Como escolher uma boa faculdade em Campina Grande?

estudante escolhendo a melhor faculdade em campina grande

Desconto nota do Enem

Ter um diploma de nível superior há tempos deixou de ser um diferencial para aqueles que desejam boas colocações no mercado. O ingresso em uma graduação é o melhor caminho para trilhar uma carreira de sucesso, especialmente quando pensamos nas exigências bem apertadas das grandes empresas, não é mesmo? Mas tão importante quanto decidir o curso ideal é optar pelo melhor lugar para estudar! Você já sabe, por exemplo, como escolher uma faculdade em Campina Grande?

Estudar em Campina Grande por si só é algo bastante vantajoso — afinal, diversas boas faculdades estão centralizadas lá, em um dos principais polos industriais e econômicos da região Nordeste. No entanto, para se matricular naquela que, de fato, foca as necessidades do aluno, é preciso analisar uma série de fatores.

É por isso que, neste post sobre faculdade em Campina Grande, vamos:

  • auxiliar você a descobrir o que considerar na escolha;
  • mostrar quais aspectos têm grande peso na decisão;
  • listar os conceitos do Ministério da Educação (MEC) para instituições de ensino superior;
  • apresentar a faculdade Pitágoras em Campina Grande como opção de qualidade e excelência.

Acompanhe!

Conheça a infraestrutura

Vai prestar vestibular em Campina Grande e dar esse passo importante que é entrar em uma faculdade? Excelente, não tenha dúvidas de que você está no caminho certo! Contudo, como dissemos, é também necessário escolher uma instituição de ensino que garanta a melhor preparação para exercer a profissão escolhida e obter sucesso no mercado de trabalho. Um dos fatores a serem observados diz respeito à infraestrutura.

Não importa se você pretende estudar presencialmente ou a distância (por meio das modalidades semipresencial ou 100% online), analisar os recursos que a faculdade oferece para a realização do curso diz muito sobre ela. Por isso, verifique a existência e o estado dos laboratórios, bibliotecas, salas de apoio etc. Para as formações de EAD, busque saber se o Portal do Aluno tem suporte para os estudantes e tutores virtuais.

Analise a qualificação do corpo docente

Tanto ao optar por uma faculdade particular em Campina Grande quanto por uma pública, o corpo docente não pode ficar de fora da sua pesquisa. Tenha em mente que ele deve ser composto por profissionais amplamente capacitados e qualificados, afinal, são eles os responsáveis por transmitir o conhecimento que têm para os alunos por meio dos conteúdos elaborados.

Para uma faculdade, o MEC determina que os professores do corpo docente tenham, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu. No entanto, pesquisar sobre a bagagem que cada um carrega (como participação em projetos, pesquisas, outras formações etc.) conta bastante como experiência de mercado.

Tour pela prova do Enem

Pesquise as notas dos cursos no MEC

O MEC tem o compromisso de manter a qualidade do ensino no Brasil. Para o nível superior, ele utiliza de uma série de instrumentos para avaliar os cursos disponibilizados em todas as modalidades. Por isso, ao escolher uma faculdade m Campina Grande, é importante que você verifique não só o desempenho da instituição, como também o das formações oferecidas, de modo a endossar a sua escolha.

Os critérios para uma nota 5 no MEC incluem:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC), que examina a qualificação do corpo docente, desempenho dos alunos, infraestrutura do curso e recursos pedagógicos;
  • Conceito do Curso (CC), correspondendo a uma avaliação presencial na instituição e seus polos de apoio;
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova que avalia o conhecimento dos estudantes e, por meio disso, as metodologias de ensino empregadas pela faculdade.

Para consultar rodas essas informações, você pode acessar diretamente a página do MEC e selecionar a faculdade ou curso de seu interesse.

Confira a localização

A localização da instituição também é um aspecto que pesa na sua escolha. Caso for estudar presencialmente, é claro que a preferência é optar por uma faculdade por perto, não é mesmo? Por isso, verifique quais serão as formas de deslocamento, quais linhas de transporte atendem a região (além, é claro, do preço gasto), o tempo que leva para chegar até o campus, como é o trânsito local, se há a presença de estacionamentos etc.

Ter esse planejamento logístico é uma forma de tomar boas decisões e até mesmo economizar custos. O mesmo vale se for optar por uma faculdade no interior ou ingressar em cursos a distância, já que você precisará frequentar o polo de apoio da instituição para a realização de algumas provas e/ou aulas práticas, no caso das formações semipresenciais.

Verifique a aceitação da instituição no mercado de trabalho local

Já sabemos que Campina Grande é uma boa cidade para fazer faculdade. Justamente por isso, a instituição de ensino escolhida por você deve ser aquela que, além de cumprir os critérios abordados até então, tem boa aceitação no mercado de trabalho local. Aqui, vale destacar que apenas um nome reconhecido não é garantia de empregabilidade e acesso a oportunidades melhores, como alguns ainda podem pensar.

O que torna uma faculdade preparada para integrar seus alunos no mercado desde a graduação até a conclusão do curso são, também, os diferenciais que ela oferece a eles. Parcerias com empresas locais, por exemplo, é um critério que não deve ser deixado de fora da sua pesquisa. Outras formas de avaliar esse fator é colher depoimentos de alunos que passaram pela instituição, observando quais posições ocupam e de que maneiras suas experiências na instituição contribuíram para sua trajetória profissional.

Pronto! Agora você já tem as principais informações sobre faculdade em Campina Grande. Mas não pense que nossas dicas acabaram por aqui! É justamente nessa cidade paraibana que está localizada uma das unidades da Pitágoras — com diferenciais estratégicos para a formação e empregabilidade do aluno. Com corpo docente especializado, credenciamento ao MEC, ótima infraestrutura e portal de vagas exclusivo para os estudantes (Canal Conecta), oferecemos cursos de qualidade comprovada em diferentes modalidades, além de bolsas e financiamentos acessíveis.

Sendo assim, aproveite sua visita no blog para conferir também a nossa página institucional. Por lá, você encontrará os cursos disponíveis, modalidades de vestibular e até mesmo um canal para tirar de vez as suas dúvidas conosco. Esperamos você por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados