Enfermeiro obstetra: como ele atua na prática?

enfermeiro obstetra

Desconto nota do Enem

O Bacharelado em Enfermagem é uma das profissões que abrem as portas abertas após o término de sua graduação. E não é pra menos, né? A área da saúde é um dos segmentos mais prósperos do mercado de trabalho, com funções que não podem ser substituídas e que se tornam, a cada dia, essenciais e bastante procuradas pela sociedade em geral.

O enfermeiro formado pode atuar na área generalista (assim como acontece com os formados em Medicina ou Medicina Veterinária, por exemplo) ou optar por uma especialização. Ele atuará em um nicho específico, desenvolvendo habilidades e competências que o tornem cada vez mais qualificado.

Uma dessas possibilidades é se tornar um enfermeiro obstetra, área que cresce bastante e que tem uma demanda contínua no Brasil e no mundo. Quer saber mais sobre essa especialização e suas particularidades? Então, vem com a gente e continue a leitura!

O que é um enfermeiro obstetra?

O enfermeiro obstetra é um profissional graduado em um curso de Enfermagem que optou por realizar uma especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica.

A especialização é uma ótima oportunidade pra garantir melhores condições de trabalho, com remunerações mais compensadoras e jornadas reduzidas, além de ser a possibilidade perfeita pra se tornar mais capacitado e qualificado.

Essa é, também, uma ótima chance pra quem dúvida entre vários cursos, como Enfermagem ou Biomedicina, Medicina e outros. A especialização é uma maneira de explorar novos horizontes e até mesmo conhecer um pouco mais sobre outros ramos da sua profissão!

O que faz um enfermeiro obstetra?

O enfermeiro obstétrico trabalha com os cuidados do recém-nascido e da parturiente (ou seja, a mulher que está em trabalho de parto ou acabou de dar à luz). Algumas de suas funções são:

  • fazer a preparação da mãe para o momento do parto, auxiliando-a com o que for necessário, sanando dúvidas e prestando apoio profissional e emocional;
  • monitorar, constantemente, os sinais vitais da mãe e do bebê;
  • auxiliar a mãe no pós-parto, prestando os primeiros atendimentos e respondendo às eventuais questões que podem surgir;
  • ajudar a parturiente em processos novos pra ela, como a amamentação e os cuidados com o bebê;
  • orientar a família e os acompanhantes.

Além disso, o enfermeiro obstetra também tem o dever de orientar a sua equipe, direcionando técnicos e auxiliares a realizarem suas atribuições da melhor maneira possível e sempre priorizando a saúde da mãe e do pequeno que acabou de nascer.

Lembrando que o enfermeiro também tem autonomia pra condução dos partos normais e, inclusive, a administração de anestesias locais pra realização de alguns procedimentos. Em casos mais complexos, ele deve solicitar a presença de um médico pra conduzir o processo.

Essa rotina de trabalho pode ser feita tanto em hospitais quando no regime de partos domiciliares, que devem ser sempre acompanhados por uma equipe devidamente qualificada.

Qual é a média salarial de um enfermeiro obstetra?

De acordo com o CAGED, o salário médio de um enfermeiro obstetra é de R$ 4.250,41* pra uma jornada de 38 horas de trabalho semanais. Já o teto chega a R$ 7.968,13*, valor que pode ser alcançado com investimento em qualificação.

Além de ter bons salários, essa é uma profissão bastante promissora. Entre abril de 2020 e março de 2021, as contratações formais CLT cresceram 28,57%.

Como atuar como enfermeiro obstetra?

O primeiro passo pra ingressar nessa carreira é estudar Enfermagem. Essa é uma graduação do tipo Bacharelado, com duração de 5 anos e ofertada na modalidade presencial.

Tour pela prova do Enem

Depois, o próximo passo é investir em uma especialização de Enfermagem na área de Obstetrícia e Ginecologia. Esses cursos são, normalmente, pagos e com duração que varia entre 1 a 2 anos.

Lembrando que as especializações contam como uma pós-graduação, ok? Depois, você pode seguir com mestrado, doutorado e deixar o seu currículo ainda mais atraente para o mercado!

Como é o mercado de trabalho pra Enfermagem Obstetrícia?

O mercado de trabalho pra área de Enfermagem é, no geral, muito promissor. Ainda que existam diversos enfermeiros ativos atualmente, a carência por especialização é uma realidade no setor.

Um bom exemplo disso é o levantamento feito pelo COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), que entrevistou milhares de profissionais da área em diferentes regiões do Brasil. Uma das estatísticas obtidas pela pesquisa foi justamente o peso da falta de especialização.

Sendo assim, observamos a importância da especialização no setor da Enfermagem, o que também é muito válido pra área obstétrica!

Há, ainda, a oportunidade de fazer a sua carreira no exterior. O portal estrangeiro TopRntoBsn.com nos traz uma lista com 30 países com deficit de enfermeiros em seu corpo de profissionais. Boa parte deles se encontra na América Latina (o Brasil também está no ranking!), Central ou na África, mas também há oportunidades em outros locais do mundo.

Países com o Reino Unido, Dinamarca, Nova Zelândia, Irlanda e Israel também se mostram como potenciais lugares no exterior pra que enfermeiros conquistem a carreira de seus sonhos. São dados levantados, agora, pelo site indiano Dynamic Health Staff.

Como encontrar uma boa faculdade de Enfermagem?

Escolher a faculdade é o primeiro passo de como ser um enfermeiro obstetra, rumo a uma carreira de sucesso. Com ela, você tira muito mais proveito de sua especialização e já chega no próximo curso com muita experiência e qualificação.

Mas temos uma ótima notícia: você já encontrou a faculdade ideal! A Pitágoras é uma referência no ensino da área da saúde e conta com um dos cursos de Enfermagem mais conceituados do mercado.

Alguns de nossos diferenciais são:

  • Aula Destaque, que conecta o aluno com especialistas no ramo da saúde;
  • Trilhas de Carreira, que otimiza o seu currículo já na graduação;
  • Canal Conecta, com vagas exclusivas de estágio e emprego na sua região;
  • Estudos Dirigidos, que trabalham habilidades digitais e unem tecnologia, inovação com a qualificação necessária pra sua carreira;
  • apoio exclusivo e personalizado ao aluno;
  • corpo docente qualificado;
  • infraestrutura de primeira para os futuros enfermeiros.

Quer saber mais sobre como é estudar na Faculdade Pitágoras? Então, confira o nosso post e tire as suas dúvidas!

Agora é com você!

Gostou de conhecer mais sobre o dia a dia de um enfermeiro obstetra e descobrir todas as oportunidades que essa carreira traz pra você? Agora é hora de mandar ver nos estudos, conquistar uma vaga em uma boa faculdade de Enfermagem e dar início ao seu grande sonho!

E aí, pronto pra começar? Então, se inscreva agora mesmo no vestibular de Enfermagem da Pitágoras e se torne parte da próxima geração de enfermeiros do Brasil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados