Vale a pena fazer faculdade de Engenharia Mecânica?

engenharia mecânica vale a pena

Teste Vocacional Rápido

A Engenharia é uma das áreas mais tradicionais das faculdades de todo o mundo. Ela é, também, extremamente valorizada pelo mercado de trabalho, com a demanda de profissionais qualificados crescendo a cada dia. Mas, afinal, será que vale a pena fazer faculdade de Engenharia Mecânica?

Essa é uma dúvida muito comum entre os vestibulandos que têm um certo interesse por essa profissão, seja porque gostam de matérias das Ciências Exatas, seja por estarem pesquisando sobre o curso de Engenharia Mecânica. O que a difere das demais Engenharias? Quais são as suas particularidades? Por que deveria escolher esse curso para o seu futuro?

Se esse tipo de questionamento passa pela sua cabeça, você está no lugar certo! Ao longo de nossa conversa, descobriremos os motivos que fazem da decisão de cursar Engenharia Mecânica uma aposta certeira pra sua vida profissional. Vamos lá?

Vale a pena fazer faculdade de Engenharia Mecânica?

Se liga em alguns benefícios de escolher esse curso para o seu futuro!

Interdisciplinaridade com outras Engenharias

Não sabe qual Engenharia fazer? Está dividido, por exemplo, entre a Engenharia Elétrica ou Mecânica? Bom, não se preocupe! Essa é uma área interdisciplinar, o que significa que, mesmo que você escolha um curso específico, vai lidar diariamente com questões vistas em outros campos.

Essa também é uma característica que demonstra que não há nada de tedioso no trabalho de um engenheiro mecânico. O profissional entra em contato frequente com diversos conceitos e sempre tem espaço pra estimular o seu cérebro e aprender cada vez mais. Essa é uma das grandes vantagens da Engenharia Mecânica!

Média salarial atraente

Já pensou em receber cerca de R$ 8.300* ao mês por uma jornada de trabalho de 8 horas diárias? Essa é a realidade para os recém-formados em Engenharia Mecânica no Brasil, o que demonstra que essa é uma área extremamente valorizada pelo mercado.

Por isso, se os seus planos envolvem uma vida confortável e com muita qualidade, essa faculdade pode ser exatamente o que você precisa para o seu futuro!

Demanda pelo profissional no mercado

A tecnologia é algo que não para de crescer. Novas descobertas otimizam os processos, e a indústria necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados pra acompanhar as tendências.

Sendo assim, o engenheiro mecânico é um profissional altamente requisitado pelo mercado, com vagas atraentes e interessantes surgindo com grande frequência.

Prestígio

Ainda que a vaidade não seja uma característica de todas as pessoas, é inegável que o prestígio de estar em uma profissão reconhecida é algo que faz muito bem pra realização pessoal de todos nós.

E, claro, o engenheiro mecânico ainda conta com o prestígio do mercado, o que favorece a conquista de novas oportunidades na carreira e ascensão pra cargos mais valorizados.

Área de atuação abrangente

Por fim, um dos principais benefícios da faculdade de Engenharia Mecânica é a sua ampla área de atuação. Essa é uma característica importante e que demonstra todo o potencial de crescimento profissional dos formados nesse campo!

Alguns dos exemplos de áreas possíveis para o engenheiro mecânico envolvem a produção de maquinários pra indústria, a venda de produtos relacionados com a área, a gestão de processos industriais, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para o setor e o controle de qualidade em órgãos variados.

Como funciona o curso de Engenharia Mecânica?

Afinal, o que é Engenharia Mecânica? Como funciona essa graduação?

Esse é um curso de Bacharelado, com duração de 5 anos. Sua grade curricular é dividida entre as matérias do ciclo básico, que traz conceitos fundamentais para o profissional, e o ciclo profissionalizante, mais específico e aprofundado.

Algumas das disciplinas vistas nesse curso são:

  • cálculo;
  • desenho;
  • resistência de materiais;
  • termodinâmica;
  • projetos de maquinário;
  • eletrotécnica;
  • materiais para construção.

O valor da faculdade de Engenharia Mecânica, na Pitágoras, consiste em mensalidades a partir de R$ 499*.

Além disso, por aqui, você pode contar com duas modalidades de ensino: a presencial e a Engenharia Mecânica EAD, no semipresencial. Essa é uma ótima alternativa pra quem quer conciliar os estudos com outros aspectos da vida, como o trabalho e a família.

Como escolher a melhor faculdade pra cursar Engenharia Mecânica?

Pra finalizar o nosso bate-papo, que tal descobrirmos algumas dicas pra ajudar na hora de escolher a melhor faculdade pra dar continuidade aos seus estudos?

Foque a inovação

Na hora de buscar uma faculdade, é importante que você busque sempre instituições que tenham um foco na inovação. Um bom exemplo é o uso da tecnologia, que pode ser uma incrível aliada do aprendizado, como observado no conceito da Aula Destaque na Pitágoras.

Busque uma infraestrutura de qualidade

A infraestrutura da faculdade é outro ponto que não pode ser deixado de lado. Tenha em mente que serão esses recursos que vão te levar rumo à qualificação em sua área!

Aposte em metodologias diferenciadas

Que tal investir em uma educação semipresencial e, assim, obter seu aprendizado sob uma perspectiva completamente nova? Boas instituições são aquelas que fornecem opções pra que seus estudantes escolham o que há de melhor para suas vidas.

Priorize instituições que preparam para o mercado

Outro fator que deve ser considerado é a preocupação da faculdade com o preparo do aluno para o mercado. Na Pitágoras, contamos com a parceria do Canal Conecta, um portal que te ajuda a conquistar as melhores vagas de estágio em sua região e a se qualificar desde cedo!

Procure faculdades com formas de ingresso variadas

Instituições realmente preocupadas com seus estudantes fornecem formas de ingresso variadas, que podem ir desde o FIES e Prouni até o uso da nota do Enem pra conquista de uma vaga ou a realização do vestibular online. E, claro, oferecem também diversas opções de descontos e bolsas!

Chegou o seu momento!

Com todas essas informações, agora é com você decidir se vale a pena cursar Engenharia Mecânica! Chegou a hora de arregaçar as mangas, mandar ver nos estudos e, claro, escolher uma faculdade que te ajude a conquistar seus objetivos em sua vida profissional.

A Pitágoras está aqui por você! Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Engenharia Mecânica e venha fazer parte de nosso time no próximo semestre letivo!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content