Quantos anos dura Engenharia Civil? Descubra a duração média dessa Faculdade!

engenharia elétrica ou civil

Teste vocacional rápido

Se você tem o sonho da faculdade, em especial, cursar Engenharia Civil, este conteúdo é direcionado para você. Então, confira aqui a duração média dessa faculdade. Além disso, você também saberá quantos semestres, períodos e carga horária serão necessários para concluir esta graduação.

Ainda, a Faculdade de Engenharia Civil da Pitágoras fornece ao aluno a capacidade de planejar, projetar e chefiar consecução de obras, como estradas, edifícios, pontes, estradas, residências, etc. 

Venha conferir!

Veja a carga horária do curso de Engenharia Civil na Faculdade Pitágoras!

1° semestre: 300 horas

2° semestre: 300 horas

3° semestre: 300 horas

4° semestre: 300 horas

5° semestre: 360 horas

6° semestre: 270 horas

7° semestre: 300 horas

8° semestre: 570 horas

9° semestre: 340 horas

Presencial, 100% EAD ou semipresencial: em qual vou me adaptar melhor?

10° semestre: 320 horas

Assim, a carga horária total do curso de Engenharia Civil é 3.600 horas.

Veja como funciona a duração de um curso superior!

A carga horária de um curso superior varia não apenas de acordo com a graduação, mas também com tipo de graduação: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. De forma geral, a duração mínima exigida pelo MEC é de 2.400 horas, no entanto, há graduações mais longas que atingem até 7.200 horas. 

Os créditos de curso de ensino superior são uma unidade de medida utilizada em muitas graduações para medir o avanço do estudante no decorrer do curso. Desta forma, os cursos estabelecem um mínimo de créditos para que o discente possa se formar. Cada disciplina pode atribuir um número diferente de créditos, conforme a carga horária.

O famigerado termo DP (dependência em uma disciplina), ou seja, quando o estudante não atinge a média exigida e necessita cursar novamente a matéria. É algo muito comum no ensino universitário, não é preciso pânico se você viver uma situação como essa.

Caso o semestre tenha uma matéria que exige como pré-requisito aquela que o aluno ficou em DP, o estudante necessitará realizar, primeiramente, a matéria que foi reprovado, para, no próximo semestre, realizar a disciplina com pré-requisito. Se o aluno não se programar, pode prorrogar e muito o tempo de duração do curso.

O curso tecnólogo também é uma graduação como a de licenciatura e bacharelado. Quem faz esse curso também terá um diploma de curso superior legítimo como os outros. Entretanto, é um modelo de graduação concluído em tempo reduzido, tem duração de dois a três anos. É ideal para quem está com pressa para se formar e adentrar ao mercado de trabalho. 

Dessa forma, a grade curricular de um curso tecnólogo é focada nas habilidades práticas desse campo. Embora utilize-se o termo “tecnólogo”, não é um curso voltado apenas para área de tecnologia. Você pode optar por inúmeros campos de conhecimento.

Você pode realizar uma segunda graduação com tempo de duração menor, utilizando os créditos realizados na primeira graduação. O que faz com que você elimine matérias do segundo curso superior. Sendo assim, você conclui o curso de forma mais rápida. Obviamente, se a segunda graduação escolhida tiver matérias em comum com a primeira.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Engenharia Civil!

Se você se sente preparado para dar este importante passo em sua vida, saiba que a Faculdade Pitágoras está aqui para te ajudar. Então, oferecendo o melhor que uma instituição de ensino pode proporcionar, abrimos as portas para realizar o seu sonho.

Lembrando que nós oferecemos o curso de Engenharia Civil nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. E com o nosso corpo docente, profissionais atuantes no mercado e todos os recursos necessários, você se sentirá preparado para o futuro.

Conte com a nossa experiência e prepare-se para brilhar. A Pitágoras aproxima dos alunos da realidade do mercado e dos seus sonhos. Participe do nosso processo seletivo. Vamos juntos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Prouni, FIES, crédito estudantil ou bolsa privada: qual a melhor opção para mim?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.