Engenharia Industrial 4.0: o que é e como atuar nessa área?

áreas promissoras engenharia mecânica

Desconto nota do Enem

O mundo vem se transformando de forma contínua desde a primeira revolução industrial. Ao longo dos últimos séculos, as revoluções impulsionaram mudanças que impactaram diversos setores, criando processos, produtos, e principalmente, novos meios de fazer negócios.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, chegamos a uma nova fase, chamada de Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. De forma bem resumida, o termo representaria as fábricas do futuro, com máquinas conectadas em rede através de sensores, com pouca ação humana nos processos produtivos. Esse cenário só é possível por conta de outros fatores como a internet das coisas, big data, inteligência artificial, manufatura aditiva, biologia sintética e sistemas ciber-físicos. 

Com tantas mudanças, é importante saber como se adaptar a elas, buscando conhecimentos que possibilitem a utilização dessas tecnologias, o que aumentará a sua visibilidade no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Senai, 30 novas profissões foram criadas a partir dos padrões, produtos, formas de produção e comercialização relacionados à Indústria 4.0. 

As características buscadas no profissional de Engenharia Industrial 4.0?

Na Indústria 4.0, a participação das pessoas está voltada para a supervisão dos trabalhos. Isso acontece porque toda a produção será processada pelas máquinas. Por isso, estar preparado para essa transição significa se atualizar sobre as áreas de conhecimento que estão em ascensão.

Tour pela prova do Enem

Para se destacar nesse contexto é necessário gerar um tipo de valor que as máquinas ainda não conseguiram replicar. Nesse sentido, podemos considerar as competências técnicas e soft skills como a análise de informações e dados relacionados a diferentes processos e sistemas; boa habilidade de comunicação; capacidade de aprendizagem e o comportamento ético.

Como atuar na Industrial 4.0?

Você já deve ter percebido que os impactos da indústria 4.0 vão além do setor produtivo, alcançando áreas correlatas. Por isso é importante se atualizar, investindo no aprimoramento do conhecimento, através de eventos e cursos sobre o tema.

Por isso, invista fortemente no conhecimento e aprimoramento profissional, como cursos de outros idiomas, como o inglês e o espanhol, que são requisitos cada vez mais buscados nos candidatos dessa área. Em um cenário altamente globalizado, o domínio de outras línguas certamente te ajudará na disputa por vagas mais competitivas.

O aprimoramento profissional, através de cursos livres ou uma pós-graduação EAD. A modalidade a distância oferece a possibilidade de um ensino mais flexível, que se adapta à rotina de cada um. Basta buscar uma boa instituição de ensino, reconhecida pelo MEC, que ofereça material de qualidade e acompanhamento personalizado de tutores. Como a pós-graduação Pitágoras você terá todo o suporte e acompanhamento necessário para trilhar uma carreira de sucesso.

A indústria 4.0 já faz parte da realidade, estando cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Se você deseja trilhar uma carreira de sucesso, é fundamental investir na atualização continuada para buscar um bom lugar na era tecnológica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados