Estatística aplicada: o que é e quem pode atuar na área?

estatística aplicada

Desconto nota do Enem

Humanas ou Exatas? Se você respondeu a segunda opção, temos uma dica de carreira que vem sendo amplamente valorizada no mercado de trabalho. É a área de estatística aplicada. Com o volume exponencial de dados à nossa disposição e os avanços tecnológicos, esse campo de atuação ganhou maior exposição, com salários atrativos: média de R$6.365,68.

Para trabalhar com cálculos e estatística aplicada, é preciso buscar um curso superior como Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. Além disso, o profissional de Exatas deve se manter sempre atualizado. Se a profissão está nos seus planos, vamos falar sobre:

O que é estatística aplicada?

De modo geral, estatística é um campo dedicado à coleta, ao processamento e à análise de dados. Seu objetivo é reduzir as incertezas sobre o que está em avaliação e apresentar os resultados com a menor margem de erro possível. 

Um dos exemplos de estatística aplicada mais conhecidos é a época de campanhas eleitorais. Sabe aquelas pesquisas de intenção de votos ou então para descobrir o grau de satisfação com o governo? Sempre tem estatísticos por trás de análises como essas.

Além da política, qualquer área precisa tomar decisões, não é mesmo? Quanto maior o volume de dados, mais precisas elas tendem a ser. É aqui que entram os profissionais para planejar e coordenar o levantamento das informações por meio de questionários, entrevistas ou outros métodos. Depois, ele organiza tudo.

Seu trabalho está diretamente ligado à interpretação de dados. Ao cruzar todas as informações coletadas, os profissionais de estatística aplicada transformam esse banco em insights. A partir daí, órgãos públicos e empresas privadas podem extrair conclusões mais acertadas. 

Aplicações

Por ser incorporada como sistema de cálculos em diversas disciplinas, inclusive de Humanas, recebe o nome de estatística aplicada. O mesmo vale para quando falamos sobre negócios. Demos o exemplo das pesquisas eleitorais, mas a área conta com inúmeras possibilidades de aplicações:

  • campanhas de marketing;
  • estudos sobre a população, levando em consideração estatísticas de demografia;
  • análises de acidentes de trânsito para propor medidas preventivas;
  • efeitos e contraindicações de medicamentos.

Portanto, a rotina dos profissionais estatísticos dependerá da área de atuação e da empresa escolhida. O que podemos adiantar é que gráficos, planilhas, fórmulas e todas as outras formas de organização de dados farão parte do seu dia a dia. Afinal, sua missão será transformar tudo em insights relevantes.

Em que tipo de empresa é demandado o serviço na área?

Uma das características da área de estatística aplicada que mais atrai os profissionais é a possibilidade de atuar em diversas frentes. No tópico anterior, mostramos alguns exemplos de demandas. Agora, queremos ir além e apresentar empresas que contratam estatísticos para compor o time.

Com a era do Big Data, da Ciência e da Tecnologia, a carreira despontou como forma de trazer inteligência de mercado para instituições públicas e privadas. Da pesquisa à indústria, ao setor financeiro e até outras áreas como bioestatística, os profissionais têm o desafio de filtrar informações sobre novos produtos, análise de risco, comportamento do consumidor, cálculo de preços etc. 

Tour pela prova do Enem

Pesquisa

Essa é uma das áreas mais conhecidas e, por isso, colocamos em primeiro lugar na lista. Os picos de contratação são de órgãos públicos e institutos de pesquisa como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio de questionários ou outros métodos, os estatísticos criam e gerenciam grandes bancos de dados.

Indústria

Uma carreira na indústria é voltada para a realização de testes de qualidade em produtos. Pode analisar amostras, detectar erros e propor melhorias de processos, controle de estoque entre outras coisas relevantes para o setor. Além disso, atua com estudos de mercado para ajudar na tomada de decisão sobre expansão.

Setor financeiro

Analisar riscos demanda conhecimento sobre o mercado e a interpretação de um grande volume de dados. Cálculos e estatística aplicada ajudam bancos e outras instituições financeiras, operadoras de cartão de crédito e corretoras de seguros na personalização de seus serviços. Aliás, essa área é uma das que mais valoriza a profissão.

Bioestatística

Áreas como Ciências da Saúde e Biológicas também precisam aplicar métodos estatísticos em experimentos e pesquisas. Vale para o desenvolvimento de novos remédios, vacinas ou até mesmo na produção de cosméticos. É um trabalho que demanda extrema responsabilidade, já que afeta diretamente a saúde da população.

Agronegócio

A agricultura é uma das bases da economia no Brasil. Por isso, todas as atividades ligadas ao setor precisam ser planejadas, levando em conta clima ou região. Tanto o Big Data como a estatística aplicada podem ser amplamente utilizados para fazer previsões e ajudar o trabalho de agrônomos e empresários.

Quais cursos capacitam para atuar com estatística?

Agora que você já sabe o que é estatística aplicada e conhece melhor as áreas de atuação, vamos apresentar os cursos da Pitágoras para guiar sua carreira. Para se qualificar, sua trilha começa com uma faculdade de Exatas: Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas.

Administração

No Bacharelado em Administração da Pitágoras, os alunos têm uma formação bem abrangente para atuar em diversas áreas no mercado de trabalho, inclusive estatística aplicada ou gestão. Esse curso abre portas em todos os departamentos de uma empresa pública, privada ou sem fins lucrativos. Ou seja, tem alta empregabilidade.

Ciências Contábeis

Se a sua praia é lidar com as contas de uma empresa, no Bacharelado em Ciências Contábeis da Pitágoras, você aprende a lidar com o controle de receitas, despesas e lucros. Portanto, a graduação proporcionará uma visão sistêmica de todas as áreas importantes para cuidar do patrimônio de uma organização.

Ciências Econômicas

A terceira possibilidade vem com o Bacharelado em Ciências Econômicas da Pitágoras. Os alunos mergulham no cenário econômico, político e social, a fim de desenvolver habilidades para fazer projeções com base em dados. Dessa forma, os profissionais estarão aptos a construir, preservar e ampliar o patrimônio de pessoas, empresas e governos.

Agora só falta ingressar na faculdade, não é? Se você começou a cogitar uma carreira na área de estatística ampliada, mas ainda não sabe que indústria tem mais a ver com o seu perfil, queremos compartilhar uma boa notícia. A estudar na Pitágoras, nossos alunos contam com o Canal Conecta para encontrar as melhores vagas no mercado. Avaliar as possibilidades e as particularidades de cada curso vai ajudar a traçar seu caminho.

Gostou de saber mais sobre a atuação dos estatísticos? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que seus amigos possam estudar com você aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados