Faculdade de Jornalismo: Saiba tudo sobre essa graduação!

Áreas do jornalismo

Antes de resolver ingressar em um curso superior, é necessário procurar saber tudo o que puder sobre ele. Afinal, isso serve para que você tenha certeza de estar fazendo a escolha certa e ainda se preparar para o que lhe espera pela frente.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo completo explicando tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Jornalismo. Nele, falamos como é o curso, a grade curricular dele e ainda um pouco sobre o dia a dia desse profissional. 

Confira!

Como é o curso de Jornalismo?

A Faculdade de Jornalismo é um bacharelado com duração mínima de 4 anos. Devido a essa característica, ela oferece uma formação completa e multidisciplinar, fornecendo aos estudantes todas as ferramentas necessárias para que eles se tornem profissionais preparados para enfrentar todos os desafios do dia a dia no mercado de trabalho. 

Durante as aulas, os alunos têm contato com as diferentes áreas de atuação do jornalista no mercado de trabalho atual e também com gêneros textuais, técnicas de entrevista e escrita e muito mais. 

No mais, essa é uma graduação que demanda que os estudantes leiam bastante e se mantenham sempre atualizados sobre os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo e ainda exercitem suas habilidades de escrita e comunicação. 

Mesmo que no Brasil não seja exigido o diploma para que uma pessoa atue como jornalista, muitos veículos de comunicação só contratam profissionais com ensino superior. Logo, essa faculdade ainda é a porta de ingresso para o mercado de trabalho para quem sonha em viver de notícia.  

A graduação em Jornalismo tem TCC e horas complementares?

Como acontece em grande parte dos cursos de nível superior, a Faculdade de Jornalismo conta com um TCC, ou Trabalho para Conclusão de Curso. Ao todo, são disponibilizadas 140 horas para a conclusão desta atividade, que deve ser entregue e apresentada a uma banca analisadora. 

A graduação também exige o cumprimento de 360 horas de atividades complementares, que podem ser acumuladas desde o primeiro semestre e também mais 200 horas de um estágio supervisionado. 

Como é a grade curricular do curso de Jornalismo?

O futuro jornalista vê, enquanto está na faculdade, tanto disciplinas teóricas quanto práticas. Isso serve para garantir uma formação mais do que completa e que cria profissionais éticos e preparados para atuar nos mais diversos setores.

Dito isso, algumas das principais disciplinas vistas nela são: 

  • Teoria da comunicação; 
  • Teorias do Jornalismo; 
  • Comunicação e discurso; 
  • Idiomas instrumentais para comunicação;
  • Gêneros jornalísticos e técnicas da entrevista; 
  • Jornalismo especializado; 
  • Rádio e radiojornalismo; 
  • Telejornalismo; 
  • Fotojornalismo e muito mais. 

Modalidades disponíveis para Jornalismo na Pitágoras

A Pitágoras, atualmente, oferece o curso de Jornalismo na modalidade 100% EAD. Confira a seguir como ela funciona na prática. 

100% EAD 

Ao fazer o curso de Jornalismo EAD, o estudante só terá a obrigação de ir presencialmente até a faculdade durante o período das avaliações semestrais, já que por conta de uma recomendação do MEC, os exames devem ser feitos dessa maneira. 

Os conteúdos das aulas são assistidos acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição, o AVA. Esse portal também conta com uma biblioteca online completa, indicações de leituras e atividades complementares e até mesmo fóruns para discussão dos assuntos e tutores online para ajudar os alunos no que for preciso. 

Perfil do estudante de Jornalismo 

O estudante de Jornalismo, normalmente, tem um perfil curioso e com sede por conhecimento, visto que essas são duas coisas mais do que necessárias para se destacar na profissão. Veja a seguir mais um pouco sobre as características essenciais para ele!

É curioso

Um estudante de Jornalismo sempre precisa querer saber mais. Ele precisa aprender a olhar além da superfície, até porque a notícia nem sempre pulará no seu colo. Isso também ajuda a deixá-lo atualizado sobre as últimas técnicas e no que está sendo feito atualmente nos principais meios de comunicação.

Gosta de se manter informado 

Outra coisa essencial para qualquer aluno de Jornalismo é se manter informado sobre tudo o que acontece, não apenas na sua região, mas também no país inteiro e no mundo. Para isso, é preciso ler jornais, visitar sites especializados em notícias e até mesmo assistir aos telejornais e ouvir rádio. Tudo o que fornecer informações confiáveis é bem vindo. 

Sabe se comunicar bem 

O trabalho de um jornalista é comunicar, para deixar as pessoas informadas sobre coisas que possam ser do seu interesse. Logo, o aluno precisa desde a graduação saber se comunicar bem, tanto de maneira oral quanto escrita. 

Mas isso não quer dizer ter uma escrita cheia de floreios e palavras difíceis. Uma parte importante desse processo é fazer com que as informações possam ser compreendidas por todos os tipos de pessoas. Isso significa escrever de maneira clara e ordenada. 

Quais as atividades do dia a dia do jornalista?

O dia a dia de um jornalista é bem variado e, dependendo da área que ele escolher para atuar, pode ser cheio de surpresas. A seguir, separamos algumas das principais atribuições desse profissional nos principais setores. São elas:

  • apurar as informações que chegam na redação, para garantir que elas sejam fiéis à realidade;
  • montar as pautas; 
  • sair na rua para gravar as matérias, o que inclui escrever o texto final; 
  • fazer entrevistas gravadas e ao vivo; 
  • gerenciar a redação;
  • montar os jornais que vão ao diariamente e muito mais. 

Quer fazer faculdade? Veja como a Pitágoras te ajuda a realizar esse sonho!

Já decidiu que vai fazer Faculdade de Jornalismo? Então venha para uma das melhores instituições de ensino superior privada do Brasil, a Pitágoras, e aproveite todas as vantagens que ela te oferece para que você consiga se tornar um profissional completo. 

Nela, você conta com o apoio de um corpo docente altamente qualificado, ferramentas para ter a melhor experiência possível com as aulas online e ajuda para ingressar no mercado de trabalho, com o acesso ao Portal Conecta. 

Não ache que tudo isso sai caro, viu? Na Pitágoras, as mensalidades cabem no seu bolso e a instituição ainda conta com várias bolsas de estudo e outros descontos especiais para você escolher o que melhor se encaixa com a sua situação. 

Vai perder essa oportunidade? Clique aqui para se inscrever no processo de seleção e garantir a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.