Engenharia Mecânica e Gestão: como unir os dois conhecimentos?

engenharia mecânica gestão

Desconto nota do Enem

Quando pensamos no curso de Engenharia Mecânica, facilmente imaginamos especialistas trabalhando nos aspectos técnicos da área. Porém, as atuais necessidades do mercado exigem que os engenheiros também estejam preparados para atividades de gestão de empresas de Engenharia Mecânica.

Ou seja, um engenheiro de sucesso, hoje, precisa ser muito mais completo e compreender sobre finanças, negócios, competitividade, inovação, gestão de pessoas e relacionamento com o cliente.

Pensando nisso, pra que a relação entre Engenharia Mecânica e gestão fique mais clara pra você que está entrando na faculdade, criamos este post sobre o tema. Tenha uma boa leitura!

Como Engenharia Mecânica e gestão podem se unir?

Se você pensar o que é a Engenharia Mecânica, vai perceber que a graduação resulta de uma combinação de conhecimentos em Matemática, Física, Ciências, Tecnologia e, claro, Negócios e gestão.

A ideia é desenvolver habilidades analíticas pra execução de projetos, ao mesmo tempo que te dá capacidade de resolver problemas usando abordagens lógicas, criativas e inovadoras, dentro dos prazos e de acordo com as expectativas da empresa ou cliente.

Deu um nó na cabeça? Calma! A partir de agora, vamos mostrar algumas situações corriqueiras nas empresas de Engenharia Mecânica em que área técnica e gestão se unem.

Administração

A administração é um dos pontos-chave em Engenharia Mecânica. O setor administrativo geralmente supervisiona e oferece apoio aos engenheiros ou departamentos esses enquanto trabalham em projetos e operações.

A gestão administrativa tem a preocupação de organizar e gerenciar questões cotidianas, como agendamento de reuniões, calendários de prazos, planilhas, relatórios ou realizar consultas de rotina.

Também toma conta de assuntos mais delicados, como gestão de contratos, supervisão de biblioteca técnica, transferências bancárias, licitações, além de compilar manuais de procedimentos, desenhos técnicos e diagramas.

Planejamento

Não há mercado de trabalho de Engenharia Mecânica que sobreviva sem um excelente planejamento. Nesse caso, a gestão vai auxiliar as equipes de Engenharia a entregar projetos dentro do cronograma.

Pra isso, são desenvolvidas estratégias de divisão de tarefas, elaboração de custos de material e mão de obra, interpretação de dados, monitoria do desempenho dos times etc.

Além disso, o planejamento garante que todos os profissionais estejam trabalhando em segurança. Também, cuida pra que os canais de comunicação sejam abertos e as equipes se alinhem.

Gestão de projetos

Quando pensamos em gestão de projetos, o engenheiro mecânico tem a preocupação de encontrar os melhores métodos de gerenciamento, considerando itens como:

  • perfil do cliente;
  • dificuldade e riscos pra realização do projeto;
  • orçamento;
  • recursos materiais;
  • recursos humanos;
  • qualidade da execução;
  • prazos;
  • pós-venda.

Não existe um método único pra gerenciar projetos em Engenharia Mecânica. Então, cabe ao profissional que estiver à frente do time usar experiência, percepção e know-how pra aplicar as técnicas de gerenciamento mais convenientes para aquele projeto.

Pra isso, o profissional divide a gestão pelo menos 5 etapas básicas, que certamente você vai encontrar em muitas carreiras:

Tour pela prova do Enem
  1. iniciar;
  2. planejar;
  3. executar;
  4. monitorar
  5. controlar e encerrar.

Gestão de recursos

Muitas vezes, as gestão de recursos acaba dividindo tarefas com outras áreas, por exemplo, as que acabamos de mostrar neste post.

Saiba que, não importa o tamanho do seu projeto de Engenharia Mecânica, é preciso haver um sólido gerenciamento de recursos. Eles incluem matérias-primas, equipamentos, softwares, energia e, por fim, pessoas.

Isso porque, quando o engenheiro mecânico desenvolve um projeto e entrega a seu cliente, ou uma empresa decide colocar um novo produto na linha de produção, não é possível haver desperdícios.

Então, a gestão de recursos usará, entre outras coisas, uma série de cálculos, estimativas e estatísticas pra mensurar tudo o que será preciso na realização dessa empreitada, sem prejudicar a qualidade.

Será que um engenheiro mecânico ganha bem? Dê uma espiada neste outro post, e conheça como são os salários de Engenharia Mecânica!

Gestão de manutenção

A manutenção garante vida longa aos equipamentos e maquinários, evitando gastos excessivos e até problemas com a segurança dos usuários. Então, as empresas de Engenharia Mecânica, muitas vezes, destinam um departamento inteiro voltado exclusivamente a ações desse tipo.

Isso pode até mesmo configurar um serviço regular, como nas empresas especialistas em manutenção de máquinas industriais, transportes como vagões de metrô ou equipamentos agrícolas.

A importância da gestão de manutenção é tão grande que muito do trabalho é feito com a ajuda de um sistema informatizado de gerenciamento de manutenção central, que planeja, rastreia, mede e otimiza todas as atividades e serviços. É então que se evidencia a relação entre Engenharia Mecânica e tecnologia.

Gestão ambiental

Muitas vezes, um projeto de Engenharia pode ter sérios impactos no meio ambiente. Veja, por exemplo, a construção de uma hidrelétrica. Nesse tipo de obra, além de envolver vários tipos de Engenharia, qualquer intervenção errada pode degradar ainda mais o meio ambiente.

Então, nesse caso, a Gestão Ambiental se une à Engenharia Mecânica pra buscar soluções pra vários problemas ambientais. Isso inclui sistemas de tratamento e disposição de águas residuais, poluição do ar, resíduos sólidos e perigosos, minimização de resíduos e a própria avaliação de impacto ambiental daquela atividade –– tudo de acordo com a natureza da tarefa executada.

Como a faculdade pode te ajudar?

Escolher um bom curso de Engenharia Mecânica é essencial pra ter boas chances na carreira. Isso porque, na faculdade, você não aprende somente as técnicas e o que faz um engenheiro na prática. Também tem apoio pra desenvolver habilidades que fazem muita diferença em uma carreira em gestão.

Estudar na Pitágoras te oferece tudo isso. Além das aulas da grade curricular de Engenharia Mecânica, trabalhamos as Habilidades Digitais, pra você se atualizar ainda mais pra ganhar destaque no mercado. Isso sem falar que pode sair da faculdade com um emprego ou estágio de maneira simples, com ajuda do Canal Conecta.

Faça a sua escolha!

Você acabou de conhecer como é a relação entre Engenharia Mecânica e gestão. Então, agora é hora de pensar em sua formação profissional e acertar na escolha da sua faculdade. Os melhores cursos de Engenharia são aqueles que apostam na inovação e trazem disciplinas que atendam às demandas do mercado, por exemplo, matérias de Gestão Empresarial.

Isso sem falar em uma infraestrutura moderna pra você aprender com a ajuda das mais recentes ferramentas tecnológicas.

Por isso, invista na Pitágoras! Aqui você terá todo o suporte pra ser o melhor profissional do mercado. Inscreva-se já no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados