Tenha sucesso em sua entrevista de estágio com esses 6 passos

entrevista-de-estagio

Desconto nota do Enem

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho é uma vitória nos tempos atuais. Com a alta do desemprego, atingindo 13,2 milhões de trabalhadores, segundo o IBGE , e um grande número de profissionais em busca de uma oportunidade, a pessoa que tem mais chances de alcançar uma boa posição é aquela que se destaca pela experiência.

Nesse sentido, o estágio costuma ser a principal porta de entrada, além de representar uma oportunidade única de aprender com profissionais que já estão atuando há algum tempo. Aliás, as chances de conseguir uma efetivação ao ter esse tipo de experiência no currículo aumenta relativamente. O fato é que, para conseguir a vaga, primeiro é preciso passar por uma fase de suma importância que é a entrevista de estágio.

Se você quer potencializar as suas chances de conquistar um bom estágio, então, não pode deixar de conferir as dicas deste artigo!

A importância de se preparar para a entrevista de estágio

Os sentimentos de insegurança e medo são comuns na hora de fazer uma entrevista. Logo, se preparar é necessário, afinal, estamos falando sobre uma fase decisiva para a aprovação ou não do candidato e imprescindível para o sucesso na carreira.

Ter um planejamento o ajudará a evitar que o nervosismo atrapalhe na hora de responder às questões dos recrutadores. Assim, os gestores poderão ver claramente o seu alinhamento aos propósitos da empresa e saber se de fato está engajado para exercer da melhor forma possível as funções que serão designadas a você.

Confira, a seguir, as principais dicas que preparamos para você se sair bem na entrevista de estágio!

1. Conheça mais sobre a empresa

Imagine passar por um longo processo seletivo, com teste de lógica, idioma, dinâmicas para chegar na entrevista e descobrir que aquela empresa não tem nada a ver com o seu perfil e que a sua visão difere muito da cultura proposta por ela? Pois bem, alguns dos pontos extremamente importantes para ser o escolhido é conhecer o contratante.

Isso inclui fazer uma pesquisa aprofundada sobre o mercado em que a empresa atua, passando pelas principais figuras que ocupam os cargos de gestão, além de entender a missão, visão e valores do negócio e conhecer seus principais concorrentes. Dependendo, você poderá até mesmo encontrar todas essas informações no próprio site da organização.

Vale a pena estudar e se inteirar ainda sobre o que ela tem feito — uma dica é seguir seu perfil nas redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, caso tenha. Isso dará a você mais propriedade na hora de responder questões como “por que você deseja trabalhar aqui?”.

2. Seja pontual e vista-se adequadamente

A pontualidade é um aspecto bastante delicado e, ao mesmo tempo, de suma importância em uma entrevista. Portanto, se programe para estar na empresa com ao menos alguns minutos de antecedência. Chegar no local e encontrar o entrevistador depois do horário combinado pode causar uma má impressão e passar a imagem de que você se comportará dessa forma quando for contratado, o que prejudicaria o seu trabalho.

Tour pela prova do Enem

Além de cumprir com o horário combinado, é interessante ter atenção ao traje, que deve ser condizente com o ambiente de trabalho do estágio pretendido. Por exemplo, em uma startup, pode se vestir de modo mais informal, enquanto em um banco ou escritório de advocacia, é preciso deixar de lado a bermuda e os chinelos. Para não errar, o melhor é sempre investigar essas questões antes para saber como se vestir.

3. Destaque os seus pontos fortes

Com a grande disputa por vagas no mercado de trabalho, é provável que quando passar para a fase de entrevista de estágio, você terá concorrentes tão qualificados quanto você ou até mesmo com mais bagagem. Mas isso não deve desanimá-lo e, sim, mostrar a necessidade de ser estratégico na hora de mostrar os seus pontos fortes.

A ideia não é chegar falando para o recrutador que você é excelente em algo, mas sim elaborar respostas que mostrem o seu autoconhecimento de forma natural, reforçando as suas vivências, bem como as suas características pessoais.

4. Faça questionamentos ao recrutador

Aproveite as oportunidades para ganhar pontos na entrevista. Durante a conversa com o entrevistador, aproveite as brechas para poder fazer os seus questionamentos. Isso mostra não só proatividade, mas também real interesse na função.

As entrevistas devem ser vistas mais como uma conversa do que como um interrogatório. Por exemplo, perguntar como a vaga tem evoluído ao longo do tempo revela o seu interesse em manter o ritmo de avanços, além de promover uma visão proativa da sua parte. Outra questão interessante é perguntar como a equipe da qual você pretende fazer parte está posicionada na organização, quais são os seus principais desafios, entre outros.

5. Fale a verdade

Sabe aquele ditado: a mentira tem perna curta? Pois bem, lembre-se dele na hora da entrevista. Não adianta inventar e colocar no currículo que você tem inglês avançado, por exemplo, se o seu nível de domínio do idioma é básico. Os recrutadores podem testá-lo e se identificarem a mentira, é bem provável que você seja desclassificado. Portanto, foque em falar a verdade!

Outra questão relevante sobre o assunto é não só focar nos seus pontos fortes. Se for perguntado em quais aspectos você ainda não é tão bom, não tenha medo de falar, mas, ao mesmo tempo, traga para a conversa ações que você tem tomado para mudar o quadro.

6. Mostre vontade de aprender

A vontade de aprender pode ser mais importante que o próprio conhecimento. Em grande parte das vezes o estagiário terá poucas experiências, mas se durante a entrevista ele conseguir passar a mensagem para o recrutador de que ele está disposto a se esforçar para conhecer os processos e aplicar o que foi aprendido, isso pode ajudar na contratação.

A retenção de conhecimento não é o que as empresas desejam. Portanto, mostre o seu diferencial em absorver coisas novas e fazer a aplicação de tudo o que sabe em diferentes ambientes e situações, isso tem se tornado cada vez mais valioso.

7. Busque sempre a capacitação profissional

Por último, mas não menos importante, a constante capacitação é essencial para poder aumentar as chances de contratação no estágio. Nesse contexto, uma instituição de qualidade faz toda a diferença no seu currículo. E se você quer encontrar oportunidades e vagas depois de conhecer todas essas dicas, o canal Conecta é uma ferramenta disponível para alunos da faculdade Pitágoras, reunindo empregadores, vagas e candidatos exclusivas para os alunos.

Depois de ler as nossas dicas, se você ainda tiver dúvidas sobre o processo de entrevista de estágio, não deixe de compartilhá-las com a gente! É só comentar logo abaixo e ficaremos muito felizes em ajudá-lo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados