Faculdade de Logística: Conheça tudo sobre essa graduação!

profissional de logística

Desconto nota do Enem

A área de Logística apresentou um forte crescimento ao longo dos últimos anos. Por isso, faculdades importantes, como a Pitágoras, já oferecem uma graduação totalmente voltada para esse campo de atuação. Então, se quiser saber tudo sobre o curso de Logística, fique conosco para vermos todos os detalhes dessa formação.

Como é o curso de Logística?

A graduação em Logística é de tipo tecnólogo. Ou seja, é uma graduação de curta duração e que otimiza as matérias sem perder a qualidade da aprendizagem. Assim, os alunos entram mais cedo para o mercado de trabalho e podem conquistar o seu espaço profissional antes.

O curso superior de Logística tem em média 2 anos de duração. Por isso, esta é uma graduação de curta duração, como já mencionamos. Nessa faculdade, o aluno terá contato com matérias específicas da área de Logística para se tornar um técnico capaz de exercer funções cruciais dentro de empresas.

Além disso, é uma faculdade que oferece as modalidades de ensino a distância, ou 100% EAD, e semipresencial. Fundamental nos dias de hoje, quando as tarefas diárias exigem cada vez mais flexibilidade para que os alunos tenham mais autonomia para formar suas rotinas de estudo onde e quando quiserem.

O curso de Logística tem TCC, estágio ou horas complementares?

Ao longo dos semestres, os alunos são chamados a realizar o Projeto Integrado. Ou seja, o Trabalho de Conclusão de Curso, ou TCC, é feito em etapas e com a coordenação e orientação dos professores. Dessa forma, sim, o curso de Logística tem um TCC e todos os alunos precisam executar essa tarefa para realizar a formação completa. O projeto integrado representa um total de 400 horas durante toda a graduação.

Já o estágio no curso de Logística não é obrigatório, mas sempre recomendável, principalmente após a metade do curso, já que nesse período o aluno terá mais capacidade e suporte educacional para exercer funções determinantes dentro de empresas. Portanto, se você pensa em estagiar, pode encontrar uma oportunidade excelente se estiver estudando no curso de Logística.

As horas complementares são obrigatórias e somam 100 horas que devem ser apresentadas. Por isso, fique ligado nessa informação, que é essencial para quem deseja realizar uma formação completa.

Conteúdos estudados na Faculdade de Logística

As matérias desse tecnólogo são totalmente voltadas para as demandas de Logística no mercado de trabalho. Por ter passado por um crescimento grande, essa área carece de profissionais qualificados e, dessa maneira, é uma excelente oportunidade para quem deseja preencher vagas importantes nas empresas que necessitam de suporte logístico.

E como estamos tratando aqui sobre os conteúdos programáticos do curso de Logística, podemos elencar:

  • Processos logísticos;
  • Gestão da produção;
  • Matemática financeira;
  • Legislação empresarial aplicada;
  • Métodos quantitativos, entre outros.

E agora que você já conhece mais sobre as disciplinas do curso de Logística, vamos conhecer tudo sobre as modalidades de ensino dessa graduação.

Modalidades da Faculdade de Logística na Pitágoras

Presencial

A modalidade presencial é voltada para os estudantes que não querem perder o vínculo físico com a universidade. Assim, comparecem na faculdade durante a semana para realizar trabalhos em grupo, frequentar as aulas, realizar testes e provas e aproveitar toda a infraestrutura que a Pitágoras oferece aos estudantes.

Semipresencial

No módulo semipresencial, o aluno garante flexibilidade de horário para estudar onde e quando quiser, sem perder o vínculo físico com a universidade. Nessa modalidade, os estudantes comparecem uma vez por semana na sua unidade de ensino para realizar testes e provas, realizar trabalhos em grupo e ter aulas presenciais.

Tour pela prova do Enem

Ainda, no restante do tempo o aluno aproveita o conteúdo programático dentro do AVA, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que é a plataforma de ensino digital da Pitágoras. Nesse ambiente, totalmente preparado para dar apoio na aprendizagem, o aluno acessa as matérias, interage com os colegas de sala por meio de fóruns de discussão e tem contato com os professores e tutores.

EAD

O curso de Logística 100% EAD já é uma realidade na Pitágoras. É recomendado para os alunos que precisam de autonomia para gerir os seus horários de estudo. Ainda, devem comparecer na sua unidade de ensino uma vez por mês. Este dia é direcionado para a realização de exames e provas.

E assim como acontece na modalidade semipresencial, no EAD os alunos acessam o conteúdo do curso de Logística no AVA, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pitágoras. É um ambiente intuitivo e com diversos recursos que auxiliam o estudante a realizar a sua formação, realizando uma verdadeira imersão no universo da Logística.

Perfil de quem faz Faculdade de Logística

Para trabalhar com Logística não basta desejar atuar nessa profissão. É preciso ter algumas habilidades internas que vão desempenhar um papel decisivo na hora de trabalhar em um campo que requer senso de responsabilidade. Por ter que lidar com processos importantes, esse profissional precisa estar alinhado com posturas certas e com um perfil capaz de enfrentar problemas e tomar boas decisões.

Saber trabalhar em equipe

É certo que o ramo da Logística emprega muitos profissionais atualmente. E por isso existem verdadeiras equipes que estão por trás das principais demandas em Logística. Então, é preciso que esse profissional consiga realizar trabalhos em equipe e saiba gerir processos que dependem de várias pessoas.

Dessa maneira, é preciso ter bastante jogo de cintura e saber trabalhar sob pressão. Por isso, se você gosta de trabalhar em equipe, essa área pode ser perfeita para você.

Ser organizado

É crucial ter organização para trabalhar com Logística. Já que esse profissional vai ter que lidar com muitos processos ao mesmo tempo, principalmente os que vão trabalhar com rotas de envio de mercadorias. Dependendo da demanda da empresa, é preciso ser bastante rígido com a organização e, por isso, manter-se focado no trabalho que está sendo realizado.

Ter proatividade

Ser proativo dentro das empresas é uma colocação ímpar para os profissionais de Logística. Fazendo parte também do trabalho em equipe, a proatividade é um dos itens mais cruciais para os que desejam trabalhar com Logística. Porque as demandas internas e externas vão exigir uma postura voltada para a resolução ágil de problemas e demais intercorrências que podem surgir ao longo do trabalho.

Faculdade de Logística: atividades desse profissional

O profissional de Logística será convocado a realizar tarefas distintas dentro de empresas. Muitas vezes, será direcionado para realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo. Isso porque muitas empresas que lidam com logística ainda estão em processo de expansão e, dessa forma, requerem profissionais que saibam realizar todas as atividades dentro do ramo da Logística.

Assim, podemos avaliar algumas atividades que esse profissional desempenha, como:

  • Gerir processos de armazenamento de produtos diversos;
  • Gerenciar a cadeia de suprimentos;
  • Coordenar rotas de entrega e meios de transporte;
  • Integrar projetos de qualidade em Logística;
  • Prestar consultorias na área da Logística, entre outros.

Todas as atividades, como já pontuamos, requerem total foco e atenção para as tarefas que são desempenhadas. Por lidar com transporte de produtos, muitos deles de alto valor, o profissional necessita de organização máxima.

Faça a Faculdade de Logística na Pitágoras!

A Pitágoras é a sua escolha certa para estudar Logística! Nessa universidade, os alunos podem ainda optar pelo ensino a distância, que é uma grande oportunidade para os estudantes que precisam manter outras atividades e que desejam realizar o sonho da graduação.

Quem está buscando pela melhor infraestrutura e ter contato com professores que possuem larga experiência no mercado de trabalho, encontra na Pitágoras a universidade ideal para estudar Logística. São anos de experiência no ensino superior, representando uma marca consagrada no campo educacional do Brasil. Por isso, não perca mais tempo procurando uma faculdade para fazer o curso de Logística. Faça Pitágoras!
Clique aqui e seja direcionado para o portal onde você poderá se inscrever para o processo seletivo da Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados