O mundo vem se transformando de forma contínua desde a primeira revolução industrial. Ao longo dos últimos séculos, as revoluções impulsionaram mudanças que impactaram diversos setores, criando processos, produtos, e principalmente, novos meios de fazer negócios.
Nos últimos anos, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, chegamos a uma nova fase, chamada de Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. De forma bem resumida, o termo representaria as fábricas do futuro, com máquinas conectadas em rede através de sensores, com pouca ação humana nos processos produtivos. Esse cenário só é possível por conta de outros fatores como a internet das coisas, big data, inteligência artificial, manufatura aditiva, biologia sintética e sistemas ciber-físicos.
Com tantas mudanças, é importante saber como se adaptar a elas, buscando conhecimentos que possibilitem a utilização dessas tecnologias, o que aumentará a sua visibilidade no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pelo Senai, 30 novas profissões foram criadas a partir dos padrões, produtos, formas de produção e comercialização relacionados à Indústria 4.0.
As características buscadas no profissional de Engenharia Industrial 4.0?
Na Indústria 4.0, a participação das pessoas está voltada para a supervisão dos trabalhos. Isso acontece porque toda a produção será processada pelas máquinas. Por isso, estar preparado para essa transição significa se atualizar sobre as áreas de conhecimento que estão em ascensão.
Para se destacar nesse contexto é necessário gerar um tipo de valor que as máquinas ainda não conseguiram replicar. Nesse sentido, podemos considerar as competências técnicas e soft skills como a análise de informações e dados relacionados a diferentes processos e sistemas; boa habilidade de comunicação; capacidade de aprendizagem e o comportamento ético.
Como atuar na Industrial 4.0?
Você já deve ter percebido que os impactos da indústria 4.0 vão além do setor produtivo, alcançando áreas correlatas. Por isso é importante se atualizar, investindo no aprimoramento do conhecimento, através de eventos e cursos sobre o tema.
Por isso, invista fortemente no conhecimento e aprimoramento profissional, como cursos de outros idiomas, como o inglês e o espanhol, que são requisitos cada vez mais buscados nos candidatos dessa área. Em um cenário altamente globalizado, o domínio de outras línguas certamente te ajudará na disputa por vagas mais competitivas.
O aprimoramento profissional, através de cursos livres ou uma pós-graduação EAD. A modalidade a distância oferece a possibilidade de um ensino mais flexível, que se adapta à rotina de cada um. Basta buscar uma boa instituição de ensino, reconhecida pelo MEC, que ofereça material de qualidade e acompanhamento personalizado de tutores. Como a pós-graduação Pitágoras você terá todo o suporte e acompanhamento necessário para trilhar uma carreira de sucesso.
A indústria 4.0 já faz parte da realidade, estando cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Se você deseja trilhar uma carreira de sucesso, é fundamental investir na atualização continuada para buscar um bom lugar na era tecnológica.