O que faz um engenheiro mecânico no dia a dia de trabalho?

engenheiro mecanico o que faz

Desconto nota do Enem

Você sabe o que faz um engenheiro mecânico e qual a importância da profissão para o mercado de trabalho? Basicamente, o profissional desse setor atua no desenvolvimento de máquinas, podendo trabalhar em projetos de diversos segmentos e indústrias.

Quem deseja se especializar deve se candidatar para o curso de Engenharia Mecânica pra aprender os conhecimentos necessários do dia a dia de trabalho. Uma das coisas mais bacanas da carreira é a possibilidade de atuar em uma série de áreas, sobretudo no setor industrial e tecnológico.

Pra solucionar as suas dúvidas, se liga no post que a Pitágoras preparou com algumas informações sobre a graduação e o que faz um engenheiro mecânico.

Afinal, o que faz um engenheiro mecânico?

A Engenharia Mecânica é uma das áreas mais valorizadas no mercado de Exatas, tanto pela complexidade das tarefas que são executadas quanto pela alta demanda por profissionais em todo o Brasil. A rotina do engenheiro pode variar bastante de acordo com a função, a experiência e o local de trabalho.

Pra atuar no setor e entender tudo sobre Engenharia Mecânica, é fundamental realizar um curso de ensino superior. Na faculdade, você tem acesso a todos os conhecimentos necessários pra desenvolver projetos e prestar serviços de consultoria. Com isso, estará apto para o mercado de trabalho e pra atender as principais demandas dos empregadores do segmento.

O setor de Engenharia é subdividido em algumas áreas, e é comum ter dúvidas no momento de fazer a escolha no vestibular, né? Dá pra optar, por exemplo, pela Engenharia Mecânica ou de Produção, ou, ainda, pela Engenharia Mecânica ou Mecatrônica.

Muitas vezes, os estudantes fazem essa escolha pelo mercado e a remuneração. Pra se ter uma ideia, atualmente a média salarial da profissão é de R$ 8.272,25*, considerando uma carga horária de trabalho de 42 horas semanais. Interessante, né?

Os profissionais que estiverem alinhados com as novas práticas e tecnologias vão ter um vasto mercado de trabalho pra explorar. Você pode buscar vagas de emprego em diferentes áreas da Engenharia Mecânica:

  • setor de máquinas e equipamentos industriais;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • controle de qualidade;
  • vendas técnicas;
  • pesquisa acadêmica. 

Além disso, os engenheiros mecânicos também podem contribuir com o setor de marketing das empresas, dando apoio ao departamento de recursos humanos e fornecedores. Pra se dar bem na carreira, é preciso ter em mente que o curso faz parte da área de Exatas e que você deve se dedicar para ter conhecimento e realizar os inúmeros cálculos em Engenharia Mecânica.

Os profissionais ainda encontram oportunidades e diferentes funções pra exercer em companhias de médio a grande porte. A seguir, confira quais são as principais atividades para o engenheiro mecânico.

Desenvolvimento de projetos

Um dos setores mais atraentes para os engenheiros mecânicos é o de desenvolvimento de projetos. O profissional participa ativamente de todo o processo de criação em uma determinada organização ou empresa. O trabalho pode ser relacionado com um determinado processo industrial, máquina ou algum equipamento específico.

Pra se dar bem nessa área, é fundamental adquirir conhecimentos em processos de fabricação, ter facilidade com a leitura de desenhos técnicos e, ainda, dominar as funcionalidades dos principais softwares de Engenharia, como o AutoCad.

Realização de análises e testes

Grande parte dos projetos de Engenharia Mecânica necessita de modelos de computação gráfica e protótipos digitais e físicos pra realização de análises e testes. O profissional geralmente utiliza softwares de simulação e tecnologias de prototipagem rápida pra elaboração dos mais diferentes projetos, realizando previsões de fabricação e desenvolvimento de novos equipamentos e máquinas, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Nesse sentido, você pode contribuir pra redução de custos nas empresas e ter maior precisão na execução das funções de trabalho. Atualmente, existem ferramentas de computação que facilitam as análises mais complexas, permitindo que o engenheiro mecânico realize os testes de forma ágil e automática.

Gerenciamento de equipes

Outra área possível que o engenheiro mecânico pode seguir é a de gestão de processos e equipes. Uma das maiores vantagens desse setor é atuar de maneira menos teórica e mais prática, administrando tanto nos projetos industriais quanto pessoas.

Por ter a necessidade de trabalhar com profissionais de outros setores, é importante que o engenheiro mecânico desenvolva uma boa relação interpessoal. Isso vai ser fundamental pra manter a harmonia no ambiente de trabalho e garantir melhores resultados de liderança.

Manutenção de equipamentos

Os engenheiros mecânicos ainda podem atuar na manutenção de equipamentos, tendo a função de cuidar de todas as ações preventivas e de revisão da rede de máquinas de uma determinada empresa ou companhia.

Assim, o profissional tem a responsabilidade de planejar as medidas de segurança, executar ações que contribuam para o aumento da vida útil das peças e garantir que os equipamentos apresentem um melhor desempenho a custos menores.

Desenvolvimento de novos produtos

Outra área que se destaca por empregar cada vez mais profissionais qualificados é a de desenvolvimento de novos produtos. Nessa ocupação, o engenheiro mecânico deve realizar projetos detalhados em 3D e 2D pra que as peças sejam fabricadas e comercializadas.

É fundamental ter amplo conhecimento dos principais softwares de Engenharia pra elaboração dos produtos. Isso também é importante pra que você apresente informações precisas dos objetos para os clientes, permitindo que fiquem por dentro de todo o processo de fabricação e prototipagem.

Seguir carreira em Engenharia Mecânica representa excelentes chances de crescimento, né? Pois saiba que pra se destacar no mercado e conquistar as melhores vagas, é imprescindível estudar em uma boa instituição pra ter acesso a um ensino superior de qualidade e excelência.

Aqui na Pitágoras, oferecemos toda a infraestrutura necessária pra você ter experiências de aprendizado diferenciadas que potencializam o crescimento pessoal e profissional. Além disso, também conta com o Canal Conecta, um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego que abrange todo o país.

Faça uma boa escolha!

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro mecânico e quais são suas funções, não perca a oportunidade de se matricular no curso superior pra se qualificar e atingir destaque no mercado de trabalho. Tenha em mente que a escolha da faculdade é uma decisão importante e que pode influenciar bastante o seu currículo. Por isso, analise o que a instituição oferece antes de realizar a sua matrícula e iniciar os estudos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Pitágoras pra começar a sua trajetória acadêmica!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados