Vai fazer faculdade em BH? Fique atento a 8 pontos

alunos conferindo faculdades em bh

Desconto nota do Enem

Belo Horizonte é uma cidade muito querida por seus habitantes e, sem dúvidas, traz muitas oportunidades para quem é de outras regiões do Brasil. Se você também compartilha o amor por esse lugar — que é uma das melhores cidades para fazer faculdade — e está pensando em continuar os seus estudos, vai gostar deste artigo.

Neste post, falaremos sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de definir uma faculdade em Belo Horizonte. Com tantas opções, é fácil perder o foco e fazer uma escolha que, talvez, não seja a mais indicada para o seu estilo de vida e objetivos.

Por isso, é hora de tirar o cotovelo da mesa, ajustar a postura e prestar muita atenção nos pontos que serão passados a seguir. Eles serão determinantes na escolha da melhor instituição de ensino para o seu próximo vestibular em Belo Horizonte e, claro, para o restante de sua vida profissional. Vamos lá? Boa leitura!

Tradição da faculdade

Na hora de pensar em onde estudar em Belo Horizonte, é fundamental que o candidato considere a tradição da faculdade. Isso, no entanto, não tem uma relação direta com o tempo em que ela existe — ao contrário do que muitos pensam —, mas sim com a sua reputação e renome em frente às outras instituições.

Esse é o caso da Pitágoras! Apesar de ser relativamente jovem — é uma instituição que existe desde 2000 —, essa faculdade se consolidou no mercado com muita força e é, hoje, um dos principais nomes no ensino superior em todo o Brasil. Isso não pode ser deixado de lado na hora de sua decisão.

Inserção dos estudantes no mercado

Outra dica bacana é sempre pesquisar como anda a inserção dos estudantes no mercado regional. Para isso, é fundamental pesquisar ou tirar a prova perguntando para ex-alunos da faculdade sobre a sua realidade profissional após a graduação.

Quando falamos sobre instituições privadas, pode ser interessante considerar a escolha de faculdades que são atuantes em vários estados brasileiros. Esse é um bom indicativo de que o diploma é reconhecido nacionalmente e que, assim, você será ainda mais valorizado pelo mercado.

Localização das unidades

Outro ponto importante e que deve ser sempre considerado é a localização das unidades da instituição. É interessante que eles estejam dispostos em locais de fácil acesso, especialmente se você pretende mudar de cidade para fazer faculdade e não quer perder muito tempo — e dinheiro — se deslocando todos os dias.

Esse é, sem dúvidas, outro ponto positivo das unidades da Pitágoras. Por todo o país, elas estão localizadas em bons bairros, com toda a infraestrutura e acessibilidade que os estudantes merecem ter ao longo de seus estudos. Isso também é realidade quando falamos sobre essa faculdade particular em Belo Horizonte.

Existência de parcerias interessantes

Além de tudo isso, o estudante deve pesquisar também se há parcerias interessantes entre a faculdade e outras instituições ou órgãos. Isso complementa o aprendizado e faz com que ele seja multifatorial, algo muito importante para o mercado de trabalho.

Bons exemplos de parcerias presentes na Pitágoras são o Saraiva Jur, para estudantes da área do Direito, o Aula Destaque (para diversas graduações) e o Canal Conecta, sobre o qual falaremos melhor logo a seguir!

Tour pela prova do Enem

Possibilidade de conquistar bons estágios na área

Já que estamos falando sobre o Canal Conecta, nada mais justo que dedicarmos um tópico exclusivamente para esse assunto. Essa é uma plataforma que aproxima o aluno Pitágoras das melhores vagas de estágios do mercado.

Como sabemos, BH também é uma das melhores cidades do Brasil para trabalhar. Por isso, é fundamental que o estudante comece a vivenciar o dia a dia de sua carreira durante a graduação. Assim, ele sairá com o diploma e muita experiência em suas mãos!

Custo-benefício da instituição

Precificar a educação é um assunto bastante delicado. Sabemos que esse é um bem de valor inestimável, mas também é necessário reconhecer o caráter desigual de nosso país e entender que pessoas diferentes têm realidades financeiras bastante diversas. Por isso, é importante que o estudante também leve o custo-benefício em consideração na hora de escolher a melhor faculdade em BH.

Mais uma vez, podemos citar a Pitágoras como uma faculdade em destaque nesse cenário. Os valores das mensalidades são muito justos e cabem no bolso dos estudantes. Além disso, há a possibilidade de conquistar descontos, obter financiamentos e até mesmo bolsas de estudo.

Alternativas de bolsas e outros programas

Com o objetivo de democratizar a educação, a Pitágoras oferece uma série de alternativas para que o estudante possa estudar de graça ou, quem sabe, obter descontos interessantes em suas mensalidades ao longo do curso.

Além do FIES, o financiamento concedido pelo Governo Federal, há outras opções são descontos e bolsas concedidos pela própria instituição.

Formas de ingresso oferecidas

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de uma instituição que oferece formas de ingresso facilitadas aos seus estudantes. Afinal, nem sempre o que funciona para uma pessoa será válido para todas, certo?

Essa democratização no acesso é observada na Pitágoras, que possibilita o ingresso do candidato na instituição de diversos modos. Eles são: o vestibular online, a transferência a partir de outra faculdade e o ingresso com a nota no Enem.

Depois das dicas deste post, você está devidamente preparado para escolher a melhor faculdade em Belo Horizonte. Ter atenção a esses pontos é algo crucial para que a sua decisão seja boa não só para o presente, mas também para um futuro cheio de boas oportunidades profissionais na sua carreira.

Ficou com alguma dúvida? Então, não deixe para depois: entre em contato com a nossa equipe e faça as perguntas que passarem pela sua cabeça. Aguardamos o seu contato!

* Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados