Enfermagem do Trabalho: o que é e como trabalhar na área?

enfermagem do trabalho

Desconto nota do Enem

Quem faz o curso de Enfermagem se depara com diversas oportunidades de emprego, que vão muito além do atendimento em hospitais. A Enfermagem do Trabalho é uma área em alta para os profissionais, pois as empresas precisam garantir a segurança de seus funcionários. Pra isso, devem contar com um enfermeiro em sua equipe.

Ficou interessado em descobrir mais sobre esse segmento? Confira as informações que a gente, da Pitágoras, reuniu pra você neste post. Veja como ingressar nessa carreira e as perspectivas no mercado de trabalho!

O que é Enfermagem do Trabalho?

É um ramo de atuação da Enfermagem voltado pra necessidade das empresas de terem profissionais de saúde em seus quadros, especialmente o enfermeiro. Mas por que uma indústria precisaria desse profissional? Além de realizar o atendimento de emergência em caso de algum acidente, sua atuação se volta pra segurança do trabalho e proteção à saúde do trabalhador de uma forma mais abrangente.

O que contribuiu pra aumentar a demanda no mercado pra esse profissional foi justamente a Norma Reguladora (NR4). Muitas empresas são obrigadas a segui-la por lei, visto que o não cumprimento pode gerar multas altíssimas.

Porém, muito mais do que evitar prejuízos, as companhias sérias seguem essas regras exatamente porque buscam oferecer um ambiente seguro e saudável pra seus funcionários. Com isso, há mais qualidade de vida para o trabalhador, o que se reflete, inclusive, em maior produtividade.

O enfermeiro do trabalho faz parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de uma organização, exercendo diferentes funções:

  • atendimento de primeiros socorros às equipes, com a realização de curativos, bandagens e imobilização;
  • encaminhamento do funcionário para o tratamento médico;
  • monitoramento da saúde física e mental do colaborador no ambiente laboral;
  • supervisão das condições de trabalho, principalmente em relação à insalubridade e riscos de acidente;
  • elaboração de projetos pra reduzir acidentes e doenças ocupacionais;
  • orientar quanto à importância de o trabalhador utilizar equipamentos de segurança;
  • realização de ações de educação em saúde, como palestras, campanhas e outros eventos;
  • treinamento dos trabalhadores que formam a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa.

Quem pode trabalhar na área?

Viu só como a carreira em Enfermagem do Trabalho é interessante? Mas qual caminho seguir pra ingressar nessa área? Bom, o primeiro passo é fazer o curso superior em Enfermagem que, aqui na Pitágoras, pode ser realizado no presencial e no semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais).

Com isso, se preferir, pode escolher o formato mais flexível, que une o melhor das aulas digitais e do presencial. Na Enfermagem semipresencial, dá pra assistir às aulas teóricas no seu computador, tablet ou smartphone, porque as matérias ficam em um ambiente virtual de aprendizagem.

Já as matérias mais práticas ocorrem na instituição de ensino, sendo realizada em laboratórios ou em outros ambientes de atendimento à saúde.

Dessa maneira, se você se identifica com a área da saúde, especialmente com os cuidados ao paciente em diferentes complexidades, vai se dar bem nessa carreira. O enfermeiro pode atuar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), emergências, liderança de equipes hospitalares, serviço de homecare e outros espaços, como empresas, caso decida ocupar uma das vagas de Enfermagem do Trabalho.

Pra aprender tudo sobre Enfermagem, escolha uma instituição de ensino com infraestrutura completa, tanto física como digital. Aqui na Pitágoras, você conta com laboratórios equipados e professores qualificados com vivência de mercado.

Tour pela prova do Enem

Temos ainda uma grade curricular de Enfermagem que acompanha todas as novidades dessa carreira. Contamos também com as disciplinas interativas pra que você consiga assimilar o conteúdo da melhor forma e ter uma boa experiência de aprendizado.

Como trabalhar com Enfermagem do Trabalho?

Ao fazer o curso superior na área, você precisa cumprir o estágio de Enfermagem –– uma ótima oportunidade de conhecer a profissão na prática e os diferentes segmentos que ela oferece. Com isso, já fica pronto pra atuar no mercado, buscando vagas na área que mais combinam com o seu perfil.

Com o diploma em mãos, o próximo passo é fazer o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de seu estado, órgão que normatiza e fiscaliza a profissão.

Pra atuação em Enfermagem do Trabalho, o ideal é buscar uma especialização nesse ramo, por conta das particularidades desse segmento. O curso de pós-graduação vai ensinar diferentes tópicos, como:

  • Doenças Ocupacionais;
  • Segurança do Trabalho;
  • Legislação em saúde do trabalhador;
  • Biossegurança.

Como é o mercado de trabalho pra essa carreira?

Se você tem vontade em seguir esse caminho, já pode procurar as melhores dicas de como passar no vestibular de Enfermagem. É uma ótima escolha pra sua trajetória profissional, visto que a carreira é bastante aquecida, seja com os concursos públicos de enfermeiro, seja no setor privado.

Quem decide se especializar em Enfermagem do Trabalho também encontra um mercado de trabalho animador. Isso porque muitas empresas, de setores variados, precisam seguir a legislação e contar com uma equipe de proteção à saúde do trabalhador. Dessa maneira, entre os espaços que o enfermeiro do trabalho pode atuar estão:

  • indústrias;
  • empresas em geral;
  • comércio;
  • sindicatos;
  • escolas.

Há oportunidade ainda de encontrar vagas de Enfermagem do Trabalho em organizações que prestam consultoria em saúde e segurança pra outras empresas. Quem tem o perfil empreendedor pode, inclusive, abrir o próprio negócio, fornecendo esse tipo de serviço.

Uma curiosidade comum é quanto à remuneração: saiba que média salarial pra quem segue a Enfermagem do Trabalho é de R$ 3.514,31*. O valor pode variar de acordo com a região, qualificações de destaque no currículo e experiência do enfermeiro.

A hora do seu crescimento profissional é agora!

Quem decide se tornar enfermeiro, além de escolher uma carreira que vai trazer satisfação pessoal, tem uma oportunidade grande de brilhar no mercado. Se você se identifica com o ambiente de trabalho e quer realizar ações voltadas pra saúde e segurança do trabalhador, vai se dar bem com a Enfermagem do Trabalho.

Gostou do nosso post? Não perca tempo e comece a planejar seu caminho profissional: inscreva-se no vestibular da Pitágoras e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados