Quais são os materiais de estudo necessários em Engenharia Elétrica?

engenharia elétrica material de estudo

Um profissional graduado no curso de Engenharia Elétrica está apto a participar de projetos pra gerar, transmitir e distribuir energia elétrica. Ao longo dos períodos, o estudante se familiariza com sua futura atuação desenvolvendo habilidades específicas. Pra isso, é preciso usar os materiais de estudo necessários na graduação.

O estudante que opta por essa Engenharia precisa fazer um investimento em equipamentos pra ter uma formação de excelência. Mas o retorno é rápido, pois os recém-formados encontram um mercado de trabalho com remuneração acima da média.

Apesar disso, é importante se preparar antes mesmo de começar o curso. Os materiais de estudo são apenas um dos custos necessários pra fazer uma graduação, pois também exigem os gastos com alimentação, transporte, mensalidade etc.

Pra te ajudar a ter uma noção do material de estudo de Engenharia Elétrica, criamos este post completo. Confira e tire suas dúvidas!

Materiais básicos

Você passou no vestibular, fez a matrícula na instituição e já sabe a data de início para as aulas. Se durante todo esse processo ainda não parou pra comprar os materiais básicos de estudo, é bom começar logo. Assim que conhece a grade curricular de Engenharia Elétrica, já pode ter uma noção do que vai precisar pra enfrentar o primeiro semestre e, então, é melhor ir se planejando.

Na maioria dos casos, os materiais necessários no início são comuns pra todos os cursos. Você pode até aproveitar o que já usou durante o ensino médio: cadernos, canetas, lápis, marcador estereográfico, lápis, apontador, estojo etc.

Uma dica interessante pra incluir nos materiais básicos são pastas pra colocar documentos relativos à cada disciplina. Cópias e anotações guardadas dos primeiros semestres podem ajudar você em avaliações futuras e até na hora de fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Materiais de apoio

Os materiais de apoio são as tecnologias que se tornam quase inevitáveis pra uma formação de qualidade durante a graduação. Mesmo na modalidade de ensino presencial, diversas atividades e comunicações com a faculdade dependem das ferramentas digitais. Dispositivos como tablets e notebooks tornam as demandas do curso muito mais práticas.

Assim, você pode acessar ferramentas de busca, aplicativos, redes sociais, dicionários, simulados, calculadoras online etc. Muitos alunos até chegam a substituir de vez a folha de papel pela tela do smartphone ou do tablet pra fazer anotações e produzir atividades avaliativas.

Sem falar que a tela do dispositivo pode reduzir drasticamente o gasto com livros e outros materiais impressos. Durante a graduação, certamente você entrará em contato com obras que são grandes referências de estudo, que às vezes estão disponibilizadas de graça no formato digital. Então, caso ainda não tenha esse tipo de tecnologia, vale a pena providenciar.

Materiais da faculdade de Engenharia Elétrica

Os cursos de Engenharia têm algumas particularidades que demanda o uso de materiais específicos por parte dos estudantes, e não seria diferente no caso de Engenharia Elétrica. Um bom exemplo é a calculadora científica, uma ferramenta que, sem dúvida, precisa estar na mochila de todo futuro engenheiro.

Como a particularidade da Engenharia Elétrica é o estudo do eletromagnetismo, os alunos veem muita Física e Matemática durante o curso. Os cálculos mais complexos fazem parte dessa particularidade. Isso também é o que alimenta a fama de que a Engenharia Elétrica é difícil.

Uma calculadora científica realiza cálculos avançados de matemática, como trigonometria, álgebra e geometria, o que fica claro no próprio design do equipamento, com botões que não estão presentes nos modelos comuns. Por conta das inúmeras funcionalidades, preço dela também é bem diferente das mais convencionais.

Outro material importante é uma prancheta de desenho, pois o estudante pode passar horas fazendo rascunhos e avaliações relacionadas à expressão gráfica. Ferramentas menores também ajudam nesse tipo de atividade, como réguas, esquadros e compassos.

Materiais pra aulas práticas de Engenharia Elétrica

Nesta parte do conteúdo, vamos demonstrar alguns materiais de estudo que podem ser usados pelo estudante de Engenharia Elétrica nas aulas práticas. Normalmente, esses são momentos que simulam atividades laborais do profissional na rotina de trabalho. Então, é importante contar com o aparato necessário pra aproveitar a experiência de aula.

Equipamentos de proteção individual

O Equipamento de Proteção Individual pode ser um material importante pra se usar nas aulas práticas de Engenharia Elétrica. Se o profissional não usa um EPI quando necessário, corre um grande risco de sofrer danos graves à saúde. Os mais comuns são:

  • capacete de segurança: protege o profissional de quedas de materiais e ferramentas sobre a cabeça, além de evitar choques elétricos;
  • óculos de proteção: protege os olhos do profissional de respingos de produtos químicos, luminosidade intensa, radiação ultravioleta etc.;
  • luvas de segurança: garante o manuseio seguro de materiais e ferramentas, principalmente cortantes, agentes químicos e corrosivos;
  • cinturões de segurança: protege profissionais que trabalham em alturas superiores a 2 metros, evitando lesões graves decorrentes de quedas;
  • calçados: dão maior aderência aos pés do profissional, além de evitarem choques elétricos, perfurações, cortes e outros riscos decorres da atividade de trabalho.

Alguns desses materiais podem ser fornecidos pela própria faculdade pra realização de atividades práticas. Porém, é importante que o engenheiro em formação providencie seus próprios equipamentos. Eles podem ser importantes futuramente, quando você já estiver atuando no mercado de trabalho de Engenharia Elétrica.

Voltímetro, Amperímetro e Ohmímetro

Voltímetro, Amperímetro e Ohmímetro são aparelhos digitais de medição frequentemente usados na rotina de engenheiros eletricistas. Eles medem unidades como a resistência, a corrente elétrica e a potência, evitando qualquer tipo de falha nos resultados de sistemas elétricos.

Vale ressaltar que, além da seleção dos materiais e dos equipamentos para o curso, é importante ter um cuidado com a escolha da faculdade. Professores qualificados, uma infraestrutura de ponta e iniciativas de empregabilidade são características em que você precisa ficar de olho.

Se você pensa em fazer Engenharia Elétrica na Pitágoras, pode ficar tranquilo! Nossos calouros e veteranos são orientados por uma equipe composta por especialistas, além de aproveitarem bibliotecas, laboratórios de informática e muito mais do que a nossa infraestrutura tem a oferecer!

E no quesito empregabilidade, os alunos da Pitágoras têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com as melhores vagas de estágio e emprego do país.

Agora, inscreva-se no vestibular!

Se você chegou até aqui, já sabe o que levar pra faculdade Engenharia Elétrica. Depois de conhecer melhor o curso e prestar o vestibular, é bom começar a fazer uma lista dos materiais necessários e calcular o custo desse investimento tão importante, ok?

Aproveite pra dar o primeiro passo e construir sua carreira agora que conhece o material de estudo de Engenharia Elétrica: inscreva-se agora no vestibular online da Pitágoras e venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.