Veja tudo o que precisa saber sobre a área de Estética e Cosmética!

Desconto nota do Enem

A beleza e o bem-estar são fatores cada vez mais presentes no dia a dia de muitas pessoas. Sentir-se bem consigo mesmo e gostar do que se vê no espelho faz bem à saúde e à autoestima das pessoas.

Entretanto, a área de estética e cosmética faz parte do setor da saúde, e tem como preocupação oferecer saúde e bem-estar aos pacientes, com base em tratamentos corporais, faciais e capilares. Dessa forma, assume a responsabilidade de aplicar tratamentos que interfiram diretamente na saúde física e emocional.

Como é a Faculdade de Estética e Cosmética?

A Faculdade de Estética e Cosmética é na modalidade semipresencial, e tem  como objetivo principal formar profissionais capazes de conservar a saúde e beleza, gerando bem estar a todos os pacientes. Vai além de melhorar a aparência, atua diretamente na promoção da autoestima.

No entanto, durante a formação, o aluno passa por preparações que o fazem capazes de lidar com o mercado de trabalho, conhecimentos específicos sobre o corpo humano e processos de produção e aplicações de cosméticos.

Embora o foco seja nos cuidados do corpo, cabelo e rosto, durante a graduação, é possível entender que estética e cosmética é uma faculdade dinâmica e que interage com cursos de farmácia, fisioterapia e biomedicina.

Além disso, a gestão de um negócio não passa despercebida, o aluno terá contato com clínicas e spas, com foco na contribuição para a imersão no mercado de trabalho.

Conheça a rotina do curso de Estética e Cosmética

Como dito, é uma carreira ampla e que atua com tudo o que está relacionado com beleza e bem-estar. A rotina consiste em trabalhar com cabelos, maquiagem, massagens estéticas, hidratação, tratamentos de pele, podologia, manicure, cosmetologia e muito mais. Todos os procedimentos são realizados com técnicas adequadas e estética e cosmética.

Portanto, é grande o crescimento desse nicho, o que faz com que a profissão proporcione muitas chances no mercado de trabalho. O dia a dia de um esteticista se resume nas habilidades de utilizar produtos cosméticos e equipamentos para promover tratamentos e procedimentos estéticos, sendo totalmente apto para organizar e gerir espaços direcionados para o ramo da beleza.

Áreas de atuação para Estética e Cosmética

Se engana quem pensa que o setor de estética e cosmética é voltado apenas para beleza, é também uma questão de saúde, que vai além da vaidade. São muitas as razões que fazem alguém procurar um profissional da área, o que reflete imediatamente nas diversas áreas de atuação. Conheça as principais:

Beleza

É um ramo que se ocupa com procedimentos relacionados à aparência das pessoas. No mercado de estética e cosmética, a beleza se torna a vertente mais popular, e uma das que mais oferece oportunidades.

O profissional realiza atividades para melhorar o aspecto da pele, tratamentos de podologia, linhas de expressão, estrias, celulites, limpeza de pele, depilação e maquiagem. Em alguns casos atua em terapias capilares com foco na prevenção e tratamento da calvície.

Bem-estar

O foco fica por conta da qualidade de vida, atuando com procedimentos que podem ou não promover resultado nas aparências, mas que contribui para que a pessoa se sinta melhor de forma física e emocional.

Tour pela prova do Enem

Massagens relaxantes e modeladoras, esfoliações, nutrição da pele e drenagem linfática, fazem parte da cartela de procedimentos do profissional que quer cuidar do bem-estar. O stress é cada vez mais comum, e essas técnicas estão sendo mais procuradas.

Saúde

A estética e cosmética é sim importante para a saúde. No mercado essa vertente atua na promoção da saúde com procedimentos estéticos e técnicas inovadoras como eletroterapia e criolipólise, por exemplo. A carboxiterapia, conhecida por melhorar a oxigenação e circulação dos tecidos com o uso do gás carbônico, faz parte desses tratamentos.

Imagem pessoal

Na estética e cosmética , o setor que cuida da imagem pessoal vai além da beleza. Esse campo transforma a autoestima dos pacientes, auxiliando na superação de traumas causados por cirurgias, queimaduras ou graves acidentes.

São realizados procedimentos que buscam diminuir o desconforto causado por esses problemas, e que aumentam a melhora na cicatrização. Além disso, existem tratamentos capazes de remover manchas da pele, atuando com o desenvolvimento de maquiagens e penteados para cada tipo de perfil.

Mercado de trabalho em Estética e Cosmética

Após formado, o profissional de estética e cosmética encontrará um leque de oportunidades no mercado de trabalho, podendo escolher qual área mais se adequa ao seu perfil. O mercado de beleza não para de crescer, e segundo o IBGE, no Brasil, as pessoas gastam mais com cosméticos do que com alimentação.

Ou seja, a busca por tratamentos no setor de estética e cosmética é muito grande e não para de crescer. O consumidor está ainda mais exigente, preocupado em ter os profissionais certos. Sendo assim, é indicado estudar muito e estar sempre acompanhando as novidades do mercado.

Salário médio de um profissional em Estética e Cosmética

O salário desse profissional varia muito de acordo com as suas experiências e a área de trabalho escolhida. A média nacional fica em torno de R$1.531,00 por mês. Claro que, profissionais com experiência e conhecimento nas inovações, chegam a ganhar mais de R$5 mil por mês, trabalhando 40 horas semanais.

Por outro lado, profissionais autônomos ou prestadores de serviço, podem cobrar o valor da sua mão de obra, e aumentando com o passar dos anos. Isso só é possível pois ficará mais conhecido e reconhecido no mercado de trabalho, podendo cobrar valores mais altos por procedimentos inovadores e considerados novidades.

É hora de fazer Estética e Cosmética na Pitágoras! 

Gostou de saber detalhes sobre a Faculdade de Estética e Cosmética? Então, é hora de tirar seus sonhos do papel e ir em busca da sua conquista profissional. A Pitágoras conta com processos de bolsas de estudos para facilitar o ingresso do aluno em uma universidade.

Com pólos bem localizados e laboratórios de ponta, o grupo docente é altamente qualificado e completo com mestres e doutores, prontos para ensinar o que existe de mais inovador no mercado de estética e cosmética.

Pare de perder tempo. Clique aqui e faça sua inscrição para o vestibular Pitágoras 2022. O seu sonho da Faculdade pode se tornar realidade mais rápido do que você imagina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados