Qual é a nota de corte de Engenharia de Produção?

engenharia de produção nota de corte

Desconto nota do Enem

Escolher uma profissão não é nada fácil, principalmente no momento de prestar vestibular e optar por um curso superior, não é? Um cuidado que pode facilitar sua decisão é pesquisar bastante detalhes da graduação preferida. Hoje, nós da Pitágoras desvendamos aqui a nota de corte de Engenharia de Produção.

O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capacitados a controlar e planejar a linha de produção das empresas, seus sistemas de abastecimento e o resultado final dos produtos.

Mas pra conquistar todas as oportunidades dessa carreira, é preciso prestar vestibular e, entre os candidatos, ficar acima da nota de corte. Se quiser descobrir quantos pontos precisa pra passar em Engenharia de Produção, veja as informações deste post!

O que é nota de corte de Engenharia de Produção?

A nota de corte de Engenharia de Produção é de 632 pontos em média. Porém, a pontuação exata que é necessária pra conquistar a aprovação depende da forma de ingresso que você escolher (Sisu, Prouni, FIES ou vestibular unificado) e da instituição de ensino superior.

A nota de corte é a pontuação mínima pra convocação em um processo seletivo. É quanto tirou o último candidato convocado de acordo com o número disponibilizado de vagas.

Por exemplo, se uma faculdade oferece 15 vagas pra um curso, a pontuação do 15° lugar é considerada a nota de corte. Isso significa que ela pode aumentar ou diminuir de acordo com o desempenho dos candidatos que se inscrevem para as mesmas opções de curso, turno e instituição de ensino.

Qual é a nota de corte do curso no Sisu?

A nota de corte de Engenharia de Produção no Sisu é 700 pontos em média. Como você vê, é bastante alta, pois as vagas em instituições públicas costumam ser mais concorridas e até aparecer em menor número.

Os inscritos com as melhores classificações são selecionados de acordo com as pontuações que obtiveram na última edição do Enem. Os candidatos podem alterar a primeira e a segunda opção de curso até o último dia de inscrição.

As notas de corte de cada curso são divulgadas uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos podem consultar a classificação parcial sempre que quiserem e alterar suas opções de graduação pra conseguir se manter dentro da nota de corte.

Qual é a nota de corte do curso no Prouni?

A nota de corte de Engenharia de Produção no Prouni é 652 pontos em média. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) acontece duas vezes ao ano e classifica os candidatos de acordo com o desempenho obtido na edição mais recente do Enem: no primeiro e no segundo semestre do ano.

Os requisitos básicos pra participar do Programa são: alcançar o mínimo de 450 pontos em alguma edição do Enem (em alguns casos, valem apenas as dos últimos 3 anos), não ter zerado a redação e ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, o que hoje equivale a R$ 3.300,00.

Tour pela prova do Enem

A pontuação considerada pelo Prouni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem. Ou seja, é a soma das duas dividida por 2. Os candidatos concorrem a 2 tipos de bolsas de estudo: parciais de 50% e integrais (100% do valor das mensalidades).

Qual é a nota de corte do curso no FIES?

A nota de corte de Engenharia de Produção no FIES é 556 pontos em média. A seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é feita a partir da nota do Enem. A concorrência acontece entre os candidatos que optaram pelo mesmo curso, instituição de ensino, unidade e turno.

O programa normalmente ocorre 2 vezes ao ano, uma no início do primeiro semestre e outra no início do segundo. As inscrições são feitas no site oficial do FIES. No período do ano aberto pra inscrições, basta se cadastrar e esperar o e-mail de validação. Após isso, é só acessar novamente o portal e fazer a sua aplicação.

Por que fazer Engenharia de Produção na Pitágoras?

Na Pitágoras, você tem a chance de entrar em Engenharia de Produção pelo Enem. Você usa a nota do que obteve no Exame pra concorrer a uma bolsa de 100% do valor da mensalidade. É a sua chance de passar pelo ensino superior com toda a segurança financeira possível, seja em Engenharia de Produção, seja em outros tipos de Engenharia.

Além disso, caso não consiga obter a bolsa do Enem, você ainda tem a possibilidade de obter outros tipos de bolsas de estudos e descontos na mensalidade.

A Bolsa Incentivo, por exemplo, é destinada a candidatos com dificuldades financeiras pra que solicitam a bolsa no ato da inscrição no vestibular de Engenharia de Produção. Você ainda pode conseguir descontos na pré-matrícula. Assim, você garante sua vaga na turma e no curso escolhidos.

As vantagens são muitas. O aluno matriculado também conta com recursos para o desenvolvimento pessoal, como o Canal Conecta. É um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego que considera todo o território do país.

Ao longo do curso, o aluno tem encontros online exclusivos com profissionais conceituados em suas áreas de atuação. Na Aula Destaque, especialistas em diferentes áreas e que já trilharam um caminho de sucesso compartilham seus conhecimentos e experiências com as turmas.

Da sala de aula ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bibliotecas e laboratórios especializados, as instalações da Pitágoras intensificam as aptidões do aluno, ajudando a moldar sua inserção na sociedade de maneira humana e diferenciada.

Agora é com você!

Se vai usar a nota do Enem pra conseguir a aprovação nesse curso, precisa escolher uma das formas de ingresso (Sisu, FIES ou Prouni), ficar de olhos nos critérios de cada programa e acompanhar a nota de corte de Engenharia de Produção. Realizando o vestibular da Pitágoras, ainda tem acesso a várias possibilidades de bolsas e descontos na mensalidade.

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe a nota de corte de Engenharia de Produção, aproveite pra se inscrever no vestibular online da Pitágoras. Vem construir um futuro de sucesso com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados