Como conquistar uma bolsa de Enfermagem no Prouni?

alunas cursando enfermagem por meio do prouni

Desconto nota do Enem

Sonha em exercer uma profissão nobre e busca a gratificação de cuidar das pessoas? Então, o curso de Enfermagem é pra você! Além de possibilitar a realização pessoal e profissional, essa formação tem uma alta empregabilidade e muitas possibilidades de atuação. O único porém é que a mensalidade costuma ser um pouco puxada.

Afinal, essa graduação, assim como outras da área da saúde, requerem a alta capacitação dos docentes e uma infraestrutura sofisticada por parte da faculdade. É claro que isso reflete no valor do curso. Mas calma! Temos uma excelente notícia: você pode conquistar uma bolsa de Enfermagem no Prouni e pagar menos!

Neste texto, separamos todas as informações que você precisa pra garantir sua bolsa e começar a faculdade dos seus sonhos o quanto antes. Veja!

Faculdades na área da saúde

Entenda como funciona o Prouni

Como você deve saber, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal pra facilitar o acesso ao ensino superior por estudantes com baixas condições socioeconômicas. Assim, o programa concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%).

Essa porcentagem é abatida da mensalidade durante toda a graduação. Isso quer dizer que, se o seu curso é R$ 800 por mês, por exemplo, você pode pagar apenas R$ 400 ou até fazer a faculdade gratuitamente. Ótimo, não é? Pra concorrer, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:

  • ter participado da última edição do Enem;
  • atingir a nota mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação;
  • não ter diploma de graduação;
  • ter feito o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares;
  • ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (pra bolsas de 100% em Enfermagem) ou de até 3 salários mínimos per capita (pra 50%).

Se você tem o perfil do programa, basta se inscrever no período indicado no cronograma do Prouni. Os candidatos são classificados por ordem decrescente de nota no Enem –– então, quem se saiu bem no Exame tem mais chances de conquistar a bolsa.

Consulte a nota de corte para Enfermagem

Pra você que quer ganhar uma bolsa de Enfermagem no Prouni, é importante conhecer a nota de corte média pra esse curso. É simples: trata-se da menor pontuação possível para o candidato ser aprovado. Então, se atingir essa marca com a sua nota do Enem, já sabe que pode ser contemplado.

A nota de corte varia conforme o curso, o tipo de bolsas de estudos, a instituição de ensino, a cidade e até o turno da graduação. Porém, dá pra ter uma ideia dela olhando para as médias nacionais. Em geral, para o curso de Enfermagem, a pontuação fica entre 600 e 740.

Pra descobrir se a sua média do Enem é suficiente pra bater essa nota de corte, é simples: basta somar a sua pontuação em cada prova (Linguagens, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Matemática e Redação) e, depois, dividir esse total por 5.

Aprenda a se inscrever no Prouni

Agora que você já conhece a nota de corte aproximada pra Enfermagem no Prouni e já conferiu se o seu desempenho do Enem é suficiente, é hora de se inscrever! O processo seletivo ocorre no início e no fim do ano e a inscrição no Prouni é totalmente online. É só seguir essas etapas:

Tour pela prova do Enem
  • inscrição — acessar o Prouni Aluno no período de inscrições e preencher as informações solicitadas;
  • resultado — aguardar a divulgação dos resultados, também conforme o cronograma oficial;
  • comprovação das informações — se for aprovado, apresentar os documentos solicitados dentro de 10 dias úteis no pólo da faculdade.

Lembre-se de que o Prouni também divulga uma 2ª chamada de candidatos classificados. Então, mesmo que sua aprovação não saia de primeira, continue de olho no site, certo? Além disso, é possível confirmar o interesse na lista de espera por bolsas não resgatadas e, ainda, participar do processo seletivo pra vagas remanescentes. Oportunidade é o que não falta, viu?

Enfermagem: o futuro da profissão que ganhou destaque na pandemia

Acompanhe sua concorrência pela bolsa

Agora, anote aí uma dica legal: você pode acompanhar a nota de corte parcial do seu curso. Esse é um bom índice pra saber se suas chances de ser contemplados são grandes ou pequenas. Funciona assim: durante todo o período de inscrições do Prouni, o sistema do MEC divulga qual é a pontuação do último candidato que seria classificado até então.

Então, se a sua nota for menor que essa, quer dizer que você não estará na lista de aprovados da 1ª chamada e, assim, tem chances reduzidas de conquistar uma bolsa do Governo pra Enfermagem. Ao saber disso, dá pra alterar sua inscrição e trocar a opção de faculdade, cidade ou até mesmo de curso.

Escolhendo uma opção que tenha nota de corte parcial mais baixa do que a sua média no Enem, você fica mais perto de conseguir a contemplação e fazer sua faculdade sem comprometer seu orçamento.

Estude pra conseguir uma boa nota

Já viu que não há segredo sobre como passar no vestibular de Enfermagem ou conseguir uma bolsa no Prouni, não é? Se atende aos pré-requisitos do programa, tudo depende de você — quanto melhor for seu desempenho no Enem, maior é a possibilidade de de fazer seu tão sonhado curso gratuitamente ou pagando metade!

Então, pra potencializar suas chances, prepare um bom cronograma de estudos e mantenha o foco nos seus objetivos. Caso você queira começar a faculdade imediatamente, não precisa esperar até o próximo processo seletivo do Prouni: há outras opções de bolsas pra Enfermagem que podem aliviar os custos da graduação nesse primeiro momento.

Pesquise uma faculdade de qualidade

Por fim, de nada adianta entrar na graduação que você queria e conseguir uma excelente bolsa de estudos se o curso não tiver qualidade: sua experiência acadêmica será frustrante e sua futura vida profissional pode sofrer impactos de uma formação que deixou a desejar. Por isso, conte com a Pitágoras!

Temos um sistema de ensino personalizado, docentes altamente capacitados, toda a infraestrutura necessária para o curso de Enfermagem e uma metodologia que mescla teoria e prática pra que você saia preparado para o mercado. Além disso, nossos alunos têm acesso a vagas exclusivas de estágio e emprego no Canal Conecta, nosso portal da empregabilidade!

Invista no seu futuro!

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como conseguir uma bolsa de Enfermagem no Prouni? Como você viu, esse benefício do Governo possibilita que os estudantes de baixa renda não vejam mais a mensalidade dos cursos na área da saúde como um obstáculo pra sua realização pessoal e profissional.

Que tal dar o primeiro passo hoje mesmo? É fácil: inscreva-se no curso de Enfermagem aqui na Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados