O Enem vale para entrar em faculdade particular? Saiba como usá-lo!

enem faculdade particular

Se você está em época de vestibular, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Enem, né? Essa é uma prova de nível nacional que serve como porta de entrada de milhares de pessoas para o ensino superior.

Muito se fala sobre o uso desse exame pra conquista de vagas em instituições públicas, por meio do Sisu. Mas você sabia que também pode usar o Enem pra uma faculdade particular?

É isso mesmo! A nota do Enem pode ser tranquilamente utilizada pra que você comece os seus estudos em uma instituição privada. Não faz ideia de como isso é possível? Então, continue a leitura e descubra as alternativas!

Como usar o Enem para faculdades particulares?

Sem mais delongas, vamos dar uma olhada em como a sua nota pode ser usada no ingresso de instituições particulares!

Prouni

O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, foi elaborado pelo governo brasileiro, e seu objetivo é conceder bolsas (de 50 ou 100%) pra estudantes de baixa renda.

A inscrição do Prouni acontece ao longo de poucos dias. Por isso, é importante ficar ligado nas notícias pra não perder os prazos. Caso seja aprovado, você pode fazer a faculdade de graça ou com um desconto bastante expressivo, se formando a custos baixos e ingressando no mercado de trabalho após uma educação de qualidade.

Quer saber mais? Então, dê uma passadinha no site oficial do Prouni!

FIES

Uma das principais possibilidades é o FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil. Esse programa ajuda a financiar o valor parcial ou integral da faculdade. Ele também pode ser utilizado para complementar o que restou do Prouni, caso sua bolsa não seja integral.

Assim, você só paga as parcelas depois de formado, em valores bem reduzidos e a juros baixos. Durante o curso, são cobradas apenas algumas taxas. Pra participar, basta realizar a prova do Enem e se inscrever no programa. Depois, conferir o resultado do FIES, fazer a sua matrícula e se formar no curso de seus sonhos!

Pra mais informações, acesse o site oficial do FIES.

Substituição do vestibular

Por fim, não podemos deixar de falar sobre uma oportunidade incrível: a de usar a nota do Enem como substituição do vestibular em algumas faculdades!

Na Pitágoras, você simplesmente adiciona a nota obtida em alguma das últimas 3 edições da prova e espera o resultado, sem precisar fazer qualquer tipo de teste. Bacana, né?

Lembrando que nem todas as faculdades contam com esse benefício. Falaremos mais sobre isso logo a seguir!

Em quais instituições a nota pode ser utilizada?

Agora que você já sabe como usar a nota do Enem, fica a dúvida: em quais faculdades ela pode ser utilizada? É necessário descobrir, com a própria instituição, se ela faz uso dos programas que a gente viu ou até mesmo se oferece algum programa de utilização interna da pontuação.

A gente já te adiante que, na Pitágoras, você pode usar a sua nota para o FIES, Prouni ou, também, como substituta do vestibular. Para mais informações, entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas!

Aproveitamos, também, pra dar uma dica valiosa pra sua preparação para o vestibular: confira o site do Trilha do Enem, um portal com videoaulas, lives, dicas e informações fundamentais pra que a sua nota na prova seja bem satisfatória.

Escolha o seu caminho!

E aí, com mais tranquilidade agora que você sabe que pode usar o Enem pra faculdade particular? Então, é só correr para o abraço! Não perca mais tempo e continue seus estudos para conseguir um bom desempenho.

E, claro, não deixe de se inscrever no vestibular da Pitágoras pra aumentar ainda mais as suas chances de ingressar na graduação no próximo semestre letivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content