Como é a rotina de estudos em uma faculdade a distância?

faculdade a distância

Desconto nota do Enem

A faculdade a distância é uma excelente opção para quem deseja se graduar e trilhar uma carreira de sucesso. Muito bem-vista pelo mercado, a graduação EAD garante uma série de vantagens, como a possibilidade de estudar de casa com toda a flexibilidade e o desenvolvimento de habilidades apreciadas pelos empregadores, isso sem falar no ótimo custo-benefício. Isso porque ela costuma ter preços mais acessíveis que o de um curso presencial.

Apesar dessas vantagens, muita gente ainda não entende o que é uma faculdade a distância e como ela funciona na prática. Se você é uma delas, fique por aqui. Neste post, a gente te mostra como é a dinâmica de um curso EAD. Assim, fica muito mais fácil entender se essa modalidade é pra você. Vamos lá?

Estudar a distância é mais fácil?

Embora algumas pessoas ainda tenham essa dúvida, é preciso acabar de vez com o mito do EAD. Existem várias vantagens da faculdade a distância, mas isso não significa que os estudos sejam mais fáceis ou que o conteúdo é diferente. Como não precisa ir ao polo diariamente, é você quem monta o seu próprio cronograma, estudando de acordo com o tempo que tem disponível. Um benefício e tanto, né?

Essa flexibilidade é ainda mais vantajosa quando é necessário conciliar estudos e trabalho, por exemplo. Por isso, a gente diz que a faculdade EAD é mais prática e flexível que uma presencial. Mas se liga: é necessário ter bastante responsabilidade pra lidar com a liberdade de estudar em casa e quando quiser.

Como são as aulas na faculdade EAD?

Vimos que, no EAD, você não precisa se deslocar até à faculdade, certo? As aulas e todas as atividades e materiais referentes ao curso — como apostilas, livros, listas de exercício e até mesmo algumas avaliações — ficam centralizados em um ambiente virtual de aprendizado. Trata-se de uma plataforma interativa com diversas funcionalidades.

As videoaulas de um curso 100% online são previamente gravadas pelo professor e ficam disponibilizadas na plataforma pra que você as assista quantas vezes precisar até o fim do semestre.

Já em relação às formações EAD do tipo semipresencial, as aulas ocorrem via videoconferência ao vivo com os acadêmicos. Ou seja, dá pra interagir e tirar dúvidas em tempo real.

Mas não é preciso se preocupar no caso das formações 100% online. Lembra de que a gente comentou sobre o ambiente virtual de aprendizado ser repleto de funcionalidades? Pois bem, é possível fazer chat ao vivo com o professor, mandar e-mails, conversar com os tutores EAD e até tirar dúvidas com os colegas de curso no fórum de debate.

Você tem o suporte completo para as suas necessidades.

O que são os tutores EAD?

Se você pensa que os alunos da faculdade a distância ficam “soltos” ao longo da formação, pode ficar despreocupado. Isso não acontece, pois, além do apoio dos professores e da instituição de ensino, também dá pra contar com o suporte dos tutores EAD. São eles os acadêmicos responsáveis por tornar a graduação a distância mais engajante para os estudantes, ajudando em quaisquer dúvidas que tenham.

De forma geral, dá pra afirmar que eles são uma espécie de mediadores, guiando os alunos pela formação online e construindo uma relação contínua com eles até o final do curso. A missão dos tutores é justamente essa: auxiliar no processo de aprendizagem e garantir sua eficácia.

Tour pela prova do Enem

A presença de tutores EAD nos ambientes virtuais é um diferencial que você precisa observar na hora de optar por uma faculdade a distância. Ao estudar na Pitágoras, você pode contar com auxílio para o que precisar, combinado?

Como funcionam as avaliações EAD?

Embora os cursos EAD aconteçam no ambiente virtual e algumas avaliações sejam feitas online, também há um polo presencial de apoio para o aluno. É nesse local que ocorrem as provas presenciais duas vezes por semestre e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Nos polos, além das atividades mencionadas, você pode sanar suas dúvidas na secretaria. É claro que esses questionamentos também podem ser solucionados online na maior parte dos casos.

Mas a gente sabe que, em algumas situações, nada substitui a conversa presencial, certo? É por isso que esse ambiente físico funciona literalmente como um polo de apoio e acolhimento aos estudantes.

Pra cursos semipresenciais, é o local onde os alunos não só fazem as provas, como também assistem às aulas via videoconferência. Esses encontros ocorrem até 3 vezes por semana e permitem que você usufrua das vantagens únicas de uma formação do tipo presencial, como o contato com a infraestrutura da faculdade (especialmente os laboratórios pra prática), maiores chances de criar laços estreitos com os professores e colegas de turma, entre outros.

Como funciona a frequência EAD?

Afinal, como é você quem monta sua rotina de estudos, quem fica responsável por avaliar se está mesmo cumprindo com as atividades e assistindo às aulas do curso? Bom, saiba que em uma graduação a distância, a sua frequência é sim observada e considerada no momento de passar ou não em uma disciplina.

O fato de ser a distância pode dar a impressão equivocada de que a frequência não é monitorada. Mas os professores e tutores têm completo acesso à presença e atividade no ambiente virtual de aprendizado. É possível saber, por exemplo, por quanto tempo você acessou cada conteúdo, quais exercícios realizou e a quais aulas assistiu.

Escolha o EAD!

Gostou de saber como funciona a faculdade a distância? Como vimos, é uma alternativa bem atraente pra quem quer um diploma de nível superior, mas não tem disponibilidade pra cursar uma graduação presencial.

Em todos os casos, não se esqueça de que é indispensável optar por uma instituição de ensino de qualidade e credibilidade, com cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e foco no sucesso do aluno. Sendo assim, te convidamos a estudar com a gente na Pitágoras!

Com formas de ingresso simplificadas e acessíveis, nosso processo seletivo está a um passo de tornar o seu sonho em realidade. Faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados