração em média de quatro anos. Além disso, no curso bacharelado o estudante possui disciplinas mais focadas em economia, estatística e sociologia. Porém, por se tratar de área de atuação recente, poucas faculdades oferecem cursos no formato de bacharel.
Tecnólogo em marketing
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing é definido como como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. O tecnólogo em marketing também é um curso de nível superior, porém tem duração média de dois anos (ou quatro semestres). Esse curso possui disciplinas mais estratégicas e foco maior na atuação prática.
Como é a Faculdade de Marketing?
Na Faculdade de Marketing o estudante estudará disciplinas focadas em gestão de negócios, empreendedorismo, comportamento de consumidores e diversas outras. Através dessas disciplinas o aluno desenvolve habilidades específicas para atuar no marketing.
Em média, a Faculdade de Marketing com formação em tecnólogo possui duração de dois anos (ou quatro semestres). E tem carga horária de 400h por semestre. Essas horas são divididas entre as diversas disciplinas, aulas e atividades.
Confira algumas das disciplinas que é possível estudar na Faculdade de Marketing.
- Homem, Cultura e Sociedade
- Empreendedorismo
- Gestão de Projetos
- Modelos de Gestão
- Legislação Social e Trabalhista
- Responsabilidade Social e Ambiental
- Gestão de Pessoas
- Matemática Financeira
- Planejamento Estratégico
- Metodologia Científica
- Comportamento do Consumidor
- Composto Mercadológico
- Marketing de Produtos e Serviços
- Pesquisa Mercadológica
- Planejamento e Inteligência de Marketing
- Marketing Digital
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
- Processos Logísticos
- Guia de Percurso
- Trade Marketing
Modalidades de ensino
A Faculdade de Marketing possui três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD. Todas as modalidades são reconhecidas pelo MEC como cursos de nível superior.
A modalidade presencial é a mais tradicional de ensino e exige que o aluno compareça diariamente ao polo de ensino, onde assistirá a aulas e desenvolverá as atividades propostas.
Já na modalidade semipresencial, o aluno comparece ao polo da instituição de ensino apenas uma vez por semana, onde assiste aulas transmitidas ao vivo e recebe auxílio de tutores qualificados. Os demais trabalhos e atividades são executados de forma remota e em uma plataforma digital.
Já na Faculdade de Marketing EAD o aluno possui total autonomia para desenvolver o seu plano de estudos. Em uma plataforma online, são disponibilizados ao estudante web aulas, atividades e trabalhos. Com isso, o aluno escolhe o melhor dia e horário para estudar. É necessário comparecer ao polo de ensino apenas para a realização de provas.
Mercado de trabalho depois da Faculdade de Marketing
Como citamos anteriormente, o mercado de trabalho voltado para a área do marketing está em expansão e em busca de novos profissionais. Após a conclusão da Faculdade de Marketing, esse profissional pode atuar em diferentes áreas, como: marketing digital, endomarketing, consultoria de marketing, propaganda, entre outras.
A atuação desse profissional pode ocorrer diretamente dentro das empresas.Integrando setores especializados em marketing. E com isso desenvolver estratégias para aquela organização em si. Ou o profissional pode atuar em agências de marketing, onde desenvolve estratégias para diferentes empresas, em diferentes setores da economia e com diferentes ramos de atuação.
Além disso, o profissional de marketing pode trabalhar de forma autônoma. Desenvolvendo consultorias e projetos personalizados para seus clientes. A Faculdade de Marketing oferece habilidades necessárias para a gestão de negócios e para o empreendedorismo.
Quanto ganha um profissional de marketing?
O salário de um profissional de marketing varia de acordo com a área de atuação e a forma de atuação. Mas, podemos citar o cargo de analista de marketing, que inicia ganhando R$ 2.578 e pode chegar até R$ 4.966.
Já o profissional especialista em marketing digital inicia ganhando R$ 3.831 e pode vir a ganhar até R $6.577,00, dependendo do grau de especialização.
Mas, esses valores podem ser alterados dependendo da empresa de atuação ou se o profissional optar por uma carreira autônoma.
Como escolher uma boa Faculdade de Marketing
Uma das maiores dúvidas dos estudantes é como escolher a Faculdade de Marketing. Para ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas e considerações para você levar em conta no momento da decisão.
Flexibilidade
A flexibilidade leva em conta a sua disponibilidade para assistir às aulas de forma presencial, semipresencial ou EAD. Considere o tempo de deslocamento até o polo de ensino e constância da rotina de ensino.
Tempo
Em quanto tempo você quer se formar? Como citamos, existem duas modalidades de Faculdades de Marketing. A formação tecnológica de nível superior tem um tempo reduzido e desenvolve na prática as habilidades para a carreira de marketing.
Preço
O preço é um dos fatores que mais influenciam na hora de tomar a decisão. Porém, algumas Faculdades de Marketing oferecem preços acessíveis e bolsas de estudo. Verifique as possibilidades.
Certificação e qualidade de ensino
É fundamental escolher uma Faculdade de Marketing que possua certificação e seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Isso garante alta qualidade do ensino.
A Pitágoras tem o curso em marketing ideal para você
A Pitágoras é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos profissionais que forma e pelo seu avançado método de ensino. A instituição conta com profissionais altamente qualificados, pólos modernos e plataformas digitais avançadas. Na Pitágoras, você encontra a Faculdade de Marketing ideal para você, com flexibilidade, ideal para o seu tempo, com preço acessível e com certificação do MEC.
Acesse o nosso site, confira tudo sobre o nosso curso de marketing, inscreva-se e realize o seu sonho do diploma em ensino superior!