Veja quantos anos dura a Faculdade de Gastronomia!

Desconto nota do Enem

Você já se perguntou quantos anos a Faculdade de Gastronomia dura, afinal? Então saiba que essa é uma dúvida bem comum para os vestibulandos que sonham em ingressar nessa área e bem importante, pois saber a duração é importante para se organizar, tanto para assistir às aulas quanto financeiramente. 

Pensando em te ajudar com isso, nós separamos a seguir a duração total e por semestre do curso de Gastronomia da Pitágoras e ainda explicamos como isso é definido e se é possível que ele seja finalizado em mais ou menos tempo que o planejado. Confira!

A duração da Faculdade de Gastronomia é de 2 anos em média!

A graduação em Gastronomia é um CST, ou Curso Superior de Tecnologia, com duração de dois anos. Ao todo são 1.720 horas de aprendizado em sala de aula. Sim, esse é tempo mais do que o suficiente para absorver todo o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho, porque a grade curricular é montada para cobrir todo ele. 

Confira a carga horária do curso de Gastronomia na Pitágoras por semestre!

  • 1º semestre: 354 horas
  • 2º semestre: 354 horas 
  • 3º semestre: 434 horas 
  • 4º semestre: 474 horas

Como é definido quanto tempo dura a Faculdade de Gastronomia?

A duração de um curso superior de maneira geral, e não apenas o de Gastronomia, é definida por uma série de fatores e estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O principal é o tipo, ou seja, se ele é bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 

Os dois primeiros são maiores, a partir de quatro anos, pois focam em assuntos de base para a profissão, enquanto que o último costuma ser menor, como vemos em Gastronomia, pois são focados em preparar o profissional para ingressar diretamente no mercado de trabalho após formado. Por isso, quem deseja se formar no menor tempo possível, sempre pode optar pelos CSTs da Pitágoras. 

Tour pela prova do Enem

O período de dois anos, que é o tempo médio exigido para que seja cumprida a carga horária mínima exigida pelo MEC em Gastronomia, como já mencionamos, ainda pode variar.

Um exemplo de variante são os créditos estudantis, que são uma medida utilizada para acompanhar o avanço do estudante. Cada disciplina estabelece um mínimo de créditos, que podem ser atividades, participação em aula, para aprovação nelas. 

Esses créditos podem ser utilizados para diminuir o tempo da graduação, caso o estudante já tenha cursado a disciplina em uma primeira faculdade.

Ao mesmo tempo, a duração do curso pode se estender por causa das temidas DPs (dependência em uma matéria), que é quando o aluno não consegue alcançar nota ou créditos suficientes para ser aprovado e precisa refazer toda a disciplina no semestre seguinte, o que pode causar atrasos. 

Venha para a Pitágoras e realize o seu sonho de fazer a Faculdade de Gastronomia!

E aí, agora que descobriu quantos anos a Faculdade de Gastronomia dura, você ficou ainda mais interessado em fazer essa graduação? Então aproveite as vantagens que a Pitágoras oferece e estude em uma das melhores faculdades do Brasil. 

A instituição conta apenas com os melhores professores no seu corpo docente, oferece uma infraestrutura moderna e total suporte para que você consiga construir uma carreira de sucesso, como apoio para ingressar no mercado de trabalho sem custos adicionais. 

Falando em custos, as mensalidades da Pitágoras cabem no bolso e você ainda pode conseguir uma das várias bolsas de estudos oferecidas por ela. Fora isso, a faculdade te entrega total flexibilidade de horário com os cursos na modalidade EAD.

Faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular e participe do nosso processo seletivo e comece a construir o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados