Como funciona um estágio em Direito na prática?

estagiária de direito

Fies para medicina Pitágoras
Desconto nota do Enem

Estagiar é uma vivência importante durante a faculdade. Essa experiência te coloca em contato com a prática profissional do curso escolhido e expande seus horizontes sobre a carreira na área. Então, que tal saber mais sobre o estágio de Direito?

Quem opta por ser um jurista tem muito a aprender em escritórios de advocacia, tribunais e outros órgãos públicos. São inúmeras as possibilidades no ramo, um leque abrangente a ser explorado que atende aos mais variados perfis e interesses.

Siga na leitura com a gente pra entender melhor o estágio de Direito: as atividades desenvolvidas, rotina, o que você tem a ganhar e como conseguir um bom estágio na área jurídica. Ser aluno Pitágoras faz toda a diferença na hora de correr atrás dessa oportunidade!

Direito: guia de possibilidades de carreira que vai além da atuação como advogado

Como funciona um estágio em Direito?

O estágio de Direito é diferente se for feito na iniciativa pública ou privada e varia mesmo dentro desses setores. Atividades distintas serão desenvolvidas em escritórios pequenos em comparação aos grandes, assim como estagiar no gabinete de um juiz não é igual no Ministério Público, por exemplo. Confira!

Estágio de Direito na iniciativa pública

A Defensoria Pública é um dos órgãos que mais oferecem estágio de Direito por causa da sua alta demanda de trabalho. Aqui, é possível atuar na defesa de réus acusados em ações penais que não têm recursos pra pagar um advogado particular ou em causas sociais como o cuidado do Estado com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

É uma ótima opção a quem quer se aprofundar em Direito Administrativo ou prestar concurso. Você ainda pode estagiar no Ministério Público se o seu sonho é ser promotor ou, quem sabe, na Justiça Federal ou do Trabalho.

Se liga nas principais atribuições:

  • acompanhar as audiências e registrá-las em ata;
  • fazer análise das peças e provas no processo pra auxiliar o juiz na sentença ou o MP em seus pareceres;
  • atender ao público;
  • dar andamento ao processo com assinaturas eletrônicas, carimbos, intimações e publicações para as partes se manifestarem.

A graduação em Direito ainda te permite estagiar em prefeituras e câmaras legislativas, ouvindo a opinião da população e pesquisando a matéria jurídica pra elaboração de projetos de lei e políticas públicas. Você também pode trabalhar com editais de licitação e eleição de empresas pra execução de obras públicas como a construção de rodovias.

Estágio de Direito na iniciativa privada

É a clássica oportunidade que surge em praticamente todo escritório de advocacia. Caso vá pra um grande, esteja preparado pra uma atuação mais específica, talvez apenas em processos de Direito Previdenciário.

Escritórios pequenos acabam pegando vários tipos de ações, o que é melhor pra quem deseja uma rotina dinâmica. Também é ideal estudar diversas disciplinas –– desde Direito Tributário em causas de execução fiscal até questões de Direitos Autorais, contratual e divórcio, matérias de Direito Civil e Empresarial. Veja algumas tarefas do estagiário da iniciativa privada:

  • fazer petições (iniciais, pareceres de laudo no processo, recursos às varas cíveis, do trabalho, penais, tribunais de justiça, STJ e STF);
  • buscar processos físicos (sim, eles ainda existem) pra seu superior continuar a defesa do cliente;
  • reunir e apresentar documentos e provas.

Peticionar é uma arte e exige a busca pelos artigos em lei úteis aos argumentos a favor. Além disso, essas peças te faz ir atrás de jurisprudência, ou seja, decisões proferidas pelos juízes numa situação anterior. Viu só que ótima oportunidade de entender o Direito na prática?

Detalhes sobre o estágio de Direito

A Lei do Estágio proíbe o trabalho do estagiário por mais de 6 horas diárias. Além disso, você vai ter um supervisor no local de trabalho e outro na faculdade, um professor, de olho nas suas atividades e te orientando nas tarefas diárias.

Boas oportunidades podem ser encontradas no Canal Conecta co exclusividade pelo aluno do curso de Direito da Pitágoras. Esse portal de empregabilidade te coloca em contato com as melhores vagas do mundo jurídico, um ótimo começo pra sua carreira.

Qual é a importância de cumprir o estágio em Direito?

A experiência consiste basicamente em trazer pra prática os ensinamentos em sala de aula. Falar de leis e procedimentos legais em tribunais pode ser muito interessante. Mas entender, de fato, como a legislação é aplicada em casos concretos otimiza a aprendizagem, além de várias outras vantagens que a gente confere a seguir!

Tour pela prova do Enem

Experiência profissional

O estágio de Direito te coloca em contato com situações reais enfrentadas por advogados, juízes, promotores e defensores públicos. Assim, você aprende desde cedo a se portar corretamente em audiências, conhece as etapas que um processo percorre e consequentemente tem menos chances de perder prazos e causas, por exemplo.

Contato com o mercado

Além de essa experiência ser ponto positivo no currículo, ela te dá uma boa visão das profissões no mundo jurídico. Talvez você entre na faculdade de Direito querendo ser procurador de justiça, tente um estágio na área e acabe realmente gostando daquilo.

O oposto também acontece: o aluno desapontado com a procuradoria pode acabar se apaixonando pela advocacia ao estagiar num escritório. As áreas de estágio são muitas, e você com certeza vai se interessar por pelo menos uma delas ao ver quantas são as oportunidades da carreira em Direito.

Desenvolvimento de habilidades

O estagiário aprende logo cedo os jargões jurídicos, a estruturar uma petição e a emitir parecer em ações na justiça. Além disso, tende a melhorar sua capacidade argumentativa e de persuasão e é ensinado a usar a lei a seu favor enquanto explora várias oportunidades de interpretação do texto legal. Assim, você se desenvolve muito em pouco tempo. Que tal?

Conciliação entre a teoria e a prática

Vai ser mais fácil responder às questões de processo civil, penal e do trabalho tendo contato com ações reais nessas áreas. Por isso, nem vale memorizar o que vem depois do despacho inicial do juiz ou os prazos e condições de cabimento dos recursos, que são muitos: embargos, apelação e agravo de instrumento, entre outros.

Além de economizar seu HD enquanto aprende sobre a rotina da profissão, o estágio de Direito ressalta na prática um elemento importante: lidar com pessoas. Falar de divórcio em sala de aula é bem mais fácil que conduzir um processo do tipo entre um casal machucado com o fim do matrimônio ou que não se entende quanto à guarda dos filhos.

Oportunidades de networking

Como as áreas de estágio de Direito são muitas, você vai estar em contato direto com profissionais do mundo jurídico. Esse network pode fazer toda a diferença na sua carreira, rendendo indicações pra empregos, cargos em comissão e aumentando sua carteira de clientes.

Como conseguir um bom estágio em Direito?

Comece investindo numa boa faculdade. Aqui na Pitágoras, temos infraestrutura completa, ensino qualificado e apoio personalizado –– sem falar na parceria exclusiva com o Canal Conecta pra te colocar em contato com as melhores vagas de estágio de Direito.

Nossa parceria com a Saraiva e a LFG ainda impulsiona sua preparação pra prova da OAB com aulas ministradas por juristas renomados, como Pablo Stolze (Direito Civil) e Pedro Lenza (Direito Constitucional).

Conheça o Saraiva Aprova! Aqui na Pitágoras, você ainda tem acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur: as leis mais importantes ao alcance de um toque no seu dispositivo eletrônico.

Além de eleger uma boa faculdade, esteja sempre atento aos editais dos órgãos públicos, lançados na internet, no Diário Oficial e em jornais de ampla circulação. Os murais da faculdade e o contato diário com os colegas de curso e professores também são ótimos pra quem quer estagiar.

O estágio de Direito é um passo importante na carreira de quem deseja ser um ótimo profissional no mundo jurídico. Assim, você aprende a teoria na prática, desenvolve habilidades pra ser um bom jurista, entra em contato com o mercado e faz networking –– além de poder ganhar a média de R$ 1.120*.

Comece já seu futuro de sucesso se inscrevendo no vestibular online da Pitágoras!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados