Conheça tudo sobre a Faculdade de Artes Visuais!

estudante de artes

Desconto nota do Enem

Se interessa por Artes Visuais e sonha em construir uma carreira nessa área? Então veja tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Artes Visuais no artigo que trouxemos para você a seguir!

Nele, você descobrirá como é esse curso, quais são as disciplinas, as modalidades e ainda como é o mercado de trabalho e qual é o perfil desse profissional. Tudo para você conseguir fazer uma escolha consciente sobre qual graduação fazer. 

Não perca tempo e confira!

Como é o Bacharelado em Artes Visuais?

O bacharelado em Artes Visuais é um curso de nível superior com duração média de quatro anos, que são divididos em oito semestres. Durante esse tempo, o estudante aprende a desenvolver uma percepção artística e ainda refletir, produzir e fazer críticas de arte como um todo.

O curso é estruturado para capacitar os alunos para que eles possam, após formados, planejar e organizar projetos artísticos, fazer curadoria e recuperação de arte. Tudo isso em diversas plataformas e formatos, como o digital. 

Por conta disso, essa graduação é uma excelente oportunidade para pessoas criativas e que gostam de se expressar por meio da arte utilizarem as suas afinidades para alcançarem uma carreira profissional de sucesso. 

Esse curso exige horas complementares ou TCC?

Sim, o curso superior de Artes Visuais, assim como todos os cursos de nível bacharelado, exige a entrega e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, ao final da graduação. Apenas após isso o estudante tem acesso ao diploma e pode atuar como profissional da área. 

Fora isso, também é exigido o cumprimento de atividades complementares, que podem ser realizadas ao longo dos quatro anos de curso e que podem ser feitas desde o início. 

Quais os conteúdos estudados na Faculdade de Artes Visuais?

A grade curricular da faculdade de Artes Visuais é bem diversa e conta tanto com disciplinas teóricas, quanto práticas. Vale destacar que não existe nenhuma mais importante, visto que todas são essenciais para uma formação profissional completa. 

Confira a seguir algumas das matérias que o estudante terá nessa graduação:

  • história da arte; 
  • vídeo e performance;
  • gravura; 
  • desenho; 
  • cinema;
  • fotografia;
  • modelagem e escultura; 
  • linguagem visual; 
  • pintura; 
  • leitura de imagens. 

Como essa é uma faculdade de longa duração, são vistas diversas outras disciplinas, pensadas especialmente para formar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas e enfrentar quaisquer desafios do mercado de trabalho!

Modalidades do curso de Artes Visuais na Pitágoras 

A Pitágoras oferece o curso de Artes Visuais de nível de bacharelado na modalidade EAD, que é uma sigla para Educação à Distância. Confira a seguir como ele funciona!

EAD

O curso de Artes Visuais EAD da Pitágoras é feito 100% online. O estudante só precisa se dirigir presencialmente até a unidade mais próxima de sua casa para fazer as provas semestrais ou nos casos em que a faculdade faça uma convocação prévia. 

Tour pela prova do Enem

Todas as aulas são assistidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, que é uma sala de aula virtual completa. Nela, é possível encontrar as videoaulas gravadas e que podem ser acessadas a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias, livros didáticos digitais, indicações de leituras complementares, fóruns para interação entre os estudantes e até mesmo tutores online, para ajudar com quaisquer dúvidas. 

Perfil de quem faz Faculdade de Artes Visuais 

Por conta da natureza da área, o estudante de Artes Visuais precisa ter uma sensibilidade aflorada. Além disso, ele deve conseguir se adaptar bem. Afinal, a arte está em constante mudança e novas formas de se expressar surgem todos os dias. A seguir, nós trouxemos mais características essenciais do perfil de um bacharel nessa área. 

Criativo 

Pode parecer meio óbvio, mas é importante destacar que um profissional de artes visuais precisa ser uma pessoa criativa. Até porque é preciso ter uma mente aberta para imaginar novas formas de apresentar o mundo em que vivemos de uma maneira artística e que desperte sentimentos.

Além disso, ela deve saber escolher as melhores ferramentas e meios para expressar essa criatividade e a graduação potencializa essa característica e ensina as ferramentas necessárias para potencializá-la. 

Expressivo 

Saber se expressar bem é outra característica essencial do perfil do profissional de Artes Visuais, especialmente saber repassar para o público consumidor o que ele quis dizer com cada obra artística que produzir. 

Goste de artes 

É necessário não apenas gostar de admirar uma obra de arte, mas querer produzi-las, imaginar quais técnicas os artistas usaram na criação e o porquê delas terem sido escolhidas, são todas características essenciais para esse profissional. 

Se mantenha atualizado

Por último, como ocorre em qualquer outra profissão, é importante gostar de ler e sempre se manter atualizado nas últimas técnicas. Quem busca trabalhar como autônomo ou até mesmo em empresas, também precisa saber quais são as tendências do mercado para conseguir fazer uma carreira e se destacar profissionalmente no futuro. 

Quais as atividades diárias de um artista visual?

As atividades de um artista visual são bem variadas e dependem de qual área de atuação ele escolheu seguir após formado. Por exemplo, um curador não será tão focado na produção artística, mas na organização de exposições, segurança das obras e até mesmo na manutenção delas. 

Já a vida de um produtor de eventos pode ser mais dinâmica e fora da rotina, já que ele precisará resolver todas as questões que envolvem esse tipo de atividade, como escolha do local, contratação de artistas e da equipe de apoio. 

Dito isso, separamos a seguir algumas das principais atividades que um profissional de Artes Visuais pode exercer no seu dia a dia. São elas:

  • recuperar obras de artes ou outros objetos artísticos antigos para que eles voltem à sua forma original; 
  • planejar exposições; 
  • organizar e gerenciar as exposições artísticas; 
  • lecionar o ensino artístico;
  • fazer crítica de arte;
  • fazer a seleção e classificação de obras de arte;
  • criar desenhos, ilustrações e até mesmo sites e vinhetas, entre outras coisas. 

Deu para ver que existem inúmeras oportunidades, não é? Fora tudo isso, o profissional pode ainda se especializar em um tema que gosta após formado e abrir ainda mais o leque de atividades que ele pode exercer no mercado de trabalho.

Sonha em cursar Artes Visuais? Então venha para a Pitágoras!

E aí, decidiu que a Faculdade de Artes Visuais é a escolha certa para você? Então aproveite as vantagens que a Pitágoras oferece para que você consiga realizar esse sonho sem passar sufoco. 

Uma delas é a oportunidade de estudar em uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, tendo acesso a uma infraestrutura de ponta e professores altamente qualificados, com mensalidades que cabem no bolso. 

Além do mais, a Pitágoras está presente por todo o país e oferece apoio para que você consiga ingressar o mais rápido possível no mercado de trabalho. Precisa de ajuda para arcar com os custos da graduação? Ela também conta com diversas bolsas de estudos e outros descontos especiais. Então não perca tempo, faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e fique um passo mais próximo de conquistar a carreira dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados