Quantos anos dura a Faculdade de Jornalismo? Descubra aqui!

Pretende fazer Faculdade de Jornalismo, mas ainda não sabe ao certo em quanto tempo estará formado? Então você veio ao local certo pois, neste artigo explicamos a duração total deste curso, a carga horária de cada semestre e ainda explicamos como isso é definido. 

Não perca e continue lendo para aprender mais!

A duração do curso de Jornalismo é de 4 anos em média!

O curso de Jornalismo, que é do tipo bacharelado, tem uma duração mínima de 4 anos. Esse tempo é o suficiente para que o estudante absorva todo o conhecimento necessário para exercer essa profissão no futuro, através de aulas práticas e teóricas.

Confira a carga horária da Faculdade de Jornalismo por semestre na Pitágoras 

A carga horária não é a mesma em todos os semestres. Isso acontece por causa das diferentes disciplinas, que possuem pesos variados na grade total, e da distribuição delas durante o curso. No entanto,é comum que os primeiros anos do curso sejam um pouco mais leves. 

Dito isso, confira como é dividida a carga horária da graduação em Jornalismo da Pitágoras:

  • 1º Semestre: 285 horas;
  • 2º Semestre: 285 horas;
  • 3º Semestre: 285 horas;
  • 4º Semestre: 295 horas; 
  • 5º Semestre: 285 horas;
  • 6º Semestre: 285 horas; 
  • 7º Semestre: 565 horas; 
  • 8º Semestre: 355 horas.

O currículo conta com um total de 3.000 horas, que são divididas entre as aulas e um estágio supervisionado, que é de 200 horas. A Faculdade de Jornalismo também exige o cumprimento de 360 horas de atividades complementares.

Como é definido quanto tempo dura a Faculdade de Jornalismo?

O tempo mínimo de duração de um curso é fixado pelo Ministério da Educação (MEC), levando em consideração o conteúdo dele. Logo, as instituições de ensino superior devem seguir essa recomendação para serem consideradas válidas. O tempo dele, no entanto, pode variar para mais ou para menos por causa de algumas coisas. 

A principal delas são as temidas DP’s, que é uma sigla utilizada para quando um aluno não consegue ser aprovado em alguma disciplina. Por conta disso, ele deverá ter que cursá-la novamente no semestre seguinte, o que acaba atrasando a graduação em mais seis meses.

Existem também os créditos estudantis, que são uma espécie de medida utilizada pelas instituições, com cada curso possuindo um mínimo para que seja concluído, e podem influenciar diretamente na duração dele. Por exemplo, se você não cumpri-los, pode pegar uma DP. Porém, caso esteja em uma segunda graduação na mesma área, pode utilizar os da primeira faculdade. Legal, não é?

Caso tenha pressa em se graduar, você sempre pode escolher um curso com duração menor, como os de nível tecnológico, que duram em média 2 anos. Com isso, pode ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

Sonhar em fazer Faculdade de Jornalismo? Veja como a Pitágoras pode te ajudar!

Está preparado para ingressar em um curso superior e partir para a próxima etapa da sua vida? Então saiba que a Pitágoras está aqui para te ajudar durante todo o caminho, com diversas vantagens para deixar a caminhada mais leve e prazerosa. 

A instituição, que tem anos de tradição e é considerada uma das referências em ensino superior no Brasil, oferece uma formação completa, possibilidade de estudar 100% a distância e ainda mensalidades que cabem no seu bolso e ajuda para ingressar no mercado de trabalho. 

Por isso, não perca tempo e faça agora mesmo sua inscrição no nosso vestibular clicando aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.