Por que participar de eventos profissionais é tão importante?

porqueparticipardeeventosprofissionaisetaoimportante

Desde os primeiros semestres da faculdade, os alunos são encorajados a participarem de eventos profissionais. Mas na maioria das vezes, eles não entendem bem o porquê, afinal de contas, seus conhecimentos na área ainda estão em desenvolvimento.

Outro pensamento que passa pela cabeça do aluno é em relação ao valor a ser investido, pois muitas feiras e convenções profissionais têm valores altos — o que nem sempre é acessível para quem está começando sua carreira, não é mesmo?

Mas a verdade é que eles trazem muitos benefícios para seus participantes, ampliando suas perspectivas e marketing pessoal, além de ajudar no seu direcionamento profissional. Quer saber como isso funciona? Não perca a leitura a seguir!

Por que comparecer a eventos profissionais?

Quem está começando cursos como Marketing Digital, Engenharia Civil ou Nutrição, por exemplo, precisa saber que dentro dessas grandes áreas, existem alguns nichos e micro áreas em que eles podem se especializar — e nada melhor do que os eventos do mercado para ampliar suas perspectivas, concorda?

Esse é um ótimo benefício, não é mesmo? Mas não é o único!

Veja outras vantagens dos eventos profissionais…

  • conhecer quem são os principais especialistas nas áreas do mercado;
  • fazer networking com profissionais e empresas que trabalham no nicho;
  • aprender as novidades do setor e de forma intensiva;
  • descobrir com quais áreas o aluno tem mais afinidade;
  • melhorar o currículo;
  • contabilizar horas complementares para a graduação;
  • conhecer o setor e suas tendências;

Os eventos sempre trazem inovações para o setor, por isso, o formato palestra não é o único vivenciado nessas ocasiões. Os participantes também podem experimentar novas tecnologias, rodas de conversa, simuladores virtuais e outros tantos recursos que fazem o evento ser muito relevante para sua formação.

Então, qual tipo de evento escolher? Como avaliar o cronograma e decidir se ele traz valor para a sua formação?

Quais são os tipos de eventos mais comuns?

Cada área tem um modelo de evento mais comum e que se adapta às discussões que o mercado precisa realizar. Porém, como já comentado, eles estão cada vez mais inovadores para melhorar a experiência dos participantes. Confira alguns deles!

Congressos

Os congressos têm cronogramas de trabalhos já definidos desde seu lançamento. Podem ser apresentados novos estudos e pesquisas científicas do setor, e, por esse motivo, na maioria das vezes, são restritos a profissionais da área, associados a uma categoria.

Conferência

A conferência é um modelo de evento mais formal em que um profissional autoridade no assunto conduz o assunto para um grande número de pessoas. Durante a apresentação, um presidente da mesa conduz seu andamento e as perguntas sobre o tema usualmente são feitas por escrito e respondidas ao final.

Convenção

Uma convenção é realizada por categorias ou profissionais que atuam na mesma área. Ela pode ser direcionada para vendas, lançamento de novos produtos, premiações do setor ou debates sobre tendências e novos desafios, como questões ambientais ou novas leis a serem aplicadas.

Fórum

Fóruns também são eventos com um tema geral, mas que promovem a interação com o público participante. Ou seja, as opiniões e conhecimentos de todos os presentes enriquecem a experiência de aprendizado que é orientada por um locutor autoridade no assunto.

Simpósio

Simpósios têm caráter mais científico, normalmente, com apresentação de novos estudos e teses. Os especialistas que apresentam seus conteúdos podem, posteriormente, participarem de uma roda de discussão onde as perguntas da plateia são apresentadas ao final do evento, e ainda de forma escrita.

Feira

As feiras também são eventos que trazem expositores com diferentes objetivos, seja de vender seus produtos e serviços, seja de captar novos funcionários e visibilidade para seus projetos.

Feiras de setores específicos, como de Farmácia, reúnem laboratórios, hospitais, entidades do setor e outros expositores em um mesmo lugar. Por isso, atraem diferentes públicos como alunos, profissionais da área ou representantes das empresas.

Alguns eventos trazem dois ou mais formatos desses já citados, e ainda criam novas experiências para promoverem outros benefícios — como encontros exclusivos com os palestrantes que ajudam a fortalecer a rede de contatos com nomes fortes do mercado.

Se você está interessado em uma área da graduação ou até mesmo começou seus estudos, provavelmente já percebeu que existem muitos eventos corporativos do setor, e um calendário anual é feito para que os interessados escolham de quais deles participar.

Então, como comparar o que cada um tem a oferecer e escolher aquele que realmente trará benefícios para sua formação e carreira? Temos dicas!

Como escolher quais eventos corporativos valem a pena participar?

Depois de entender porque os eventos são importantes, quais os principais formatos e que existe um calendário anual cheio de opções, a dúvida final é: qual deles escolher?

Nessa hora, o mais aconselhável é criar uma lista de critérios do que é relevante para você naquele momento da sua jornada de formação e estabelecimento no novo mercado de trabalho.

Relevância do conteúdo

O primeiro ponto é, sem dúvidas, a riqueza do conteúdo. A área Marketing Digital, por exemplo, existem eventos de mercado voltados para ferramentas de automação, gestão de redes sociais, otimização de conteúdos para blogs e sites.

Se você já tem um direcionamento ou interesse, é mais valioso participar de um evento específico do tema. Mas, se ainda quer experimentar e conhecer todas as áreas, feiras e palestras generalistas de empresas ou profissionais autoridades no assunto podem ser um ótimo começo.

Autoridade dos palestrantes

Profissionais considerados como autoridade em determinado assunto estão sempre inovando e trazendo novidades para suas palestras e participações. Isso seja com notícias, seja com formatos diferentes para expor o conteúdo.

Eles também podem servir como exemplo e inspiração para os novos profissionais, por isso, os eventos que eles costumam participar são sempre muito concorridos. Porém, é importante buscar recomendações para garantir que o palestrante é, realmente, diferenciado.

Valor do investimento

O valor do investimento também é importante, mas principalmente porque deve ter uma boa relação entre o custo e o benefício. Se a infraestrutura, material e diferenciais agregados são importantes, o dinheiro investido será integralmente convertido em conteúdo e satisfação, não é mesmo?

Além disso, alguns eventos corporativos, por terem um valor mais elevado, oferecem a opção de compra e parcelamento pelo cartão de crédito. Isso viabiliza a participação para muitos alunos que ainda não estão trabalhando ou não têm renda própria.

Você também pode considerar se os eventos profissionais que atraem seu interesse são recomendados pelos seus professores, pois, seja no ambiente físico ou virtual. Eles estão sempre prontos para ajudar os alunos a trilhar a melhor formação possível.

Aliás, ter acesso aos professores nos polos de ensino ou no ambiente virtual é uma das grandes vantagens de uma graduação semipresencial, não é mesmo? Quer saber o que mais esse formato oferece? Leia mais sobre quais são suas vantagens.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.