Como conseguir um bom estágio durante o curso de Nutrição?

estágio de nutrição

Desconto nota do Enem

Em cursos de graduação, a teoria é indispensável para adquirir conhecimentos, certo? No entanto, ver como tudo funciona na prática é essencial para conhecer o dia a dia na área. Por isso, o estágio de Nutrição é uma etapa muito importante para quem deseja se tornar nutricionista.

É nesse momento que o estudante terá a oportunidade de ver como os profissionais atuam, quais são as dificuldades e desafios que enfrentam e ainda aprender com aqueles que já têm experiência. Mas, para isso, é preciso que você consiga ocupar uma boa vaga.

Para ajudar, preparamos este artigo mostrando como você pode conseguir o seu estágio em Nutrição e quais são os benefícios de estagiar durante a graduação. Continue lendo e veja como se preparar melhor para o mercado de trabalho!

Benefícios de estagiar durante a graduação em Nutrição

Alguns cursos de graduação têm em sua grade curricular o estágio supervisionado — aquele que o aluno precisa fazer para completar a carga horária e receber o seu diploma. Alguns estudantes não concordam com essa obrigatoriedade, mas, na verdade, é uma excelente oportunidade para se adquirir experiência.

O objetivo do estágio em Nutrição, por exemplo, é permitir que o estudante tenha contato com o dia a dia dos profissionais. Desse modo, ele não fica limitado à teoria aprendida em sala de aula e nos livros, podendo descobrir como é a rotina de um nutricionista, os problemas que ele encontra, as ferramentas que utiliza, qual deve ser sua postura, entre outros.

Durante a graduação, é interessante fazer esse estágio para que, ao finalizar o curso, você não chegue ao mercado de trabalho sem saber o que vai encontrar. É um momento muito valioso e capaz de ajudá-lo a se preparar para sua carreira. Não foi convencido? Veja a seguir outros benefícios de estagiar durante seu curso!

Ampliar conhecimentos na área

A teoria das matérias de Nutrição é fundamental para que você possa obter o conhecimento que precisa para ser um bom profissional. No entanto, o estágio complementa esses fundamentos teóricos e mostra de que forma eles são colocados em prática. Assim, você tem uma formação muito mais completa.

Descobrir áreas de interesse

Quando lemos a respeito das diferentes profissões e suas áreas, temos uma ideia de como é o trabalho dos profissionais que atuam nela. Porém, por meio do estágio, você consegue vivenciar tudo isso e descobrir qual dos ramos da Nutrição é aquele que mais está de acordo com os seus gostos e perfil.

Fazer novos contatos

Para quem está começando, o estágio de Nutrição é uma ótima oportunidade para fazer networking. Afinal, os contatos são fundamentais para que você comece a entrar no mercado e encontre boas oportunidades e parceiros para alavancar sua carreira.

Essa pode ser, inclusive, uma excelente oportunidade para ser efetivado e se firmar no mercado de trabalho.

Como conseguir o tão sonhado estágio na área

Por causa desses e outros benefícios, você não pode considerar o seu estágio nutricionista como algo que vai atrapalhar sua rotina ou tomar seu tempo. Deve aproveitar ao máximo esses momentos para aperfeiçoar o seu conhecimento, a fim de ser um profissional mais competente e ter acesso às melhores vagas de emprego em Nutrição.

Tour pela prova do Enem

Considere, também, que isso fica registrado em seu currículo. Sendo assim, é interessante que você procure pelas melhores vagas de estágio em Nutrição, a fim de ter um diferencial em relação aos seus concorrentes. A seguir, listamos algumas dicas para conseguir uma boa oportunidade. Veja!

Conheça o núcleo de estágios da sua instituição

Toda instituição de ensino superior disponibiliza para os seus alunos um núcleo de estágio. Ele é o setor responsável por fazer a gestão dos estágios de todos os cursos oferecidos pela faculdade, tanto aqueles supervisionados quanto os remunerados.

Mesmo que você ainda não vá estagiar, é interessante saber como funciona esse setor, o que é necessário para iniciar o estágio, quais são as instituições parceiras, o período para cumprir essa matéria, entre outros detalhes. Tudo isso para não perder prazos e deixar de conquistar boas oportunidades.

Busque pelas áreas de interesse

Fazendo um curso de Nutrição, você pode atuar em diferentes áreas, atendendo vários tipos de públicos. Existem oportunidades para atuar, por exemplo:

  • com atletas;
  • no setor público;
  • atendendo crianças;
  • com gestantes;
  • em escolas ou empresas etc.

Sendo assim, é interessante que você pense sobre qual das áreas de Nutrição desperta mais o seu interesse e defina aquela em que pretende atuar. Dessa forma, você fará um estágio que contribuirá com a sua carreira, já conhecendo as particularidades da área que você escolheu.

Peça indicações

Você também pode conversar com seus colegas e professores ou profissionais da área para saber quais são os melhores lugares para fazer o seu estágio em Nutrição. Essas indicações permitirão que você estagie com especialistas interessados em transmitir conhecimentos e experiências, contribuindo com a sua formação.

Existe, ainda, o caminho contrário. Você pode pedir para que profissionais que já atuam no local onde você quer estagiar façam sua indicação para a diretoria, a fim de disponibilizar uma vaga. Nesse caso, existe até mesmo a possibilidade de fazer seu estágio onde pretende, futuramente, tentar um emprego.

Tenha um bom currículo

O ideal é que você não tenha em seu currículo somente a graduação que está cursando. Atualmente, o mercado de trabalho valoriza muito habilidades que formam um profissional versátil e atualizado. Sendo assim, preocupe-se em adquirir competências transversais e aprimorar o seu potencial.

Aperfeiçoe seus conhecimentos em outros idiomas, domine os recursos tecnológicos, faça cursos e micro certificações e, sempre que possível, cumpra atividades extracurriculares. Tudo isso vai enriquecer o seu currículo fazendo com que você seja um candidato mais competitivo.

Opte por uma faculdade com parcerias

Você tem maiores chances de encontrar boas vagas de estágio de Nutrição optando por uma faculdade que faça parcerias estratégicas, como com o canal Conecta. Essa plataforma faz a conexão dos candidatos com as empresas para facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Ela é um benefício para alunos Pitágoras. Por isso, para ter acesso, basta fazer o seu cadastro e preencher o currículo para receber as vagas que estão de acordo com o seu perfil. Depois, é só se candidatar a elas — tudo muito simples e prático, sem precisar visitar as páginas de empresa por empresa!

Aproveite ao máximo o seu estágio em Nutrição para adquirir todo o conhecimento e experiência possíveis, pois isso será muito útil para você quando terminar sua graduação e for entrar no mercado de trabalho. Assim, terá um preparo melhor para disputar boas vagas ou abrir a sua própria clínica com mais maturidade e grandes chances de sucesso!

Quer encontrar as melhores oportunidades para construir uma carreira de sucesso? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a construir seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 62

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados