Quantos anos dura Arquitetura? Veja a duração dessa Faculdade!

quanto custa uma faculdade de arquitetura

Teste vocacional rápido

Se você se interessa pela graduação de Arquitetura e Urbanismo, este texto é especialmente para você. Aqui, te contaremos com mais detalhes sobre as dinâmicas e a duração do curso, bem como os seus períodos e obrigatoriedades que te levam a alcançar o seu tão almejado diploma. 

Ainda, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras oferece a você uma formação humanista e totalizante que engloba conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos. 

Confira na leitura abaixo!

Veja a carga horária do curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Pitágoras!

1º semestre: 285 horas 

2º semestre: 285 horas

3º semestre: 285 horas 

4º semestre: 355 horas 

5º semestre: 285 horas 

6º semestre: 285 horas 

7º semestre: 285 horas 

8º semestre: 375 horas 

9º semestre: 535 horas

10º semestre: 275 horas

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é recheado de informações interessantes, mas também possui alguns pontos de complexidade. Assim, conforme o Ministério da Educação (MEC), a duração deve ser de 5 anos. E, naturalmente, a Faculdade Pitágoras não só preza, como segue os padrões de qualidade do MEC, garantindo excelência em educação aos nossos estudantes. Ainda, aproveite para conferir mais sobre nosso vestibular clicando aqui.

Dessa maneira, esses 5 anos correspondem às 3.600h obrigatórias de formação. Estas, por sua vez, são divididas em períodos/semestres, totalizando 10 semestres com 200 dias letivos por ano.

No período de formação, o estudante deve cumprir todas as atividades obrigatórias descritas pelo curso. Então, as disciplinas que compõem a grade curricular, as atividades complementares, estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Veja como funciona a duração de um curso superior!

Em primeiro lugar, quando se fala sobre curso superior, é importante enfatizar que existem tipos distintos de cursos superiores. Assim, para além do bacharelado, temos também a licenciatura e o tecnólogo.

Ainda, cada um destes cursos têm finalidades formativas distintas. Mas, aqui, ao falar sobre duração, sabe-se que o bacharel é o curso superior de maior duração, segundo o MEC. Isto se deve ao que é atribuído ao longo da formação, assim como as possibilidades após graduado.

Também, nas categorias de formações mais curtinhas, temos a licenciatura e o tecnólogo. A primeira, é indicada aos profissionais que desejam adentrar em áreas direcionadas à educação. E, muitas vezes, os alunos realizam o bacharelado e a licenciatura em temas semelhantes.

Ademais, o tecnólogo é uma modalidade de curso superior bastante objetiva. A sua duração, tende, em média, ser de dois anos – ou menos. E a sua finalidade é adentrar no mercado de trabalho de modo objetivo, tendo possibilidades distintas de um bacharel ou licenciado, o preço também se difere dos demais cursos do ensino superior, clicando aqui você pode conhecer mais sobre, por exemplo, o valor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Desta maneira, o MEC estipula alguns padrões de carga horária, indo de 2.400h até 7.200h, variando conforme a finalidade e as obrigatoriedades dentro do curso. Assim, vale lembrar que todos os cursos superiores têm disciplinas, atividades e a maior parte deles, TCC, a serem cumpridos ao longo da formação, fazendo parte da carga horária determinada.

Por fim, você pode realizar uma segunda graduação com tempo de duração menor, utilizando os créditos realizados na primeira graduação. E, ao tratar de duração, esse é um ponto crucial, considerando que você tende a reduzir o tempo de formação da segunda. Mas, sempre confira com a instituição de ensino e confirme as possibilidades para a sua formação.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Arquitetura!

A Faculdade Pitágoras é um espaço criado para realizar sonhos. E, com toda a excelência e modernidade existente no mercado, abrimos portas e caminhos para que os seus se concretizem.

Assim, o nosso Sistema de Ensino te prepara para o mercado de trabalho de um jeito mais dinâmico e interativo. E o Canal Conecta, cria uma ponte com as vagas de estágio e emprego, conectando você com milhares de empresas em todo país.

Também, nosso apoio personalizado e avaliações continuadas, mantém nossos estudantes engajados em todas as fases de sua formação acadêmica. 

Então, não perca tempo: faça parte de um dos maiores grupos de ensino superior do mundo. Participe do nosso processo seletivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.