Descubra como funciona um estágio em Enfermagem

estagiários de enfermagem

Durante o curso de Enfermagem, o estágio é uma atividade prática educativa — que você faz com a supervisão de um profissional — e obrigatória pra conquistar o diploma dessa graduação na Pitágoras.

É uma experiência muito bacana, já que é possível ver de perto e participar da rotina dessa carreira, o que vai dar aquela força no aprendizado. Assim, depois de formado, você vai mandar bem como enfermeiro e ainda fica com um currículo valorizado.

Aqui na Pitágoras, a gente incentiva bastante essa experiência. Está curioso pra saber como é o estágio em Enfermagem, por que é importante fazer essa atividade e como conseguir uma vaga pra chamar de sua? Então, fique ligado no post que a gente preparou pra você!

Como funciona o estágio em Enfermagem?

É legal você saber que o estágio obrigatório tem umas regrinhas pra seguir que estão na Lei 11.788/08 (Lei do Estágio). Assim, tanto o curso de Enfermagem quanto algumas graduações superiores têm essa exigência pra você se formar –– ou seja, faz parte da grade curricular do mesmo jeito que as outras matérias.

Agora vamos voltar a falar do estágio em Enfermagem: é uma atividade prática, mas que não é considerada um trabalho. Isso quer dizer que o estagiário não tem vínculo nenhum com a instituição de saúde.

É uma experiência que ocorre no ambiente normal de trabalho, como hospital, clínica, unidade básica de saúde ou posto de saúde. Por lá, você vai acompanhar outros profissionais da área nos atendimentos.

Olha só: é a oportunidade de ver uma rotina real dessa carreira ainda estando na faculdade. Tem um monte de atividade que o estagiário de Enfermagem faz sob supervisão, como:

  • orientação dos pacientes sobre os procedimentos dessa área;
  • aplicação de vacinas;
  • auxílio em atendimentos simples e administração de medicamentos;
  • acompanhamento de coisas mais burocráticas da Enfermagem;
  • encaminhamento do paciente pra exames.

Por que o estágio é fundamental pra esse curso superior?

Quando a gente fala em fazer faculdade, sabemos como é importante toda a bagagem de conhecimento que vem das matérias teóricas e práticas, né? Só que, principalmente na graduação em Enfermagem, é importante que você tenha contato direto com pacientes, veja na prática como fazer os procedimentos e como deve ser a postura desse profissional. E é pra isso que serve o estágio.

Continua a leitura e dê uma olhada nas vantagens de participar dessa atividade.

Conhecimento das áreas da Enfermagem

Quando você participa de um estágio na área da saúde, pode acompanhar o dia a dia de diversos setores, como atendimento pediátrico, de idosos, em emergência, UTI e por aí vai. Dessa forma, fica fácil decidir qual segmento tem mais a ver com seu perfil e começar uma carreira do profissional de Enfermagem de sucesso.

Desenvolvimento de habilidades

Ao acompanhar o trabalho de outros enfermeiros e ter contato com os pacientes, você desenvolve habilidades ligadas também ao comportamento, como:

  • empatia, sabendo se colocar no lugar do paciente pra compreender suas queixas e necessidades;
  • trabalho em equipe, ao acompanhar colegas da carreira e de outras áreas;
  • proatividade pra antecipar soluções e garantir um atendimento de melhor qualidade;
  • resiliência, ao observar que é um ambiente de trabalho com muita pressão e que exige do profissional uma atuação sem se abater.

Valorização do currículo

Ao passar por essa atividade, dá pra incluir essa experiência no currículo e, dessa maneira, ganhar pontos na hora de procurar uma vaga de emprego. Isso porque o recrutador sabe que você já está pronto para o mercado de trabalho.

Remuneração pelo estágio

A legislação não exige que a instituição que oferece a oportunidade dê alguma remuneração no caso de estágio obrigatório. Só que, muitas vezes, é possível sim conseguir uma bolsa pra Enfermagem, o que dá uma boa ajuda no orçamento.

O salário de Enfermagem no caso do estágio é de R$ 949*. Mas esse valor pode mudar de acordo com a região ou a empresa em que você busca a experiência, certo?

Efetivação no cargo

Dependendo do seu empenho, muitas vezes, há chance de ser efetivado na instituição em que você fez o estágio. Imagine que legal terminar a faculdade e já ter a carteira de trabalho assinada?

Como conseguir estágio em Enfermagem?

Ficou interessado em realizar essa atividade, mas tem dúvidas em como encontrar as vagas de estágio em Enfermagem? Calma, nós temos as respostas. Se liga nas dicas a seguir!

Participe de processos seletivos

O primeiro passo é ficar de olho nos processos seletivos das instituições que oferecem essas vagas e não perder as datas pra fazer o cadastro e enviar o currículo. Saiba que você não precisa esperar os semestres finais do curso pra procurar essa aprendizagem: pode fazer mais de um estágio, o que vai proporcionar um tanto de experiência.

Conte com a ajuda da sua faculdade

Escolher uma faculdade de referência também vai ajudar você a encontrar o estágio em Enfermagem. Além de te orientar nessa busca, a Pitágoras é parceira do Canal Conecta, que oferece vagas nas mais renomadas empresas do país.

Escolha a área de atuação

Um jeito fácil de procurar o estágio em Enfermagem é delimitar em qual área você pretende fazer esse aprendizado prático. Dessa forma, direciona melhor suas buscas e ainda consegue se qualificar pra um segmento mais específico.

Monte um bom currículo

Por último, monte um currículo online completo, destacando a graduação que está cursando, projetos dos quais participa ou já participou e seus objetivos com a vaga de estágio.

Tenha também o cuidado de manter as informações desse documento sempre atualizadas pra que as empresas que estão procurando candidatos não tenham dificuldade pra entrar em contato.

O estágio em Enfermagem é uma etapa essencial de aprendizagem, que te permite conhecer a rotina e como funciona os setores dessa carreira. Você tem contato com outros profissionais, tira dúvidas, fica por dentro dos desafios da profissão e também mais preparado pra ingressar no mercado de trabalho. O importante é buscar uma faculdade com uma formação de qualidade.

Quer entrar pra área da saúde? Não perca tempo e se inscreva no vestibular online da Pitágoras para o curso de Enfermagem!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content