Engenharia Elétrica ou Automação? Qual área seguir?

engenharia elétrica ou de automação

Inscrição Vestibular Medicina Pitágoras 2025
Desconto nota do Enem

As carreiras das Engenharias são bem vistas no mercado de trabalho, o que abre a possibilidade de os recém-formados buscarem empregos e boas remunerações nos mais diferentes tipos de empresa. Se você ainda não se decidiu qual carreira seguir, neste post vamos ajudar explicando duas opções: o curso de Engenharia Elétrica ou de Automação.

Ambas as opções costumam atrair estudantes apaixonados por tecnologia e familiarizados com noções básicas e operações da Matemática e Física. No entanto, existem várias diferenças na grade curricular e nos objetivos dos cursos.

Para não restar mais dúvidas, use este post como guia pra saber se a escolha correta para ingressar na graduação é Engenharia Elétrica ou de Automação.

Como funciona o curso de Engenharia de Automação?

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação também pode ser chamado de Mecatrônica. A sua duração é de, pelo menos, 5 anos. As disciplinas mais abrangentes e específicas exigem um bom conhecimento de Matemática Física e Química.

Eletrônica, Mecânica e Computação são assuntos frequentes na grade curricular do curso. Os alunos passam por experiências para colocar em prática conceitos vistos em sala de aula. Para receber o diploma, é obrigatório cursar as disciplinas de estágio supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual é o objetivo da formação em Engenharia de Automação?

O objetivo do curso é formar profissionais capacitados a projetar, utilizar e fazer a manutenção de equipamentos com processos automatizados na indústria de maneira geral. Em outras palavras, o curso prepara profissionais para lidar com sistemas que exigem o mínimo de intervenção humana para funcionar.

Nas disciplinas do curso e nos estágios supervisionados, o aluno dessa Engenharia aprende a programar máquinas e softwares automatizados para processos industriais, além de redimensionar equipamentos e sistemas já presentes em uma empresa.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Engenharia de Automação?

Os alunos de Mecatrônica se sentem confortáveis em lidar com operações numéricas e geralmente gostam de assuntos relacionados ao universo da tecnologia. Acompanhar as tendências da área é um requisito importante pra se manter relevante no mercado de Engenharia de Controle e Automação.

Uma particularidade que pode fazer a diferença nos alunos dessa Engenharia é o interesse de como softwares automatizados funcionam: os robôs. O conceito de Machine Learning, por exemplo, tem aplicações diretas no setor industrial e apresenta sempre novidades que podem otimizar o trabalho em diferentes tipos de linha de produção.

Como é o mercado de trabalho para Engenharia de Automação?

O recém-formado em Engenharia de Automação tem uma bagagem abrangente e pode explorar diversos segmentos. No setor industrial, por exemplo, destacam-se as empresas da indústria automobilística, petroquímica e siderúrgica. No setor de serviços, o engenheiro de automação pode trabalhar com projetos de automação residencial.

A média salarial do engenheiro de Controle e Automação é de R$ 7.225,96*, valor que pode variar conforme a experiência e qualificação do profissional, além do porte da empresa.

Como funciona o curso de Engenharia Elétrica?

O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica dura 5 anos. Ao longo da graduação, o aluno aprender a preparar relatórios de viabilidade técnico-econômica, executar obras e tarefas técnicas, realizar vistorias e perícias.

Acha que Engenharia Elétrica é difícil? Veja algumas matérias da grade curricular para entender como a graduação vai contribuir pra sua formação.

Tour pela prova do Enem
  • Administração e Economia Para Engenheiros;
  • Algoritmos e Lógica De Programação;
  • Análise e Processamento De Sinais;
  • Atividades Complementares;
  • Automação de Processos Industriais;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Circuitos Elétricos;
  • Circuitos Elétricos Avançados;
  • Compatibilidade e Interferência Eletromagnética;
  • Conversão Eletromagnética De Energia e Máquinas Elétricas;
  • Desenho Técnico Projetivo

Também há algumas disciplinas dos Estudos Dirigidos (ED) aqui da Pitágoras, que complementam seu aprendizado:

  • Construindo Uma Carreira De Sucesso – Engenharias;
  • Cultura Digital;
  • Desenvolvimento De Carreira;
  • Design Thinking;
  • Empreendedorismo;
  • Empregabilidade;
  • Marketing Digital;
  • Mindset Ágil.

Assim como acontece em Engenharia de Automação, o aluno do curso precisa fazer os estágios obrigatórios e concluir o TCC para receber o diploma.

Qual é o objetivo da formação em Engenharia Elétrica?

O curso de Engenharia Elétrica da Pitágoras tem o objetivo de capacitar os alunos pra compreender o funcionamento dos vários tipos de sistemas de geração e distribuição de energia. Dessa forma, o profissional pode participar do planejamento, da implantação e do acompanhamento de projetos relacionados à energia elétrica.

Qual é o perfil do estudante e profissional de Engenharia Elétrica?

Assim como o curso de Engenharia de Automação, o curso de Elétrica se destina a estudantes com familiaridade com noções matemáticas, além da paixão por assuntos relacionados à tecnologia.

Algumas particularidades que favorecem a atuação do profissional formado são: facilidade pra trabalhar em equipe, gosto por resolver problemas concretos e elaborar soluções lógicas.

Como é o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica?

Há muitas oportunidades pra quem se forma e procura especializações na área. Essa é uma das características do mercado de trabalho de Engenharia Elétrica. Destaca-se a alta demanda pra atuações na indústria, setor que mais recebe mão de obra qualificada das Engenharias, principalmente indústrias de energia, como hidrelétricas e usinas eólicas.

Hoje em dia, a média salarial para o engenheiro eletricista é algo em torno de R$ 7.942,74*. Mas a remuneração pode aumentar significativamente de acordo com alguns fatores, como o porte da empresa, o nível de qualificação do profissional e o cargo desempenho.

Pra ingressar no mercado de trabalho de Engenharia Elétrica pronto para os desafios da área, conte com a ajuda de boas iniciativas da sua faculdade. Programas e atividades extracurriculares podem enriquecer sua formação e acelerar sua busca por um emprego.

Aqui na Pitágoras, ajudamos nossos alunos a encontrar vagas de estágio e emprego nas melhores empresas do país, concedendo acesso exclusivo ao Canal Conecta.

A gente também oferece treinamentos online e exclusivos sobre diversos assuntos pra nossos calouros e veteranos na Aula Destaque. Você tem o que precisa pra sair da graduação bem empregado ou com boas perspectivas de trabalho. Pra aproveitar as vantagens, o primeiro passo é fazer o vestibular online da Pitágoras.

Agora é com você!

Chegamos ao final do post. Esperamos que as informações te ajudem a escolher entre Engenharia Elétrica ou de Automação. Apesar das semelhanças na grade curricular e no perfil do aluno, os cursos formam profissionais diferentes para o mercado.

Aproveite pra começar hoje mesmo a construir sua carreira profissional. Faça já sua inscrição online no vestibular da Pitágoras e venha estudar com a gente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados