É possível fazer faculdade de Enfermagem EAD?

enfermagem ead

Desconto nota do Enem

O ensino a distância se consolidou nos últimos anos como uma opção mais do que viável pra garantir uma formação acadêmica de qualidade. Mas muita gente ainda não sabe se alguns cursos podem oferecidos na modalidade, como é o caso de Enfermagem EAD. E você, também está na dúvida? Acompanhe nosso post!

O Bacharelado em Enfermagem sempre foi um dos mais procurados, e isso não é por acaso. A área é conhecida por ter uma grande oferta de empregos e um mercado de trabalho amplo, com opções de atuação pra várias preferências profissionais. Então, resta saber se o curso pode ser feito com todas as vantagens da modalidade EAD.

Aqui você vai encontrar respostas para as seguintes perguntas: existe Enfermagem EAD? Como funciona o curso? Quais são as matérias? Qual a importância de escolher uma boa faculdade? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Existe Enfermagem EAD?

Existe! O curso de Enfermagem EAD funciona no semipresencial, modalidade a distância com atividades presenciais. Ele é oferecido por faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso prepara profissionais para os mesmos campos de atuação do presencial. Os alunos saem da graduação podendo atuar em hospitais, clínicas, casas de repouso, entre todas as outras áreas que necessitam do trabalho do enfermeiro — desde que tenha regularizado seu registro no Conselho Federal de Enfermagem (CFE).

O diploma de cursos EAD tem a mesma validação no mercado de trabalho que o de graduações presenciais. Ou seja, profissionais em uma seleção de emprego de Enfermagem não são desfavorecidos simplesmente por terem feito a formação a distância.

Como funciona o curso de Enfermagem a distância?

A organização da grade curricular e das atividades laboratoriais em Enfermagem EAD segue a mesma lógica do curso presencial.

Os encontros presenciais acontecem nos polos da faculdade pra realização das aulas práticas e laboratoriais. Mas, na maior parte do tempo, a graduação funciona no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma online que abrange conteúdos de todas as disciplinas do curso oferecido pela instituição. Legal, não é?

É também no AVA que são disponibilizados os materiais de estudo, como videoaulas, e-books, apostilas digitais, tabelas e figuras.

Trabalhos, projetos em grupo e atividades que simulam a realidade do mercado de trabalho também são realizados no AVA. Dessa forma, o aluno consegue desenvolver a liderança, o relacionamento interpessoal, entre outras habilidades importantes.

Além disso, eles contam com o suporte de professores e uma equipe de tutores, profissionais responsáveis por acompanhar e ajudar o aluno em seu percurso durante o curso EAD.

Quais são as principais matérias dessa graduação?

Assim como acontece no curso presencial, a opção de Enfermagem EAD oferece uma grade curricular formada por conteúdos gerais e mais específicos, que abrangem a área de saúde e outras ciências. As principais matérias são:

  • Ciências Morfofuncionais do Sistema Digestório, Endócrino e Renal;
  • Genética;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Enfermagem, Ciência e Trabalho;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Saúde Coletiva;
  • Enfermagem na Saúde da Mulher;
  • Enfermagem na Saúde do Adulto;
  • Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Gestão em Saúde.

O estudante de Enfermagem também precisa passar pelas matérias de estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pra obter o diploma do curso superior.

Tour pela prova do Enem

Quais são as vantagens de cursar Enfermagem EAD?

E aí, o que achou do curso de Enfermagem a distância até agora? Se essa é a carreira que você quer seguir, saiba tudo sobre Enfermagem, fique por dentro do perfil de aluno exigido, as tendências da área e muito mais.

Agora, vamos trazer aqui algumas vantagens do ensino a distância, já que o curso de Enfermagem EAD acontece no Ambiente Virtual da faculdade. Confira!

Praticidade

Muita gente tenta equilibrar as atividades da faculdade com um emprego pra garantir o salário que ajuda a manter as mensalidades. Essa é uma vantagem do curso EAD, pois o aluno pode conciliar os estudos com outros compromissos do dia a dia.

Novas habilidades

Outra vantagem do curso EAD é a familiaridade que o estudante desenvolve com ferramentas e possibilidades dos recursos digitais. São habilidades que podem até servir pra novas oportunidades no mercado de trabalho e enriquecem o currículo.

Valor da mensalidade mais baixo

Cursos EAD têm mensalidades mais em conta, sendo ótimas oportunidades de ter uma formação de nível superior. No caso de Enfermagem e outras graduações da área de saúde, é importante lembrar que as parcelas não são a única despesa, já que existem equipamentos que podem ser necessários em aulas práticas.

Qual é a importância de escolher uma boa faculdade?

Existem alguns motivos que merecem atenção pra escolher uma boa instituição de ensino. Por exemplo, o curso a distância oferecido pela faculdade precisa ser credenciado pelo MEC. Sabe por quê? Se não for, todos os anos de graduação são invalidados, pois o diploma não tem aceitação no mercado de trabalho.

Se você pretende fazer Enfermagem na Pitágoras, já pode ficar tranquilo. Todos os nossos cursos são credenciados pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto na EAD.

O suporte da instituição para o aluno entrar no mercado de trabalho é outro fator que merece atenção. Na Pitágoras, você tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal de empregos online com vagas em todo o país. O objetivo é ajudar os profissionais que estão em formação a ingressarem no mercado de trabalho.

Também verifique as possibilidades de aprovação na faculdade. Quando a instituição oferece várias formas de ingresso, como vestibular, nota do Enem, FIES e Prouni, você pode escolher aquela que é mais conveniente para seu caso.

Na pesquisa, você pode saber com antecedência o que precisa estudar pra passar no vestibular de Enfermagem.

Agora é hora de se inscrever no vestibular!

Aqui você viu como funciona o curso de Enfermagem EAD no semipresencial. Lembre que a escolha da faculdade é muito importante. Na Pitágoras, você encontra a infraestrutura que precisa pra conseguir se adaptar ensino digital, além de oportunidades pra arcar com as mensalidades da graduação e suporte pra encontrar excelentes vagas no mercado de trabalho.

E então, o que você está esperando? Chegou a hora de dar início à sua graduação. Inscreva-se agora no vestibular da Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados