Qual é o perfil do estudante de Farmácia? Confira aqui!

estudante de Farmácia

Teste Vocacional Rápido

Você gosta da área da Saúde e tem interesse em atuar com o público e com a manipulação de medicamentos? Saiba, então, que o curso de Farmácia é uma ótima alternativa, principalmente porque a profissão está em alta no mercado.

Os profissionais são responsáveis pela análise da composição de produtos de higiene, fármacos e alimentos, ajudando nos testes e nas pesquisas dos efeitos dos componentes sobre o corpo humano. Por ter um campo de atuação vasto, os salários também são atrativos — a média é de R$ 3.495,92¹*.

Mas, afinal, será que você tem o perfil de um estudante de Farmácia? Neste post, mostraremos as principais características de quem opta por essa graduação. Confira!

Ama as Ciências Biológicas

Para ser um farmacêutico de sucesso, é importante se manter sempre atualizado e estudar bastante. Um dos tipos de personalidade mais marcante desse estudante é a sua paixão pelas Ciências Biológicas. Durante toda a graduação, você entrará em contato com disciplinas desse campo do conhecimento. Parte da grade curricular de Farmácia inclui:

  • Genética;
  • Microbiologia Básica;
  • Bioquímica;
  • Citopatologia Oncótica;
  • Relações Parasitas e Hospedeiros;
  • Ciências Morfofuncionais;
  • Química Orgânica.

Pra isso, são ministradas aulas práticas e teóricas, pra que o aluno vivencie, ainda na faculdade de Farmácia, situações que são comuns no dia a dia profissional. O ideal é que os estudantes aprimorem suas habilidades de comunicação escrita e oral, se dedicando ao aprendizado de outras línguas estrangeiras.

Sabe como trabalhar em grupo

Uma das principais habilidades e competências em Farmácia que o estudante deve adquirir é saber trabalhar em grupo. Uma atribuição importante do profissional é se engajar em iniciativas que resguardam, reabilitam e promovem a saúde do paciente sob o seu acompanhamento.

Portanto, ele faz parte de um time multidisciplinar, composto por diferentes especialistas do campo da saúde. Por conta disso, os farmacêuticos devem se destacar por suas habilidades de liderança e motivação, fazendo com que os outros envolvidos se comprometam com os objetivos.

Logo, desenvolver essa aptidão ainda na faculdade é fundamental para quem quer se dar bem no mercado de trabalho.

É curioso

Outra característica importante do perfil do futuro farmacêutico está na curiosidade pelas aulas práticas em laboratórios e entender como funcionam as reações químicas em nosso organismo. Assim, é preciso ser curioso e gostar desse ambiente, seja para produzir cosméticos e medicamentos, realizar testes ou produzir novas tecnologias em alimentos.

Sabe se colocar no lugar dos outros

Todo estudante que estuda Farmácia na Pitágoras vai exercitar, durante a graduação, a capacidade de usar uma linguagem adequada aos diferentes tipos de públicos com quem dialoga. Afinal, é essencial que sua orientação seja compreendida por todas as pessoas, independentemente das experiências de vida e do grau de escolaridade delas.

Também é fundamental que o aluno seja capaz de entender a situação dos pacientes, gerando empatia pra encorajá-los a seguir com o tratamento prescrito.

Gerencia crises e toma decisões rápidas

Ao atuar no ramo da Farmácia, pode ser comum lidar com crises no dia a dia de trabalho. Elas surgem tanto em ambientes menores e menos movimentados (como na gestão de um hospital ou laboratório), quanto no local de atendimento às pessoas.

Então, é essencial ter raciocínio lógico, paciência e jogo de cintura para contornar a situação. Todas essas competências serão trabalhadas durante o estágio, no qual você poderá vivenciar o cotidiano da profissão. Aqui na Pitágoras, os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que oferece ótimas vagas do mercado.

É organizado

Outra característica do estudante de Farmácia é a sua capacidade de organização, principalmente em relação às matérias estudadas. Isso porque você lidará com diversas disciplinas, e saber montar um cronograma de estudos é importante para se dar bem na faculdade e na carreira.

Afinal, o farmacêutico é responsável pela gestão de medicamentos de clínicas e hospitais e, por essa razão, a organização é parte fundamental do perfil profissional, assim como a capacidade de tomar boas decisões em relação a esses insumos.

Tem atenção à saúde e aos cuidados básicos

Os cuidados básicos costumam passar despercebidos em nosso cotidiano. No campo da saúde, a denominação de base se remete àquilo que é fundamental. Portanto, são alguns detalhes que não devem ser deixados de lado.

Assim, é necessário que o estudante de Farmácia seja um bom observador e saiba interpretar o que vê de modo eficiente e rápido. Tudo isso é desenvolvido ao longo da graduação nos estágios e nas aulas práticas.

Tem boa comunicação

Outra característica indispensável ao futuro farmacêutico é saber se comunicar de maneira objetiva e clara. Assim, ter didática é algo importante, pois esse profissional lida com diversos pacientes em sua rotina de trabalho. Ainda que o médico explique sobre como deve ser a ingestão de determinado medicamento, cabe a você a função de repassar as informações às pessoas.

Também é necessário saber se comunicar bem para trabalhar em outras áreas. Quando se fala em medicamentos, foco e clareza são palavras-chave na transmissão das informações.

Quem quer saber como estudar Farmácia para se dar bem na graduação e na profissão, se dedicar bastante aos estudos e desenvolver essas habilidades é fundamental para se tornar um profissional de sucesso. O primeiro passo pra isso é investir em uma faculdade de qualidade e que se preocupe com o desenvolvimento de seus alunos.

Na Pitágoras você encontrará essas vantagens e outros diferenciais, pois temos uma grande preocupação com os seguintes pontos:

  • desenvolvimento ativo de competências ao longo do curso;
  • capacitação multidisciplinar;
  • uso da tecnologia na educação;
  • implementação de uma metodologia moderna de ensino;
  • qualificação dos estudantes e do corpo docente;
  • infraestrutura completa.

Além disso, oferecemos bolsas de estudo, benefícios e premiações e temos formas de ingresso facilitadas. Tudo isso pra dar mais chances pra você conquistar o sonho de ingressar em um curso superior de Farmácia!

Estude Farmácia na Pitágoras!

Não perca tempo! Agora que já conhece o perfil do estudante de Farmácia, chegou o momento de investir no futuro e estudar em uma instituição de ensino renomada e com corpo docente preparado!

Gostou de conhecer o perfil para estudar Farmácia e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como escolher o curso ideal na área da Saúde!

¹Salário

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content